15.10.15

Opinião: Heir of Fire

Título: Heir of Fire
Autor(a): Sarah J. Maas
Editora: Bloomsbury Childrens
Formato: Paperback
Da Mesma Autora Li Também: Throne of GlassCrown of MidnightA Court of Thorns and Roses, The Assassin's Blade

Atenção: Esta opinião foi escrita umas horas depois de terminar este livro por isso acho que ainda se pode sentir todos os meus sentimentos à flor da pele. Eu decidi não mudar nada porque: a) é super divertido ler sobre a minha raiva; b) tudo o que está escrito é verdade e foi mesmo o que senti. Eu sei que esta opinião acaba por ser mais um desabafo e, mesmo que eu tenha evitado os spoilers ao máximo, se não querem saber mesmo nada do que acontece não recomendo que leiam esta opinião. Esta opinião também tem spoilers dos dois primeiros livros.
Espero mesmo não ofender ninguém que adorou este livro mas tinha de ser sincera.
Consumed by guilt and rage, Celaena can't bring herself to spill blood for the King of Adarlan. She must fight back...

The Immortal Queen will help her destroy the king - for a price. But as Celaena battles with her darkest memories and her heart breaks for a love that could never last, can she fulfil the bargain and head the almighty court of Terrasen? And who will stand with her?
Esperei praticamente um ano inteiro para ler este livro porque sentia que me ia desiludir com ele e assim foi, infelizmente.

Não tinha ficado muito entusiasmada para saber o que ia acontecer depois do final do segundo livro, Crown of Midnight, porque desconfiava que não ia gostar do rumo da história e isso acabou por acontecer.

Fico mesmo muito triste por me ter desiludido tanto com este livro. Esta era uma das séries que considerava uma das minhas preferidas, mas agora digo o mesmo com alguma hesitação. Ainda continuo interessada em saber qual o rumo que a história vai tomar, mas as personagens para mim já não me encantam tanto como aconteceu no primeiro livro.

No final do Crown of Midnight descobrimos que Celaena é a herdeira perdida do trono de Terrassen, que é Fae, que tem poderes e que na realidade se chama Aelin. No começo deste terceiro livro da série ela está em Wendlyn, para onde o Chaol arranjou forma de a enviar de modo a protege-la do rei. É no meio disto tudo que entram personagens novas, mais concretamente o Rowan.

Começando com as personagens, que foi sem dúvida o pior deste livro e o que me desiludiu mais, só tenho uma pergunta: Onde é que estão as personagens que adorei nos dois primeiros livros? Se alguém me quiser dizer para onde é que elas foram e porque é que estão estes bonecos sem emoção no lugar deles ficava agradecida.

Não sei o que aconteceu. Todas as personagens foram completamente negligenciadas e isso foi o que me deixou mais triste.

Primeiro temos a Celaena/Aelin/uma personagem que devia ser a minha preferida mas deixou de ser. Ainda na minha opinião sobre o The Assassin's Blade (quando ainda era inocente e ainda não tinha lido este livro) a considerei uma das minhas personagens favoritas. Depois deste livro, não sei se o posso fazer. Tudo o que gostava nela meio que se perdeu neste novo mundo. O facto de ser segura de si mesma e de não deixar de responder quando a tratavam mal eram duas características que eu adorava nela e que simplesmente desapareceram. Neste livro, enquanto não está a fazer uma pity party, a achar que tem culpa de tudo (provavelmente também acha que tem culpa do aquecimento global) e a queixar-se, está a ser completamente rebaixada pelo Rowan. É aqui que muitos podem discordar comigo mas não gostei NADA como o Rowan a tratava, e muito menos da forma como ela não respondia. Reconheço que a autora tentou fazer com que eles se picassem um ao outro mas I wasn't buying any of that. Nada me parecia real.
As emoções neste livro não me pareceram reais. Pareceram um pouco superficiais, na minha opinião.

Quanto ao Rowan, não percebo sinceramente. Primeiro, não percebo qual é o objectivo de introduzir mais um potencial interesse romântico mas isto pode também ser só o meu shipper heart que ainda bate por Chaolaena (eu sei que vou sofrer, obrigada). Segundo, não consegui sentir nada por ele. Rigorosamente nada para além de uma irritação constante. Esta carta do rapaz que a trata mal porque na realidade sofreu imenso no passado para mim já não cola. Ou é bem feita e cheia de emoção, o que eu não achei que acontecesse neste livro, ou então é só mais um clichê que sinceramente não esperava da Sarah J. Maas. Não o achei uma personagens bem construída e só espero (para o bem da minha saúde) que no próximo livro a minha opinião sobre ele mude um pouco porque senão não consigo ler mais esta série. Para além de que achei que ele a tratava super mal (eu sei que ele tinha de a treinar e tudo mais, mas não gostei).

