23.4.16

Opinião: Their Fractured Light

Título: Their Fractured Light 
Autor(a): Amie Kaufman & Meagan Spooner
Editora: Disney-Hyperion
A year ago, Flynn Cormac and Jubilee Chase made the now infamous Avon Broadcast, calling on the galaxy to witness for their planet, and protect them from destruction. Some say Flynn’s a madman, others whisper about conspiracies. Nobody knows the truth. A year before that, Tarver Merendsen and Lilac LaRoux were rescued from a terrible shipwreck—now, they live a public life in front of the cameras, and a secret life away from the world’s gaze.

Now, in the center of the universe on the planet of Corinth, all four are about to collide with two new players, who will bring the fight against LaRoux Industries to a head. Gideon Marchant is an eighteen-year-old computer hacker—a whiz kid and an urban warrior. He’ll climb, abseil and worm his way past the best security measures to pull off onsite hacks that others don’t dare touch.

Sofia Quinn has a killer smile, and by the time you’re done noticing it, she’s got you offering up your wallet, your car, and anything else she desires. She holds LaRoux Industries responsible for the mysterious death of her father and is out for revenge at any cost.

When a LaRoux Industries security breach interrupts Gideon and Sofia’s separate attempts to infiltrate their headquarters, they’re forced to work together to escape. Each of them has their own reason for wanting to take down LaRoux Industries, and neither trusts the other. But working together might be the best chance they have to expose the secrets LRI is so desperate to hide.
Desde que saiu a capa e a sinopse deste livro que mal podia esperar para que fosse lançado e que pudesse finalmente saber o final desta série. Por isso mesmo, fiquei triste quando não gostei assim tanto deste livro como previa.

Este livro está divido em duas partes: uma parte em que os protagonistas do livro se conhecem a forma como se aproximam um do outro, e outra em que as 3 histórias de todos os casais da série se juntam para a "batalha final".

Notei logo que não ia gostar tanto deste livro como dos anteriores assim que conheci as personagens. Não sei o que foi com este livro, mas não consegui achar a Sofia e o Gideon queridos nem sequer levá-los a sério como casal, Houve ali qualquer coisa que me impediu de gostar deles, tanto como casal como individualmente. Não que não tenha gostado das suas personagens, mas não senti aquilo que senti com as outras nos dois livros anteriores. Achei algumas cenas um pouco forçadas e um pouquinho de insta-love. Não consegui perceber muito bem o que era verdadeiramente os sentimentos das personagens ou só um esquema para conseguirem alguma coisa.

Outra coisa que nunca me tinha acontecido nos livros anteriores mas aconteceu várias vezes neste foi o facto de, sendo estes livro dividido em duas perspectivas diferentes, uma do rapaz e outra da rapariga, muitas vezes confundia as vozes e já nem sabia quem é que estava a narrar a história naquela parte. Acho estranho, até porque esta série é escrita por duas autoras e cada uma delas escreve a perspectiva de uma das personagens, mas dava por mim a já não me lembrar de quem é que estava a falar e acho que isso também afectou um pouco a forma como me aproximei (ou não) das personagens.

Sendo este o último livro da trilogia, e sendo cada livro lançado com um ano de intervalo, gostava que as autoras tivessem recapitulado um pouco o que aconteceu nos livros anteriores, especialmente para leitores com uma memória péssima como eu. Acho que o facto de já não me lembrar de nada também afectou a forma como me interessei pelo livro. Parecia que não estava a entender metade da história porque quando as personagens mencionavam momentos anteriores, sem alguma explicação do que tinha de facto acontecido, eu ficava perdida e o interesse em saber o que estava a acontecer na narrativa perdia-se um pouco.

Lembro-me de, ao terminar o segundo livro, ter achado que este terceiro podia ser um pouco mais como  a The Lunar Chronicles, quando a equipa se junta e todos têm um objectivo em comum, mas neste livro não senti nada essa vibe, infelizmente. Achei que as autoras quiseram tentar criar essa união de equipa, mas que não o conseguiram fazer, muito menos dedicando apenas metade de um livro para isso. Se tivessem feito 4 livros, 3 em que conhecíamos os casais e um 4º em que toda a acção era a aproximação dos 6 como uma equipa para enfrentar o bad guy, teriam sido espectacular. Assim, tudo o que senti foi que a primeira parte nos apresentou um casal mal desenvolvido e a segunda nos deu uma história sobre uma equipa que acabou por não parecer bem uma equipa.

O ritmo deste livro também foi muito mais lento do que estava à espera e isso juntamente com o não perceber muito do que estava a acontecer porque mal me conseguia lembrar dos acontecimentos dos livros anteriores, não fez desta leitura uma leitura muito fluída.

Mesmo assim, apesar de tudo o que disse anteriormente, não consigo dar menos que 4 estrelas a este livro porque não deixei de me divertir a lê-lo. Não sei se era por não ler um livro de fantasia há algum tempo, mas gostei de voltar a perder-me num mundo de fantasia e de os cenários e de todo o ambiente me ter vindo à cabeça sem esforço nenhum.

Concluindo, achei um final de trilogia razoável mas não foi espectacular. Gostei da moral do final mas os dois livros anteriores fizeram-me acreditar que a história seria muito mais do que aquilo que acabou por ser apresentada neste livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário