1.8.14

Opinião: Throne of Glass

Sabem aqueles livros tão bons que qualquer opinião que façam sobre ele, nunca vai reflectir totalmente a perfeição desse livro? Pois preparem-se porque esta é uma dessas opiniões.


Autor(a): Sarah J. Maas
Editora: Bloomsbury

Desde que comecei a ouvir falar deste livro, que sempre hesitei em lê-lo especialmente porque fantasia nunca foi um dos meus género preferidos. Mesmo assim decidi dar-lhe uma oportunidade, por ouvir maravilhas sobre ele e, é capaz de ter sido umas das melhores decisões da minha vida.

Quando li o Poison Study de Maria V. Snyder, o primeiro livro que li assim do género e que não achei nada de especial, pensei que não iria gostar do Throne of Glass , uma vez que muitos diziam que eram muito parecidos e que quem gostava de um, gostaria do outro. Mesmo com medo de não gostar nada, como já o tinha na prateleira, lá o li e ainda bem que o fiz, porque se tornou num dos meus livros preferidos.

Este livro tem tudo o que eu podia pedir e mais ainda. Tem o equilíbrio perfeito de romance, amizade e acção e todas as personagens estão muito bem desenvolvidas, sendo impossível não criarmos um carinho especial por todas (pelo menos por aquelas que devemos ter).

No inicio, senti logo que iria gostar das personagens e, apesar de na altura, como não sabia muito bem ao que ia, achar que no inicio o livro tinha um ritmo um pouco mais lento do que estava à espera, essa característica é mais uma razão por ter gostado tanto deste livro, porque a autora não nos atira para o meio da acção e à medida que o livro começa a "aquecer", ficamos tão envolvidos na história que nem damos pelas páginas passar. Quando damos por nós já estamos nos capítulos finais a torcer pela Celaena (não, eu também não sei pronunciar o nome dela).

Gostei muito do facto de a autora não revelar muito sobre a protagonista logo no primeiro livro, deixando-nos ainda mais ansiosos para descobrir tudo sobre a sua família e o seu passado. Mesmo assim, apesar de a autora nos dar muito pouco sobre o passado dela, sentimos uma empatia pela Celaena e por tudo o que ela passou antes de chegar ao castelo, pelo menos tudo o que nos é dado a conhecer.


Quando comecei a ler este livro não sabia nada sobre ele, só mesmo que todos o adoravam e a sinopse assim por alto. Se não quiserem saber mais nada, especialmente sobre a parte do romance, o melhor é não continuarem a ler esta opinião porque, embora nada do que vá dizer seja spoiler, sei que há pessoas que, como eu, não gostam muito de saber mais do que o necessário para decidirem se querem ler o livro ou não.

Ok, falando então do romance. Neste livro temos nada mais, nada menos que um triângulo amoroso. Sim, normalmente não sou muito fã de triângulos amorosos, mas este não é lá muito irritante e até acho que dá outro espírito à história. Obviamente sou Team Chaol porque ele é a coisa mais fofa de sempre e, apesar de neste livro a autora não explorar muito a sua personagem, sei que nos próximos vamos descobrir muito mais sobre ele e isso ainda me deixa com mais vontade de seguir esta saga até ao fim. Na outra ponta do triângulo temos o Dorian que, apesar de gostar dele, não é o Chaol, não é?! É querido mas o meu coração foi roubado pelo Chaol, o que é que uma pessoa pode fazer...

Este livro é um festival de feels e, para além de a autora escrever boas personagens, também escreve uma história espectacular, explicando tudo várias vezes para garantir que o leitor percebe tudo o que se passa na acção.

Para alguém que não era grande fã de livros deste género, depois de ler este livro espectacular, é tudo o que eu quero ler.

Este é um dos casos em que o livro merece todo o hype que recebe e fico mesmo feliz por saber que uma obra tão boa está a ser verdadeiramente reconhecida. Ainda bem que este livro faz parte de uma série de 6 livros porque acho que não conseguia viver com menos que isso na minha vida.