Não posso negar que achei alguns momentos fofos, mas não acreditei na relação que supostamente nasceu entre os dois.

Para não parecer que só estou a odiar o Rowan porque ele veio afundar a minha ship, também o Chaol me irritou na primeira metade do livro. É a tal coisa, não senti muita emoção e várias vezes duvidei de várias coisas que ele supostamente estaria a sentir. Também me irritou um pouco aquela indecisão e algumas atitudes. No final, ele volta a ser o Chaol que eu tanto adoro e, juntamente com o Dorian e o Aedion, é a única personagem que me interessa nesta série neste momento.

Falando em Dorian, what a surprise!!!!! Admito aqui que nunca tinha achado grande piada ao Dorian. Não sei porquê, nunca tinha clicado comigo. MAS NESTE LIVRO OMG. Foi a única personagem que gostei de acompanhar desde do inicio ao fim e é uma das principais razões pelas quais quero ler os próximos livros. Uma das estrelas desta classificação é única e exclusivamente por causa dele e da sua história. ADOREI!!!

O Aedion é outra personagem nova que no início tinha as minhas dúvidas se ia gostar dele ou não mas que se tornou uma das minhas personagens preferidas. A "amizade" entre ele e o Chaol deixou-me a desejar que o próximo livro tenha algumas cenas dos dois. Btw sou a única a querer que o Aedlion seja gay?!

Ainda nos é apresentada mais uma personagem que (ainda) está um pouco longe do núcleo principal, a Manon. I'm gonna be real here, eu saltei os seus capítulos porque eram demasiado ABORRECIDOS (com letra grande porque eram mesmo uma seca). Fui lendo aqui (atenção! tem spoilers para o que acontece nos três primeiros livros) o que ia acontecendo nos capítulos que ia saltando e apercebi-me que por cada 10 páginas de capítulos acontecia uma única coisa. Já estava um pouco farta de ler este livro por isso quando comecei a saltar os capítulos da Manon foi um alívio (sorry not sorry).

Este é um daqueles livros que gostei mas not really. Ainda estou interessada na história e é só isso que ainda me prende (isso e o Chaol let's be real). Apesar de não ter gostado assim tanto da ideia deste livro e da sua execução, também um pressentimento que o próximo vá mais de encontro ao que quero ler. Achei que este livro acabou por ser demasiado longo e muitas das cenas duravam séculos para depois acontecer uma coisa ou duas.

Acreditem em mim, ninguém está mais triste com esta desilusão que eu. Aliás, acho que triste nem começa por descrever tudo o que senti a ler este livro. Sinceramente, acho que o segundo livro vai ser sempre o meu preferido e que esta série atingiu o aí seu auge.

Para mim, os últimos 20% foram a melhor parte do livro e as que mais me fizeram lembrar do porquê de ter gostado tanto dos livros anteriores.

Acabei por ouvir grande parte em audiobook porque achei este livro aborrecido demais mas não queria deixar de lê-lo. Gostei muito da narradora e nalgumas parte foi a sua narração que me fez gostar mais do que estava a acontecer.

Podia ter fingido que tinha gostado e ter fechado os olhos a muita coisa porque a Sarah J. Maas é uma das minhas escritoras favoritas (ainda que esteja bastante irritada com ela porque o Dorian e o Chaol merecem melhor Sarah) mas não estaria a ser sincera comigo mesma. Antigamente era a pior pessoa para fazer isso: mesmo que encontrasse uma série de problemas num determinado livro, custava-me dar a classificação que realmente sentia só porque era um livro de uma autora que gostava (acho que todos já sentimos esta pressão), mas não consegui com este livro. A verdade é que não achei que este livro estivesse, de todo, ao nível dos anteriores (desculpem, mas até a escrita estava um bocadinho pior) por isso quis ser o mais sincera comigo possível.

Acabei por dar 3.5 luas, o que não é uma classificação má porque este livro não é um livro mau. Eu sei que nesta opinião (que é mais um desabafo) abordo muito as partes negativas, mas houve momentos que adorei, como todos os capítulos do Chaol/Dorian/Aedion e alguns da Celaena. Ainda há muitas coisas que gosto como a história geral, algumas personagens, os diálogos, etc.

Ainda estou interessada em ler o Queen of Shadows (que já tenho cá em casa) mas tão cedo não me meto noutro calhamaço desta série. Preciso de algum tempo para me descolar um pouco da Celaena, uma vez que, apesar de achar mesmo que não vou gostar assim muita da sua forma de agir no próximo livro, preciso de me mentalizar a focar mais na história e menos no romance e esquecer um pouco esta desilusão.

Concluindo, acabou por ser um livro que não funcionou assim tão bem comigo e peço desculpa se a minha opinião ofendeu alguém. Tinha de falar sobre o que sentia e de tudo o que senti a ler este livro. Sei perfeitamente que quando dizem mal de qualquer coisa que não gostamos parece que o estão a dizer só para nos sentirmos estúpidos mas não foi essa, de todo, a minha intenção. É só mais uma opinião sincera como tantas outras.

3.5

Se leram esta opinião até ao fim, merecem uma bolacha. Se leram esta opinião até ao fim e não se riram da minha raiva merecem um pacote inteiro porque isso é um feito.

5 comentários:

  1. Oii Catarina

    Estas me devendo um pacote inteiro de bolacha. Oreo! Por favor! hahaha. Desilusão às vezes passa, que ódio quando os autores fazem estes giros que terminam por nos lançar em uma depressão literária. Ainda não comecei a ler essa série, mas ela está aqui entre os meus pendentes para ler, espero gostar. Amei sua resenha porque deu pra ter uma idéia exatamente do que você sentiu, achei ótimo seu desabafo. E, é claro, quando chegar a minha vez de ler, já estarei emocionalmente preparada. Espero que superes a desilusão com a historia e que a próxima leitura venha a te animar bastante

    Beijokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahaha promessa é promessa! *envia pacote de oreos virtualmente*
      Como gostava tanto desta série a desilusão acabou por ser um pouco maior, mas pode ser que com o tempo eu ultrapasse isso e leia o quarto livro que também já tenho cá por casa.
      Há opiniões muito divididas sobre este livro porque é um livro decisivo nesta série porque tudo o que conhecemos muda. Uns adoram outros foram mais como eu e não gostaram assim tanto destas mudanças. Espero que mesmo assim gostes! Pelo menos os dois primeiros livros desta série recomendo imenso.
      Agora é esperar que volta a gostar desta série quando ler o Queen of Shadows, vamos lá ver.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Já que vim "cuscar" a opinião do primeiro, passei os olhos por alto pelas opiniões do segundo e do terceiro (não quero ler spoilers).
    Se já estava ansiosa para ler o Crown of Midnight, ainda mais entusiasmada fiquei quando vi que lhe deste 5 estrelas. Só vou morrer um bocadinho à espera porque me ofereceram o livro em pt e agora tenho de esperar que o CoM saia cá. *cries*
    Mas quando cheguei aqui e vi que o terceiro livro foi uma desilusão para ti... eu também não gosto de grandes mudanças nas histórias e agora tenho muito medo de lá chegar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TENS DE LER O CROWN OF MIDNIGHT!!!! É o meu livro preferido da série e desconfio que vai ficar favorito até ao fim. Pelo menos a espera vai valer a pena :)
      Agora estou curiosa para saber qual vai ser a tua opinião. Basicamente é neste terceiro livro que os fãs desta série se dividem - há quem adore e ache que a série ficou melhor e há quem não gosta nada *cough* eu incluida *cough*.
      Apesar da desilusão é, sem dúvida, uma série que vale a pena continuar.

      Eliminar
  3. Aaaaiiii eu agora não queria comprá-lo em inglês para não "estragar" a colecção por isso a Marcador que se despache a editá-lo, por favor! (mesmo que o primeiro tenha saído há tão pouco tempo) Vale sempre a pena esperar por livros bons apesar de ser uma tortura.
    Mas até o terceiro sair ainda tenho muito tempo para me habituar à ideia de que posso não gostar do rumo que a história vai tomar.
    Acredito que sim, ainda por cima tenho lido poucas opiniões negativas em relação ao Queen of Shadows.

    ResponderEliminar