24.6.14

Opinião: Trilogia Summer

Nunca tive muita curiosidade em ler esta trilogia, mas desde que saiu o novo livro da autora, To All the Boys I've Loved Before, que fiquei curiosa em relação aos seus livros.

Esta opinião, apesar de ser dos três livros, não tem spoilers.


Esta é uma trilogia em que cada livro não tem mais que 300 páginas e cada um se lê bem num dia ou dois. 

Sinopse do primeiro livro:
Belly measures her life in summers. Everything good, everything magical happens between the months of June and August. Winters are simply a time to count the weeks until the next summer, a place away from the beach house, away from Susannah, and most importantly, away from Jeremiah and Conrad. They are the boys that Belly has known since her very first summer--they have been her brother figures, her crushes, and everything in between. But one summer, one terrible and wonderful summer, the more everything changes, the more it all ends up just the way it should have been all along.

Esta trilogia centra-se no triângulo amoroso entre Belly, Jeremiah e Conrad, não havendo muito mais história para além disso. Não sendo eu propriamente fã de triângulos amorosos, quando comecei a ler os livros já sabia o que me esperava por isso não me incomodou muito. 

Mesmo assim, já me tinha esquecido em como os triângulos amorosos são irritantes, não só porque ninguém se decide e estão sempre a mudar de ideias, mas também porque por vezes essas ideias são só parvas.
No primeiro livro, The Summer I Turned Pretty, conhecemos Belly, Conrad e Jeremiah, as três personagens principais cujas vidas vamos acompanhando ao longo dos três livros. Não gostei nada das atitudes da Belly neste primeiro livro, talvez por ter só 15 anos, mas achei-a muito mimada e irritante.
O primeiro livro é muito pequeno, assim como os capítulos. Nada acontece na verdade por isso também não há grande coisa a dizer na opinião. Todo o livro é sobre a Belly e os seus sentimentos pelos dois rapazes, havendo por vezes alguns flashbacks da infância, que foram talvez as minhas partes preferidas. Para além da protagonista me irritar um bocadinho, dei 4 estrelas porque gostei da escrita da autora.
O segundo livro, It's Not Summer Without You, é capaz de ser o meu preferido, não só porque a protagonista é muito mais suportável, mas também porque a história vai um bocadinho para além de todo o triângulo amoroso. Neste livro vemos melhor a relação entre os três, sem grandes dramas. Gostei do desenvolvimento das personagem em relação ao primeiro livro e achei que neste aconteceu alguma coisa, ao contrário do primeiro, em que a autora nos apresentou às personagens e ao ambiente e pouco mais.
O terceiro e último, We'll Always Have Summer, é drama do inicio ao fim. Mesmo tendo adorado o inicio do livro, a meio já estava um pouco farta e só queria terminá-lo para ver com quem ela ficava, se bem que, ao contrário dos outros, eu já tinha uma noção de quem ela ia escolher. Gostei das personagens mais velhas e de todo o ambiente universitário e das fraternidades, mesmo que a autora não tenha explorado muito essa parte, porque ultimamente ando viciada na série Greek e foi engraçado ler sobre algo que tenho adorado nos últimos dias.
Mesmo assim, não consegui gostar deste tanto como dos outros porque não gostei nada do que a autora fez neste livro. Não gostei muito da história, mas principalmente não gostei do que a autora fez com as personagens. Desde o inicio, a autora mudou completamente uma personagem só para a outra parecer melhor, mudando-a completamente em relação aos dois livros anteriores. Também não gostei da escolha da Belly mas gostei do esforço da autora de fazer um final bonito. Como não gostei mesmo nada de algumas coisas que a autora fez, só consigo dar 3 luas a este, ao contrário dos dois primeiros aos quais dei 4 luas.


Quanto às personagens, o Jeremiah é capaz de ser a minha personagem preferida e tenho pena que a autora no último livro não lhe tenha feito justiça. A Belly irritou-me no inicio, mas ao longo da trilogia, sinto que a autora conseguiu desenvolver a personagem de acordo com a idade, sendo que no último livro era muito mais tolerável e não tinha atitudes tão mimadas. O Conrad, nos primeiros dois livros, nunca me convenceu e no terceiro, por muito que a autora tivesse tentado, não consegui gostar totalmente dele, embora nos seja explicado o porquê de certas atitudes.

A autora consegue mesmo agarrar-nos às personagens e ficamos completamente envolvidos na história, logo não fiz praticamente nada no fim-de-semana sem ser ler estes três livros (e tentar estudar um bocadinho).


Gostei muito da escrita da autora e o nível de inglês é muito fácil por isso recomendo a quem esteja a pensar em começar a ler em inglês. Como já disse antes, se vocês, tal como eu, não são grandes fãs de triângulos amorosos, preparem-se para se irritarem um bocadinho com este livro. Mesmo assim não deixo-o de recomendar se quiserem livros muito rápidos e de leitura fácil. No geral dou 4 luas a esta trilogia e estou curiosa para ler mais da autora.

4 comentários:

  1. Comigo esta trilogia foi ao contrário, não gostei dos primeiros e o meu preferido foi o terceiro. Achei o 1º então muito fraco, quase sem história e a Belly é muito irritante! O 3º livro realmente é só drama mas ao menos acontecia alguma coisa.

    Eu agora estou curiosa com a trilogia "Burn for burn" e o "To all the boys I loved before". Espero que sejam melhores que esta, em termos de escrita e personagens, porque pelas sinopses parecem-me mais interessantes!

    Beijinhoo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, realmente muito pouco acontece nestes livros sem ser o triângulo amoroso.
      Também estou muito curiosa para a trilogia Burn for Burn!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Só li o primeiro e como não fiquei convencida, acabei por não continuar a trilogia... Procurei alguns spoilers na net e concluí que o final do primeiro livro era suficiente! xD
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu acho que só li os três porque são livros muito pequenos e porque me apetecia mesmo ler qualquer coisa rápida.
      Beijinhos :)

      Eliminar