5.10.14

Opinião: Pivot Point

Título: Pivot Point
Autor(a): Kasie West
Editora: Harper Teen
Formato: Paperback

Já queria ler este livro desde Abril de 2013, mas nunca me chamou muito à atenção até ler o On The Fence da mesma autora e de ficar curiosa por ler mais obras da mesma. Com o lançamento relativamente recente do segundo livro desta duologia, Split Second, lembrei-me que este livro existia e decidi dar-lhe uma oportunidade.

Em Pivot Point seguimos a história de Addie, uma rapariga com uma capacidade muito especial: quando confrontada com uma escolha, tem a capacidade de ver o futuro e optar pelo melhor caminho.

Addie vive numa comunidade secreta em que todos os habitantes têm poderes mentais tal como ela. Enquanto uns conseguem mover objectos com a mente, outros conseguem detectar mentiras ou persuadir alguém a fazerem o que querem. Quando os seus pais se divorciam, Addie vê-se perante uma escolha muito difícil: ficar com a mãe nesta "cidade" secreta ou ir com o pai e viver entre os Norms, as pessoas consideradas normais, sem qualquer poder, mantendo esta sua vida em segredo para sempre.

Confrontada com esta escolha, Addie decide utilizar o seu poder e ver os dois futuros possíveis, quer escolhesse ficar com a mãe ou ir com o pai, sendo esta a história que vamos acompanhando ao longo do livro. Por entre capítulos alternados, uns no mundo Norm, para onde vai viver com o pai, e outros no mundo Para, onde fica com a mãe, a autora consegue criar uma história bastante engrançada que nos deixa a pensar qual o caminho que escolheríamos e qual é Addie vai escolher.

Este é um livro tipicamente YA Contemporâneo com alguns particularidades paranormais. Tem também um pouco de mistério e alguns plot twists que nos conseguem surpreender verdadeiramente.

Achei muito inteligente por parte da autora a forma como conseguiu ligar os dois "futuros", como por exemplo, num dos futuros a Addie vai ao cinema com amigos e no outro vê um filme em casa com amigos. Achei esta particularidade muito engraçada e dei por mim a ver o que correspondia a quê. 

Gostei muito da Addie e consegui identificar-me bastante com ela. Adorei a amizade dela com a Layla e penso que a autora fez um bom trabalho na construção das personagens. Apeguei-me imediatamente à maior parte das personagens, principalmente ao Trevor (*.*).


Não vou falar muito do casal principal porque tenho medo de dizer algum spoiler mas tenho a dizer que adorei a relação deles e PRECISO do próximo livro urgentemente! Penso que a relação se desenvolveu a um bom ritmo e só tive pena de não ter visto mais cenas entre eles.

De inicio tinha medo que o livro se tornasse um pouco confuso, mas a autora fez um trabalho óptimo a explicar tudo de forma simples e clara para que conseguíssemos acompanhar plenamente a história.

Fiquei com muita vontade de saber mais sobre a cidade onde Addie vive e sobre toda a tecnologia nova inventada, mas infelizmente a autora optou por se focar mais nas personagens e no mistério. Apesar de achar que a autora poderia ter explorado melhor essa parte, compreendo o porquê de não o ter feito, visto não ser esse o propósito do livro.

No geral, é um bom livro e merece 4.5 luas. Tenho pena de não ter adorado como achava que iria, mas não deixa de ser um livro muito bom e estou ansiosa para o próximo! Sei que esta opinião ficou muito pequena, mas não há grande coisa a dizer sobre o livro que não seja spoiler e prefiro não arriscar.

Acho que o melhor é ler este livro sem saber quase nada, que foi o meu caso, pois tem muita piada acompanhar todas as reviravoltas sem percebermos muito bem o que se passa ou como é que a história vai terminar.

4.5

1 comentário:

  1. Fiquei muito curiosa com este livro.. já o tinha visto mas nunca tinha ido ler a sinopse.. e agora deixaste-me curiosa.. eh eh
    Beijinhos*

    ResponderEliminar