5.1.15

Opinião: After Math

Título: After Math
Autor(a): Denise Grover Swank
Editora: Self Published
Formato: Ebook

Descobri este livro, por acaso, quando estava no goodreads à procura de novos livros do género, uma vez que não conheço muitos e cada vez tenho gostado mais de ler este género literário.

Ler livros que encontramos no goodreads ao acaso pode ser um risco, porque como não ouvimos falar muito deles, baseamos-nos apenas na sinopse e nas opiniões de outras pessoas, que normalmente, neste tipo de livros, costuma ser ou 8 ou 80.

No caso deste livro, a sua classificação no goodreads não é a melhor de sempre, mas como gostei muito da premissa, decidi arriscar. Li este livro num momento bastante apropriado, uma vez que nessa semana ia ter uma frequência de uma cadeira de matemática (isto de ser apropriado depende um pouco do ponto de vista, porque eu deveria ter estado a estudar em vez de o ler, mas isso fica para outro dia).

Neste livro seguimos a história de Scarlett, uma rapariga de 20 anos que encontra na matemática e nos estudos um refúgio. Scarlett acaba por ter de dar explicações a Tucker, o playboy do sitio e a estrela de futebol da universidade.

Pela sinopse assumimos logo que irá ser o típico clichê e, mesmo que isto seja verdade, o livro acaba por ser mais do que pensamos no inicio.

Quanto à história em si, gostei muito da direcção que tomou e de como tudo evoluiu neste livro. Scarlett sofre de ansiedade, algo com o qual me consigo identificar, por isso pode tornar-se uma personagem um pouco chata para quem não levar este pormenor da ansiedade em conta, especialmente por pensar sempre nos piores cenários e no que pode correr mal. Se no inicio também achei bastante chato, ao escrever este opinião e ao pensar melhor na história, cheguei à conclusão que essa parte também faz parte, especialmente quando é uma personagem com ansiedade a narrar a história.

Scarlett é uma rapariga muito dedicada aos estudos, especialmente à matemática, e encontra nisso um refúgio para a ansiedade que sente no dia-a-dia. Consigo relacionar-me com a personagem neste aspecto, uma vez que, não sendo tão grave como a da nossa protagonista, também sofro de ansiedade e sei que normalmente, uma pessoa acaba por criar inúmeros cenários na cabeça, que provavelmente nunca acontecerão, algo que a protagonista faz com frequência neste livro.

Gostei de ler sobre uma protagonista mais voltada para o estudos, algo que neste género literário não é muito explorado (pelo menos nos livros que tenho lido). Acho que nesse aspecto este livro é muito realista, porque acho que quem anda na faculdade tem de ter certos objectivos. Não precisa de ter tudo tão planeado como a Scarlett (quem me dera), mas gostei de ler sobre uma protagonista que se interessa pelo futuro e não que está simplesmente na faculdade só por estar.

Adorei o Tucker! Deve ser do nome ou assim, mas todos os Tuckers que li nos livros são muito queridos. Gostei da forma como trata a Scarlett e de como lidou com a sua ansiedade. Apesar de ter os seus problemas e de ter ficado um pouco confusa com algumas das suas atitudes, gostei de como lidou com a Scarlett e entendeu o porquê dela ser assim, gostando dela tal como ela é. Mas Tucker, tal como Scarlett, também não teve um passado muito feliz, o que leva a alguns problemas na relação e ao facto de ele ter algumas atitudes que tem ao longo do livro. Nem sempre percebi estas atitudes, mas penso que são bem justificadas e só tive pena pois no final, apesar de acabarmos por saber a história toda, achei que faltou explorar ali alguma coisa.

Quanto à relação entre a Scarlett e o Tucker, foi das relações mais queridas que já li num livro New Adult. Começando por ser completamente estranhos um ao outro, acabam por se tornar amigos e mais tarde admitir o que sentem um pelo outro. Gostei muito que a autora tivesse optado por fortalecer a relação de amizade entre eles, pois tornou tudo mais real e encaixou melhor na história e nas personagens. Apesar de adorar a relação entre eles, acho que a minha parte favorita deste livro foi mesmo a relação de amizade que eles criaram.

Gostei muito do facto de cada um mostrar ao outro algo que gosta de fazer e de se ajudarem mutuamente. No caso da Scarlett é a matemática e no caso do Tucker é o desporto. Adorei os momentos em que corriam e treinavam juntos e como se ficaram a conhecer melhor.

Apesar de ter tido alguns problemas com este livro, acabei por dar 5 luas porque, para além de ter adorado os protagonistas e a sua relação, gostei muito da forma como abordou outros temas, como a ansiedade, por exemplo. Este livro ficou-me na cabeça e por vezes dou por mim a pensar nele e nas personagens. É um livro que acaba por ter os seus momentos divertidos, mas que também tem uma história um pouco pesada, especialmente o passado do Tucker. 

Existem mais dois livros desta trilogia que seguem a história de personagens secundárias. Ainda não sei bem se os lerei ou não, uma vez que a história do segundo não me interessou assim tanto e seria mais para ler as partes do Tucker e da Scarlett.

Sem comentários:

Enviar um comentário