Nota-se que gostei pouco, não é?
Peço desculpa pela qualidade da foto e por colocar apenas esta, mas fiquei sem a máquina e tive de tirar com o telemóvel

Li este livro em inglês, uma vez que ainda não foi editado em Portugal, se bem que já foi traduzido no Brasil, e, apesar de não ter um nível de inglês básico, tem um nível fácil, por isso talvez não seja bem o livro para começar a ler nesta língua, mas depois de já estarmos habituados a ler em inglês, conseguimos lê-lo sem dificuldade, tendo apenas algumas palavras que vamos apanhando de acordo com o contexto em que estão inseridas.

Recomendo muito este livro a todos, mesmo aos que não acreditam que vão gostar, porque vão mudar completamente de ideias (pelo menos espero que sim), tal como eu. Esta série tornou-se uma das minhas preferidas e a autora para lá caminha porque adoro a sua escrita e a forma como nos faz apaixonar por todas as personagens.

Peço desculpa se esta opinião pouco tem de opinião mas eu não consigo mesmo expressar o quanto gostei deste livro e posso garantir que é um dos meus preferidos deste ano e desde sempre, logo merece 5 luas mais infinito.


Este livro já foi publicado em Portugal pela Marcador com o título "Trono de Vidro".

9 comentários:

  1. Também sempre tive alguma curiosidade em ler mas tal como tu, como não é dos meus géneros preferidos ainda não me decidi se leia ou não! :)

    johnsreportblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de ler! Eu achava que não ia gostar e tornou-se um dos meus livros preferidos.
      Vale muito a pena :)

      Eliminar
  2. Por acaso não tinha muita curiosidade neste livro.. mas agora sou capaz de lhe dar uma oportunidade.. :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que não te vais arrepender. Eu que não era fã deste género, fiquei completamente rendida!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Não li porque eu realmente quero ler o livro. Ainda bem que gostaste, só estou com medo de não gostar como toda a gente parece ter gostado.
    Já leste The Assassin's Blade? São novellas que acontecem antes de Throne of Glass

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também achava que não ia gostar, porque não era grande fã de fantasia, mas este livro mudou completamente a minha opinião.
      Não li ainda, mas quero muito comprar e lê-lo porque adoro este mundo!

      Eliminar
  4. Eu tive de vir ao teu blog só para ver se tinhas uma opinião a este livro. Porque não conheço ninguém que o tenha lido, porque sou uma preguiçosa para procurar certas coisas (shame on me) e também não sei pronunciar o nome da Celaena (já sabes como se pronuncia??) e em último lugar mas principalmente, porque queria saber se és Team Dorian ou Team Chaol, para tentar perceber porque quem é que os leitores (ou pelo menos uma leitora) torcem mais. Eu também sou Team Chaol! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fizeste-me voltar a ler a opinião que escrevi e de certa forma, apesar da desilusão do terceiro, deu-me vontade de continuar com a série, vontade essa que já estava a desaparecer um pouco, admito!
      Acho que sei como se pronuncia, é qualquer coisa do género "Ce-lêi-na" lol
      TEAM CHAOL ALL THE WAY!!! Tens de ler o segundo livros, é ainda melhor que este!
      Sinceramente no início muitos apoiavam o Chaol mas agora as opiniões estão divididas porque aparece uma personagem nova. Mas a esperança é a última a morrer! (espero mesmo que não aches que isto seja um spoiler - se sim desculpa!)

      Eliminar
    2. Oh ainda bem que o meu comentário serviu para isso, hehe.
      Boa! Acho que andei o livro todo a pronunciar assim ou de forma muito parecida.
      Oh sem problemas. É normal que com o avançar da história apareçam novas personagens e as pessoas mudem de opinião. Vamos ver se a minha também se mantém! :D

      Eliminar