Como sabem o
The 5th Wave, o primeiro livro da trilogia de Rick Yancey, tinha sido um dos meus livros preferidos o ano passado, logo as minhas expectativas para esta sequela eram bastante elevadas. Posto isto, posso dizer que este segundo livro não desiludiu e me fez gostar ainda mais desta trilogia.
Autor(a): Rick Yancey
Editora: Penguin Books Ltd
Formato: Paperback
Seguindo os acontecimentos umas semanas após o final do primeiro livro, iniciamos a leitura com a perspectiva de uma personagem que não teve direito a tanto destaque no livro anterior, a Ringer. Já tendo lido o primeiro livro há um ano, já não me lembrava desta personagem e no inicio não simpatizei muito com ela.
Indo ao encontro do que aconteceu no primeiro livro, neste
vamos seguindo a história através da perspectiva de várias personagens, e como não podia deixar de ser, pela perspectiva da Cassie, uma das protagonistas da história e a minha personagem preferida desta trilogia.
Embora muitas opiniões a este segundo livro, quando em comparação ao primeiro, o tenham considerado um livro muito mais lento e com menos acção, e apesar de concordar que no primeiro as cenas de acção eram mais predominantes,
penso que um livro mais lento e com mais explicações sobre este mundo era muito importante para esta trilogia, especialmente por termos recebido tão poucas respostas no
The 5th Wave.
Apesar disso,
não acho, de todo, um livro parado e acção é o que não lhe falta. No entanto, algo comum a todas as opiniões e com o qual tenho de concordar é o facto de também ter achado o livro pequeno demais e de achar que se o autor nos desse mais alguns capítulos não seria o fim do mundo.
Gostei do ritmo do livro e adorei conhecer as novas personagens, especialmente o Razor, e de conhecer melhor aquelas que já tinham sido referidas no primeiro livro e às quais não dei muita atenção. Penso que a introdução de novas perspectivas de personagens que não nos eram tão familiares foi muito inteligente e o autor fez um óptimo trabalho a dar vozes diferentes a diferentes personagens, algo que nem sempre é bem feito nos livros com vários POV's.
Porém, o facto de existir mais pontos de vista diferentes, fez com que apenas uma ou duas partes do livro fossem narradas pela Cassie, o que não gostei tanto muito porque eu adoro ler da sua perspectiva. Mesmo assim, acho que o autor fez um bom trabalho a equilibrar as partes e a controlar as diferentes perspectivas das personagens.
Adorei conhecer a Ringer e, se no inicio não gostava lá muito dela, achei a construção da personagem tão bem executada que no final passei a adorá-la. Na minha opinião, o desenvolvimento desta personagem foi uma mais valia para esta série e mal posso esperar por saber o que lhe acontece.
Sendo este um livro de respostas, o autor conseguiu explicar de forma clara tudo aquilo que tinha de ser explicado e é bom ter finalmente algumas respostas para as perguntas que ficaram por responder no primeiro livro.
Este segundo livro elevou ainda mais as minhas expectativas para o final desta trilogia e gosto muito do rumo que a série está a tomar. Tenho pena que já só falte um livro para me despedir destas personagens mas, pelo menos, apesar de ainda não sabermos se será uma adaptação fiel ao livro ou não, sempre temos os filmes que estão a ser adaptados neste momento e para os quais tenho muitas expectativas, especialmente porque gosto muito de alguns actores escolhidos.
Para quem leu o primeiro livro, este não vai desiludir se já partirem com a mentalidade de que não existe tanta acção e de que há muita informação que nos é revelada de uma só vez. Mesmo assim é um livro viciante e só não o li mais rápido porque a faculdade me tem tirado a maior parte do meu tempo.
Este livro já foi publicado em Portugal pela Editorial Presença com o título "O Mar Infinito".