7.12.14

Opinião: Angelfall

Sendo um livro sobre anjos um dos meus livros preferidos de sempre (acho um pouco impossível ainda não terem ouvido falar disto aqui no blog mas é o Unearthly de Cynthia Hand), mal li a sinopse do Angelfall, soube que tinha mesmo de ler este livro.


Título: Angelfall
Autor(a): Susan Ee
Editora: Hodder and Stoughton
Formato: Paperback

Assim que tive oportunidade, comprei-o e posso dizer que não me desapontou. Neste livro seguimos a história de Penryn,  uma rapariga que assiste ao desaparecimento da sua irmã, raptada por anjos, e a única que a pode salvar. A Terra foi atacada por anjos, que são tudo menos celestiais, e Penryn acaba por se juntar a Raffe, um dos anjos que atacou a Terra, em busca da sua irmã.

Só esta premissa dá-me vontade de ler o livro outra vez.

Penso que Susan Ee conseguiu desenvolver bem esta ideia dos anjos atacarem a Terra e, sinceramente, fiquei a questionar-me como é que alguém pode ter uma imaginação tão espectacular. Todas as descrições, especialmente o final, que foi o que me fez aumentar a classificação deste livro (mas já lá vamos), são criativas e algo completamente único.

Adorei toda esta história dos anjos e acho que posso dizer que são as minhas criaturas sobrenaturais preferidas.

Gostei muito da Penryn e gostei de seguir a história pela sua perspectiva. Não tem acções parvas e gostei da sua ironia nalguns momentos. A autora consegue criar um livro sério, e até assustador, mas divertido ao mesmo tempo. Quanto ao protagonista, gostei do Raffe, mas no início não conseguimos ver quem ele é verdadeiramente, tornando-se um pouco difícil gostar dele. Ao longo do livro algumas das suas acções surpreendem-nos e a ideia que tínhamos dele altera-se ao longo da acção.

Neste livro o romance é deixado um pouco de lado e o que existe é muito pouco mas suficiente. Mesmo assim, gostei muito da relação entre a Penryn e o Raffe e estou muito curiosa por ver o que se segue nos próximos livros.

Admito que no inicio custou um pouco a entrar no livro, especialmente por achar que seria igual a todos os outros YA que já estou um pouco farta de ler. Na segunda metade do livro é onde começa a "acção a sério" e aí temos a oportunidade de ver onde é que este livro se destaca dos outros YA distópicos.

Não gostei especialmente de nenhuma personagem secundária, mas a verdade é que, por ser um livro com muita acção, o desenvolvimento de outras personagens para além dos protagonistas, acaba por não existir. Contudo, também não fez falta para a história e penso que a autora compensará nos próximos livros.

Apesar de esta ser uma opinião sem spoilers, não podia deixar de falar do final que foi o que me fez subir a classificação de 4 para 5 luas. Achei o final completamente surpreendente e muito bem executado. Algumas descrições são verdadeiramente assustadoras e cada situação me surpreendia mais que a anterior. Gostei especialmente do Raffe nesta última parte e, apesar de já ter lido algumas opiniões dizerem que ele não aparece muito no segundo livro, quero muito saber o que lhe irá acontecer.

Angelfall é um livro repleto de acção, com um ritmo muito rápido e que nos deixa colados ao livro a querer saber mais. A autora oferece aquilo que nos promete na sinopse e, apesar do começo comum a todos os outros livros do género, acaba por se distinguir de todos os outros, especialmente pela parte dos anjos.

Li este livro em inglês e, apesar de algumas palavras um pouco menos comuns, tem um nível fácil.

Recomendo este livro a todos os que gostem do género pois é completamente diferente de todos os livros do género que já li.

6 comentários:

  1. Não sou grande fã de livros sobre anjos, a única série que leio sobre anjos é The Mortal Instruments e não é bem anjos.
    Deixaste-me curiosa com "algumas descrições são verdadeiramente assustadoras" :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na parte final do livro, tem umas descrições que não estava nada à espera.

      Eliminar
  2. eu estou há algum tempo para ler esse livro já que toda a gente diz que esta história de anjos não é como as outras que à primeira vista podem ser descritas como semelhantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, esta é muito diferente do que normalmente os livros de anjos têm para oferecer :)

      Eliminar
  3. É por acaso um livro que eu estou com alguma curiosidade para ler, muito pelos comentários tão positivos que tenho vindo a ler e a ouvir.. Talvez para o ano lhe dê uma oportunidade..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar