10.3.16

Opinião: In Honor

Título: In Honor
Autor(a): Jessi Kirby
Editora: Simon & Schuster Books for Young Readers
Formato: Ebook
Honor receives her brother’s last letter from Iraq three days after learning that he died, and opens it the day his fellow Marines lay the flag over his casket. Its contents are a complete shock: concert tickets to see Kyra Kelly, her favorite pop star and Finn’s celebrity crush. In his letter, he jokingly charged Honor with the task of telling Kyra Kelly that he was in love with her.

Grief-stricken and determined to grant Finn’s last request, she rushes to leave immediately. But she only gets as far as the driveway before running into Rusty, Finn’s best friend since third grade and his polar opposite. She hasn’t seen him in ages, thanks to a falling out between the two guys, but Rusty is much the same as Honor remembers him: arrogant, stubborn . . . and ruggedly good-looking. Neither one is what the other would ever look for in a road trip partner, but the two of them set off together, on a voyage that makes sense only because it doesn’t. Along the way, they find small and sometimes surprising ways to ease their shared loss and honor Finn--but when shocking truths are revealed at the end of the road, will either of them be able to cope with the consequences?
Este foi um dos primeiros livros que descobri quando me inscrevi no Goodreads. Lembro-me que na altura estava super ansiosa por encontrar mais YAs e lembro-me de ter passado por este livro. Como na altura não me interessou muito, nunca mais me lembrei dele. Volta e meia o Goodreads lá me recomendava este livro mas eu nunca lhe dei muita atenção porque o rating que ele tem no Goodreads não é nada de maravilhoso.

Isto foi assim, até eu ver no blog The Perpetual Page Turner que a Jamie adorava esta autora e, como tenho os gostos muito parecidos com os dela, decidi dar uma vista de olhos e passei por este livro outra vez. Assim que li a sinopse tudo o que me passou na cabeça foi o porquê de eu ter ignorado este livro tantas vezes. Para além de ser um livro de road trip, é uma road trip entre duas pessoas que estão perto de se odiarem. A partir daí fiquei com vontade de ler e assim que me apeteceu ler um livro de road trip foi o primeiro em que peguei.

Neste livro seguimos a história de Honor que perde o irmão, em missão no Iraque, e decidi cumprir o seu último desejo: falar sobre ele à sua cantora preferida. Honor decide então viajar desde a sua cidade à California, onde a cantora vai dar o seu último concerto. No meio disto tudo junta-se Rusty, o melhor amigo do irmão que nunca apoiou a sua ida para o exército.

Assim que a palavra road trip foi mencionada sabia que tinha de ler este livro. Todos os livros de road trip que já li acabam por ser leituras super divertidas e este não foi excepção. Era isso que estava à espera e a autora conseguiu equilibrar o lado divertido da viagem com a emoção necessária para lidar com um tópico como a morte de um familiar e o luto.

Este é um livro bonito. Não consigo explicar de outra forma para além disso. Tanto o ambiente criado, como a escrita e as personagens, que pareceram bastante reais, com vários defeitos mas sempre a tentar lidar com a vida da forma que conseguem.

Quanto à road trip, este foi um dos livros mais divertidos que já li. Apesar deles se odiarem e terem de partilhar um carro numa viagem de dias (adoro!), acontece-lhes de tudo. Digamos que há uma certa parte que envolve tirar a roupa e foi a minha parte preferida do livro (e não, não é nada disso que estão a pensar ). Se não for por mais nada, leiam este livro pela viagem, vale a pena e vão divertir-se muito.

Quanto às personagens, gostei imenso delas! A Honor e o Rusty tem formas diferentes de lidar com a morte do Finn, o irmão da Honor, mas no fundo a dor de perder alguém especial é a mesma. Adorei a interacção entre eles. Este é um YA em que as personagens já estão na faculdade, no caso do Rusty, ou estão a entrar na faculdade, a Honor, e gostei disso. Acho que o facto das personagens serem mais velhas que normalmente são nos YA contemporâneos trouxe algo de diferente, especialmente o Rusty. 

A única coisa que gostava que tivesse existido mais era o romance entre os dois. Por um lado percebo que a autora também não queria passar uma imagem que encontrar o rapaz ideal vai curar as nossas mágoas todas, mas uma parte de mim queria que houvesse mais qualquer coisa nesse aspecto. O romance está lá, mas acaba por ser uma coisa mais subtil do que estava à espera. Mesmo assim, estes dois são a coisa mais querida que li nos últimos tempos.

Gostei bastante da escrita da autora. A Jessi Kirby era uma das 8 autoras que queria ler este ano e ainda bem que o fiz. Estou curiosa para ler outras obras, especialmente o Things We Know By Heart. 

Outra coisa que gostava de falar são os ratings no Goodreads. Há bem pouco tempo ligava imenso no rating de um livro porque se muitas pessoas não gostaram, a probabilidade de não vir a gostar é maior. Mas aprendi que se um livro me soar bem e for YA contemporâneo, um género em que já sei o que gosto e o que não gosto, tenho de arriscar. Foi o que fiz ao ler o In Honor e ainda bem! Nos últimos tempos tenho sido surpreendida por livros que têm uma classificação baixa no Goodreads e até cheguei mesmo a fazer um post sobre esses livros. Se eram como eu e querem muito ler um livro mas não querem arriscar por causa da sua pontuação no Goodreads, eu digo para se aventurarem se tiverem a certeza que o livro soa a algo que vocês vão gostar. Podem ser surpreendidos e se não o lerem podem estar a escapar um livro que se pode tornar favorito.

Dei as 5 luas a este livro, mas a meio cheguei mesmo a achar que tinha encontrado um favorito. Isso não aconteceu porque os últimos capítulos e os primeiros deixaram-me reticente. Mesmo assim, são 5 luas sólidas porque o meio deste livro é hilariante. Eu não conseguia parar de rir nalgumas cenas nem parar de ler noutras.

Sem comentários:

Enviar um comentário