22.3.14

Let's Talk: Usar a Biblioteca


Devo admitir, antes de mais, que não me lembro da última vez que li um livro que requisitei numa biblioteca. Nunca tive grande hábito em utilizar a biblioteca e penso que isso se deve ao facto de só ter adquirido o gosto da leitura mais tarde e quando os livros da biblioteca da minha escola já não me interessavam.
Penso que teria utilizado mais se, na primária, a escola onde andei promovesse a utilização da biblioteca e o gosto pela leitura, mas aconteceu exactamente o contrário. Na minha escola primária os alunos eram proibidos de ir à biblioteca. Nunca percebi bem porquê, mas nunca nos deixavam ir sem um professor, muito menos levar livros para casa. Agora perguntam-se "Então mas qual era a utilidade da biblioteca assim?". Pois, também nunca percebi.

Quando mudei de escola não estava minimamente interessada em livros e para mim utilizar a biblioteca para levar livros para casa era um mito. Lembro-me perfeitamente de passar os intervalos na biblioteca, mas a ler a banda desenhada da Turma da Mónica, nunca livros mesmo. 

A partir do momento que comecei a ler, graças ao Crepúsculo, digam o que disserem, já não achei os livros da biblioteca da escola interessantes, porque nenhum deles tinha "romance e casalinhos fofos" (o que foi exactamente o que o meu eu de 13 anos pensou na altura).

Só anos mais tarde entrei numa biblioteca por vontade própria. Eu sei que pode parecer esquisito para alguém que goste tanto de ler, nunca ter entrado numa biblioteca por vontade própria, mas até há bem pouco tempo, sempre achei que a biblioteca nunca teria nada que me interessasse.


Mesmo depois desta descoberta, nunca requisitei nenhum livro de lá. Não sei porquê, adoro ir à biblioteca admirar os livros, mas acabo sempre por sair sem nenhum. Penso que em grande parte está no facto de querer ter os livros na minha estante. Sempre gostei e até é assim como uma espécie de orgulho, ter todos os livros que li na minha prateleira para poder ficar a olhar para eles durante horas, até mesmo aqueles que não penso ler de novo ou que não gostei assim tanto. Se calhar não devia ser tão apegada a algo material, mas a verdade é que me custa um pouco ler livros emprestados, quer seja de amigos ou da biblioteca. Um bom exemplo disso, e que eu me lembro sempre, foi quando li o "Nómada" de Stephenie Meyer. Li o livro emprestado da minha melhor amiga e tenho imensa pena de não o ter na prateleira, porque o adorei. Mesmo que o vá comprar, já não sinto que seja a mesma coisa e ainda por cima agora só encontro com a capa do filme.

Uma outra razão para não utilizar a biblioteca é o facto de ler maioritariamente em inglês. Ultimamente tenho preferido ler livros na sua língua original, sem traduções, apesar de por vezes me apetecer ler em português para variar um pouco, mas sempre que tal acontece, opto por comprar o livro.

Por fim, não utilizar a biblioteca deve-se também  ao facto de termos um prazo para ler um determinado livro. Bem sei que podemos pedir mais uma ou duas semanas, mas parece que ao ser forçada a lê-lo num determinado intervalo de tempo, perco a vontade de ler e sinto-me obrigada a terminá-lo. 

Embora reconheça que utilizar a biblioteca tem muito mais vantagens que desvantagens, ainda não consegui aproveitar esta oportunidade. Talvez o problema seja da biblioteca que frequento, que apesar de ter uma grande selecção, são principalmente livros "adultos" sobre temas sobre os quais não estou muito interessada.

Pondo isto, apesar de tudo, acho que deveria experimentar trazer um ou dois livros da biblioteca porque realmente dizer que não gosto sem nunca ter experimentado não dá com nada.

Planeio no Verão passear pelas bibliotecas de Lisboa e conhecê-las um pouco melhor. Alguma sugestão?

6 comentários:

  1. Por acaso, costumo ir à biblioteca. A maior parte dos livros que já li foram requisitados. Se bem que concordo contigo é muito melhor ter os livros na nossa estante, para que os possamos admirar, do que ter de os devolver.

    ResponderEliminar
  2. Inscrevi-me na biblioteca do meu município há muito pouco tempo. Mas desde o primeiro instante comecei logo a requisitar livros. Nunca tinha feito tal coisa, não era um hábito que tinha, mas entretanto comecei a pensar que era uma boa opção, sobretudo para aqueles livros que quero ler mas que não acho que vá amar de paixão e fazer questão de os ter na minha estante. Há outros que sim, que prefiro esperar para os poder comprar :)

    ResponderEliminar
  3. Ora, tal e qual como eu :) conseguiste expressar aquilo que às vezes tanto me custa :) Gosto de ter os meus livros comigo.. gosto de os admirar, gosto de lhes limpar o pó.. gosto de os folhear sempre que me apetece. E gosto de ler os meus livros.. se leio um livro emprestado e adoro e depois o compro, para fazer parte da colecção.. não sei explicar, mas parece que aquele livro está ali, mas não foi aquele que li.. não foi com aquele que chorei ou ri, que sonhei e que o carreguei na minha mala.. foi o outro livro emprestado.. e isso não é a mesma coisa :) É o meu pequeno vício!!

    ResponderEliminar
  4. Adoro ler mas nunca fui de requisitar livros na biblioteca. Sou demasiado possessiva com os livros e gosto de ter os que leio na minha estante, por isso o sistema da biblioteca não é o melhor para mim. No entanto, nas escolas em que estive, as bibliotecas até não era más e tinham uma boa oferta de livros.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Concordo muito contigo... Nunca tive muito o hábito de ir à biblioteca também porque acho que se for lá não vou encontrar nada daquilo que gosto e depois por causa do prazo para ler.. não sou muito boa com prazos..
    E depois claro gosto muito de ter os meus livrinhos na estante.. :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Concordo :) Nunca fui muito de ir à biblioteca e, embora tenha curiosidade em saber como seria utilizar a da minha cidade (que já me disseram que é excelente), acabo por não o fazer porque temos aquele limite de tempo e sei que o livro não é meu... pronto, são pancadas xD
    Gostei muito do post!
    Beijinhos

    ResponderEliminar