19.3.14

Opinião: Requiem

Antes de mais quero pedir desculpa pela minha ausência. Como o semestre na faculdade começou a sério, agora estou concentrada em estudar para ver se passo a tudo à primeira.
OBRIGADA por todos os comentários e por continuarem a visitar o blog. Hoje à noite vou tentar responder aos vossos comentários e visitar os vossos blogs porque não tenho visto nada.

Hoje trago-vos uma opinião sobre o Requiem, o último livro da trilogia Delirium. O post está dividido por partes, uma com a minha opinião geral da trilogia, para quem não sabe se quer ler ou não, e uma segunda que é a opinião em si, que pode conter alguns spoilers.


Quanto à trilogia Delirium (parte sem spoilers):


Uma vez que terminei esta trilogia, achei engraçado fazer um balanço muito geral sobre esta trilogia.

  • A escrita da autora é maravilhosa e deixa-nos envolvidos na história, se bem que por vezes a descrição dos espaços não foi suficiente, pelo menos para mim, então tive algumas dificuldades em imaginar cada cenário na minha cabeça
  • A autora altera a forma de narração de livro para livro, por exemplo, no Delirium utiliza apenas o POV da Lena e no Requiem já utiliza o da Lena e o da Hana
  • Personagem Preferida: Alex
  • Livro Preferido: Delirium
  • Livro Preterido: Pandemonium
No geral, acabei por gostar desta trilogia, se bem que não a posso considerar uma das minhas preferidas. O segundo livro, apesar de ser o preferido de muitas pessoas, acabou por "estragar" esta trilogia para mim.


Opinião:

Esta opinião pode conter spoilers relativamente aos dois primeiros livros desta trilogia.

E mais uma série que acabou!
Muito se dizia em relação a este livro e ao final que ninguém gostou, mas acabou por ser uma agradável surpresa e, na minha opinião, muito melhor que o segundo livro desta trilogia.

Tenho de confessar que não ia muito confiante para este livro. Não gostei muito do segundo, achei bastante fraco em relação ao primeiro, que foi um dos meus livros preferidos o ano passado, e ainda para mais, depois do livro ser lançado, muitos odiaram o final por não ter uma conclusão propriamente dita.

Mas quando o comecei a ler, fui logo envolvida pela história e por toda aquela acção. Este livro tem um ritmo muito viciante e só demorei tanto tempo a terminá-lo, porque acabava por apenas conseguir ler à noite.

A grande questão deste livro, e é mesmo uma questão inevitável, era quem a Lena iria escolher, o Alex ou o Julian. Para ser sincera, nunca achei grande piada a este último, o que me leva a querer que essa é uma das razões pela qual não gostei do segundo livro. O Alex, por outro lado, é a minha personagem preferida.
Se por vezes (e foram muitas) achava a Lena bastante irritante, sempre que o Alex aparecia em cena, acabava por me esquecer porque é que ela me irritava tanto.

Neste livro a autora utilizou dois POV's, um da Hana e um da Lena. Achei a ideia de colocar a Hana a narrar a sua parte da história porque sempre gostei imenso dela, pelo menos no primeiro livro.

Como encontrei este desenho muito querido da Lena e do Alex e como o resto das minhas fotos não ficaram como eu queria, deixo aqui esta imagem que encontrei aqui

Quanto ao final em si, devo admitir que concordo com algumas opiniões, realmente acho que faltava ali um epílogo só para terminar a história de uma forma satisfatória, mas nem desgostei. Acho que se a autora tivesse que fazer um final "como deve ser", o livro teria de ter mais umas 100 páginas só para ela conseguir explicar cada assunto. Li algures que foi "preguiça" da Lauren Oliver para desenvolver e explicar cada pormenor, opinião com a qual até consigo concordar, mas até achei que o final encaixava com a história. Ora, isto não quer dizer que para mim este final é satisfatório, claro que não. Para mim, a autora tinha juntado a Lena com o Alex e arranjar um parzinho lá para o Julian (vá, eu não odeio o rapaz, só não gosto muito dele ali a estragar a minha ship), mas de alguma forma não odiei tanto o final como tantos odeiam. Se calhar era porque já sabia ao que ia ou então sou muito optimista em achar que a Lena fará o que eu quero que ela faça. Tenho esperança que um dia a autora se lembre de lançar uma novela ou até mesmo um epílogo para completar esta história que merecia um final melhorzinho, vamos admitir. Tenho para mim que a autora não quis "partir o coração" a ninguém que apoiava Team Alex ou Team Julian, mas acho que ainda fez pior, porque acabou por desiludir muitas pessoas na mesma.

Concluindo, acabei por dar 4.5 luas a este último livro, sendo que me senti na obrigação de alterar a classificação que tinha inicialmente dado ao Pandemonium, de 4 para 3.5 luas. Fiz esta alteração pois achei que este não merecia as 5 estrelas que dei ao Delirium, mas também foi muito melhor que o segundo livro.

4.5

Opiniões dos anteriores:

- Delirium (5 luas)
- Pandemonium (3.5 luas)

6 comentários:

  1. Acho que foi uma trilogia que teve os seus altos e baixos, eu no geral gostei. E gosto da Lauren Oliver como escritora. Ando a ler o novo dela e é bom, felizmente não é nenhuma trilogia, queria vê-la novamente no registo de YA contemporâneo como o before I fall...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero muito ler o novo dela. Gostei do Before I Fall mas espero que o Panic seja muitp melhor!

      Eliminar
  2. Não conhecia mas já apontei :) gosto de conhecer coisas novas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No geral é uma trilogia boa! A escrita desta autora é maravilhosa :)

      Eliminar
  3. Cada vez estou com mais curiosidade em ler esta trilogia..
    E eu adoro estas capas.. :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quando vi estas capas, soube que tinha de comprar nesta edição.
      Gostei bastante desta série.
      Beijinhos

      Eliminar