28.7.15

Opinião: The Wrath and the Dawn

Título: The Wrath and the Dawn
Autor(a): Renée Ahdieh
Editora: G.P. Putnam's Sons Books for Young Readers
Formato: Paperback
A sumptuous and epically told love story inspired by A Thousand and One Nights

Every dawn brings horror to a different family in a land ruled by a killer. Khalid, the eighteen-year-old Caliph of Khorasan, takes a new bride each night only to have her executed at sunrise. So it is a suspicious surprise when sixteen-year-old Shahrzad volunteers to marry Khalid. But she does so with a clever plan to stay alive and exact revenge on the Caliph for the murder of her best friend and countless other girls. Shazi's wit and will, indeed, get her through to the dawn that no others have seen, but with a catch . . . she’s falling in love with the very boy who killed her dearest friend.

She discovers that the murderous boy-king is not all that he seems and neither are the deaths of so many girls. Shazi is determined to uncover the reason for the murders and to break the cycle once and for all.
Nem sei como começar esta opinião, mas posso começar por dizer que este é o melhor livro que li este ano, até agora. Nos últimos tempos este livro tem recebido imenso hype, o que fez com que ficasse muito curiosa para saber o que tinha para todos o adorarem. Se o hype afasta alguns leitores, para mim acaba por ter um efeito contrário, apesar de já ter tido as minhas desilusões.

Escusado será dizer que quando comecei este livro as expectativas estavam muito elevadas e, não posso negar, tinha algum medo de ser a ovelha negra no grupo e de não gostar nada dele. Mas não foi isso que aconteceu, de todo. Entendo completamente o hype e, do que depender de mim, só vou contribuir para que esse hype aumente, porque este livro é espectacular.

Assim que o comecei soube que este livro era qualquer coisa. Desde a voz da protagonista a todo o ambiente criado, este livro foi algo completamente novo e que me prendeu logo de inicio.

No início estava com bastante medo de não conseguir aproveitar a escrita da autora porque existiam muitas palavras que não entendia, não tornando a leitura tão fluída quanto gostaria. Contudo, fui-me habituando à escrita da autora e à sua forma de contar a história. A escrita da autora é muito cativante e faz-nos querer ler mais devagar só para poder aproveitar a beleza das palavras.

Apaixonei-me completamente por este livro. Pela escrita, pelas personagens, pela história, pelos diálogos, por tudo!

Para mim, as personagens são o que faz um livro. A história pode ser maravilhosa e a escrita também, mas se as personagens não me cativarem, as probabilidades de gostar de um livro são poucas. Neste, as personagens são tudo o que podia pedir e muito mais. O desenvolvimento delas e a forma como o leitor vai descobrindo certas facetas de certas personagens ao longo da narrativa, fez com que me apaixonasse por todas elas (vá, não todas porque cada história tem os seus vilões).

A Shahrzard foi uma das melhores protagonistas que já tive a oportunidade de acompanhar. A forma como luta pelo que acredita e não deixa que a rebaixem são só algumas das suas qualidades. Super sassy, diz o que tem a dizer sem medos e eu acho que nunca senti tanto girl power como senti ao ler este livro. Não há palavras para a descrever. Foi a melhor protagonista que podia ter pedido para esta história. Adorei-a imenso!

O Khalid... Give me a minute to catch my breath *fans herself*. Eu adorei o Khalid! Super respeituoso e preocupado com a Shahrzard. Neste género os protagonistas masculinos costumam ser overprotective, mas neste livro ele dá espaço à Shazi para ela tomar as suas próprias decisões e enfrentar as coisas sozinha, protegendo-a quando a tem de proteger. É difícil colocar por palavras o quanto gosto destas personagens, mas acreditem em mim, são umas das melhores personagens sobre as quais já li.

Para variar um pouco, adorei também as personagens secundárias (as que tinha de adorar claro!). A Despina, o Jalal, todos! Se houvesse um livro para cada uma das personagens, estariam no topo da minha TBR neste momento. Quero saber mais sobre todos!

A relação deles... Eu não consigo nem explicar! Esta é uma das melhores histórias de amor que já li até agora! I ship Khalid and Shazi so hard!!!!!! A relação deles é tudo o que eu podia pedir numa relação. A forma como eles falam um com outro, como a relação evolui e como parece real, fazendo com que o leitor sinta o que as personagens estão a sentir. Nem consigo explicar, mas acreditem, mesmo que não sejam fãs de romance, vão gostar deste porque é tão natural e bonito que é impossível não gostarem de os ver juntos.

Para além das personagens fantásticas e do romance, a história deste livro é super cativante. Até ao fim, estamos completamente envolvidos no mistério em torno da razão da morte de todas as raparigas e do que se passa no castelo. Até pelas histórias secundárias ficamos curiosos por saber mais!

O ambiente deste livro é super diferente de qualquer coisa que li antes e, com as descrições da autora, foi fácil imaginar tudo e entrar completamente no livro.

Aquele final arruinou-me completamente. Tive de ler a mesma página duas vezes para conseguir perceber o que é que aquele final significava, mas não consegui. Não sei como é que vou recuperar disto e conseguir esperar até 2016 pelo segundo livro. Eu tenho de saber o que vai acontecer!!!

Este foi um daqueles livros que não queria mesmo que acabassem e, nas últimas 20 páginas, andei por casa a inventar o que fazer só para não ter de terminar este livro e esperar pela sequela. Estas personagens e esta história vão ficar para sempre comigo porque este foi um dos melhores livros que li na minha vida.

Recomendo muito este livro para quem gosta da série Throne of Glass porque tive o mesmo sentimento a lê-lo, se bem que não esperem uma história semelhante porque não é. É só mesmo a sensação que provocou em mim, me lembrou de quando andava viciada nas personagens do Throne of Glass.

Como disse anteriormente, o segundo e último livro (sim, é uma duologia) só sai em 2016 e tem como título The Rose and the Dagger *whispers* i'm fine. 

Concluindo, não houve nada neste livro que não tenha gostado e, na minha opinião, o hype é 100% merecido. Normalmente não consigo decidir que livro foi mesmo o meu favorito do ano, mas neste caso, pelo menos até agora, posso dizer que é este. É tão bom, acreditem em mim! Infinitas luas!


2 comentários: