18.10.14

Opinião: Slammed

Já há muito tempo que ouço falar bem desta autora e já há muito tempo que queria ler alguns dos seus livros. No mês de Setembro deu-me uma coisinha e decidi comprar não um, mas dois livros da autora para finalmente ver se era assim tão boa como todos dizem. A minha ideia era começar a ler o Maybe Someday mas, quando esse e o Slammed chegaram cá a casa ao mesmo tempo, fiquei com imensa vontade de ler este segundo e decidi ler os livros da autora pela ordem de lançamento.


Título: Slammed
Autor(a): Colleen Hoover
Editora: Simon & Schuster UK
Formato: Paperback

Lembro que a primeira vez que ouvi falar deste livro foi há uns 2 anos, mais ou menos. Lembro-me que me passou completamente ao lado e, apesar de começar a aparecer nas tbr's de todos no goodreads, quando li a sinopse não me interessou nem um bocadinho. Para vos dizer a verdade, nunca gostei de livros ou histórias em que a aluna se apaixona pelo professor, que é aquilo que podemos retirar à partida da sinopse deste livro. Sempre achei esse tipo de história muito creepy e nunca percebi a obsessão de muitos sobre o tema.

A verdade é que mesmo com esta premissa, de há uns tempos para cá, quando a autora começou a ser mais falada no booktube, fiquei com uma vontade enorme de pegar neste livro e ultrapassar as ideias impostas que tinha à partida. A verdade é que é um romance aluna-professor, mas na realidade não o é, uma vez que o rapaz tem 21 e ela 18 e não é de todo creepy nem imoral.

Mas começando esta opinião, este livro segue a história de Layken que se vê obrigada a mudar para o outro lado do país com a morte repentina do pai. Na nova casa conhece o seu vizinho, Will Cooper, pelo qual se sente imediatamente atraída e os dois gostam logo imediatamente um do outro. Tudo parece correr bem, até Layken descobrir que o seu professor de poesia é o rapaz porque quem está apaixonada.

A primeira coisa que tenho a dizer é que este é um caso de insta-love, como podemos logo reparar pela sinopse. Eu não sou grande fã de insta-love porque sinto que perdemos sempre o desenvolvimento da relação, mas neste caso, apesar de sentir que tudo foi muito apressado, não me importei tanto assim. A Layken e o Will têm uma química muito boa e só acho que o facto da sua relação ter sido tão apressada no inicio, não me permitiu estabelecer uma grande proximidade com os dois, sendo mais um casal querido sobre qual vamos lendo e não daqueles em que o leitor vai sofrendo o que eles sofrem e ficando feliz quando eles ficam juntos (e não sei quanto a vocês, mas o meu lado masoquista adora livros que me façam sofrer).

Gostei de como a autora desenvolveu a história, havendo uma série de reviravoltas que não estava à espera. Eu achei que seria um livro muito baseado na tal relação aluna-professor, o meu receio no inicio, mas Colleen Hoover conseguiu sair do cliché e o livro acaba por ser muito mais que isso, não indo para situações desconfortáveis para o leitor, mesmo para quem se sente um pouco desconfortável a ler livros com esta temática, como eu.


Este é o primeiro livro New Adult que não contém cenas de sexo nem nada parecido. Por ser um livro que aborda temas pesados, que não quero referir porque faz parte das reviravoltas, e pelas personagens já serem maiores de idade, é de facto um New Adult e recomendo para quem quer ler este género literário, mas não se sente à vontade com cenas de cariz sexual.

Houve algumas cenas em que achei que a reacção das personagens não foi ao encontro do que uma pessoa normal faria e isso fez com que o livro não tivesse aquela realidade que tanto gosto. Apesar de nos apercebermos dos sentimentos das personagens, achei que todos lidaram de uma forma muito positiva a um tema bastante pesado. Claro que também não queria ler um livro triste só com os lamentos da protagonista, mas achei que a mensagem de força que a autora queria transmitir poderia ter sido feita de uma forma menos óbvia, por assim dizer.

Acho sempre piada a livros que nos ensinam e nos mostram coisas diferentes e pode dizer-se que este foi um deles. Uma parte essencial deste livro é a slam poetry que nem eu consigo explicar muito bem o que é, mas fiquei curiosa para conhecer mais sobre este assunto. Os poemas são realmente bonitos e adorei o último poema do Will.

Gostei muito das personagens secundárias e de como a autora não as utilizou simplesmente para enfeitar, dando-lhes uma história e uma conclusão à mesma. Achei, no entanto, que a amizade da Eddie e da Layken surgiu muito de repente e muito por acaso, mas consigo perceber que duas pessoas fiquei logo melhores amigas porque também já me aconteceu.

Gostei mesmo muito do tipo de escrita da autora e fiquei com imensa vontade de ler o segundo livro Point of Retreat. Apesar de ter tido alguns problemas com este livro, talvez pelas minhas expectativas tão elevadas no inicio, tenho a certeza que vou gostar imenso de outros livros da autora.

Acabei por dar 4.5 luas e recomendo a muito a quem gosta deste tipo de livros ou a quem quiser experimentar este género mas não se sente confortável a ler cenas mais explicitas.

4.5

4 comentários:

  1. Este é um livro que está tb na minha lista para futuras compras.. tenho vindo a adiar.. acho que fui perdendo um pouco do interesse com o passar do tempo. Tal como tu. Mas 4,5 estrelas é bastante bom... acho que lhe vou dar uma oportunidade :) Não parece tanto cliché como pensava.. pelo menos foi essa a impressão que me deste com a tua review... :)

    * mary red hair *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também achava que ia ser muito cliché e acabou por me surpreender pela positiva por fugir um pouco à ideia que tinha incialmente.
      Acho que se leres, vais gostar!

      Eliminar
  2. Por acaso tenho imensa curiosidade no livro.. e agora depois da tua opinião ainda fiquei com mais vontade..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale muito a pena. Algo um pouco diferente no estilo New Adult, mas que não o deixa de ser.
      Beijinhos

      Eliminar