2.1.15

Balanço Literário: Livros Preferidos de 2014

Depois de ter feito um balanço geral das minhas leituras de 2014, chegou o momento de vos mostrar quais os meus livros preferidos do ano passado. A verdade é que, em comparação ao ano anterior, onde apenas consegui seleccionar 3 livros, este ano não me consegui ficar pelos 3 melhores e escolhi todos aqueles livros que me marcaram ao longo do ano. Normalmente posso dar 5 luas a alguns livros ao longo do ano, mas só alguns se tornam favoritos.

Esta lista não tem qualquer ordem especifica porque gostei de cada livro à sua maneira, não me sendo possível escolher qual foi o melhor do ano.

The Infinite Sea - Rick Yancey
Já o primeiro (The 5th Wave) tinha sido um dos meus livros preferidos em 2013 e a continuação não lhe ficou atrás. Aconselho muito esta trilogia que vai terminar este ano e cujo filme do primeiro livro estreia em 2016.


Boundless- Cynthia Hand
O último livro da minha trilogia preferida só podia marcar presença nesta lista. Recomendo esta trilogia para quem procura um livro paranormal que se lê como um contemporâneo. Para além disso, tem um dos casais mais fofos de sempre!



Não me consegui decidir qual o livro desta série colocar nesta lista, logo escolhi os dois. Esta era uma daquelas séries que ouvia falar muito bem mas que, como era um pouco fora daquilo a que estava habituada a ler, demorei imenso tempo para pegar nela. Quando finalmente decidi dar uma oportunidade a estes livros, apaixonei-me pela escrita e pela história. Vale muito a pena, mesmo para quem não costuma ler fantasia.


Jane Eyre - Charlotte Brontë
Nunca tinha lido um clássico antes, quando peguei neste livro através de uma recomendação de uma das minhas melhores amigas. Não esperava gostar tanto dele, mas a verdade é que se tornou um dos meus livros preferidos de sempre.


Since You've Been Gone - Morgan Matson
Acho que ainda não dei menos que 5 luas a algum dos livros desta autora e este não é excepção. Um dos livros mais inspiradores que li em 2014, tinha que fazer parte desta lista.


Cinder/Scarlet/Cress - Marissa Meyer
Li os três primeiros livros desta série e apaixonei-me por retellings. Apesar de não ter adorado o primeiro livro, os outros dois, especialmente o último, serviu para tornar esta série numa das minhas preferidas de sempre.


Fangirl - Rainbow Rowell
Acho que este livro está no top de muitos este ano, mas a verdade é que consegui identificar-me muito com a personagem principal e com o que ela passa, uma vez que o li exactamente na mesma altura em que tudo o que acontecia na vida de Cath, me estava a acontecer a mim. Um dos melhores livros contemporâneos de sempre.


The Bronze Horseman - Paullina Simons
Outro livro fora da minha zona de conforto que não esperava gostar tanto. Apesar de ter inundado várias divisões da minha casa, adorei esta história e ainda estou a ganhar coragem para ler os próximos volumes. Recomendo muito, mesmo para quem pensa que não vai gostar.


Foreplay/Tease/Wild - Sophie Jordan
Em 2014 o género New Adult entrou para a minha rotina literária e tornou-se um dos meus géneros preferidos, do qual estou super curiosa para ler mais livros este ano. A série The Ivy Chronicles entrou para o meu top de preferidos sem eu estar nada à espera. Para além de me divertir imenso com estes livros, adoro as personagens e a escrita da autora. Recomendo imenso esta trilogia para quem quer experimentar este género!


Concluindo, gostei de ver que a maioria dos preferidos deste ano são livros fora da minha zona de conforto. Esta lista prova que tenho mesmo de arriscar mais géneros diferentes para além daqueles que já sei que vou gostar, visto que se não o tivesse feito em 2014, nunca teria descoberto algumas destas maravilhas.

2 comentários:

  1. O Since You've Been Gone também está no meu top de livros de 2014!
    Ainda não li o The Infinite Sea, mas quero muito ler este ano pois o The 5th Wave é dos meus preferidos!! :)
    O Fangirl vou ler recentemente em Janeiro ou em Fevereiro.
    E tenho curiosidade em relação à série Throne of Glass!! :D

    ResponderEliminar
  2. Quero muito ler o The 5th Wave..
    E a série Lunar Chronicles não me vai escapar este ano..
    Este ano também quero começar a série The Bronze Horseman.
    Fangirl também está no meu top.. e é um dos meus favoritos do ano..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar