22.1.16

Opinião: Simon vs the Homo Sapiens Agenda

Título: Simon vs. the Homo Sapiens Agenda
Autor(a): Becky Albertalli
Editora: Balzer + Bay
Formato: Ebook
Sixteen-year-old and not-so-openly gay Simon Spier prefers to save his drama for the school musical. But when an email falls into the wrong hands, his secret is at risk of being thrust into the spotlight. Now Simon is actually being blackmailed: if he doesn’t play wingman for class clown Martin, his sexual identity will become everyone’s business. Worse, the privacy of Blue, the pen name of the boy he’s been emailing, will be compromised.

With some messy dynamics emerging in his once tight-knit group of friends, and his email correspondence with Blue growing more flirtatious every day, Simon’s junior year has suddenly gotten all kinds of complicated. Now, change-averse Simon has to find a way to step out of his comfort zone before he’s pushed out—without alienating his friends, compromising himself, or fumbling a shot at happiness with the most confusing, adorable guy he’s never met.
Foi com alguma expectativa que comecei este livro. Não só por ser o primeiro livro do ano, o que sem eu querer, acrescenta uma pressão para que goste muito do livro, mas também porque em todos os posts de favoritos de 2015, não houve um único blog em que este livro não aparecesse. É sempre complicado quando vamos com expectativas muito elevadas porque ou acabamos a descobrir um favorito ou há sempre qualquer coisa que nos desilude. Foi um pouco a última que aconteceu com o Simon vs the Homo Sapiens Agenda, infelizmente.

Este é um livro curto que nos conta a história do Simon e basicamente como vive a sua sexualidade e o seu primeiro amor. O Simon é gay mas ainda não o disse a ninguém, sem ser o seu amigo virtual, o Blue.

Tenho de admitir, se não tivesse sido todo o hype em torno deste livro provavelmente não o escolheria para ler. Não tem nada a ver por ser LGBT, muito pelo contrário, essa era a parte que mais me interessava. Mas tirando isso, não havia nada que me entusiasmasse por ele e acho que acabei por ter um pouco razão. Apesar de ter gostado e de achar que foi um bom livro, não houve assim nada que me tenha entusiasmado.

Eu sinto-me um pouco a ovelha negra porque ao passar pelo Goodreads, a quantidade de 5 estrelas é enorme. Não é que eu tenha desgostado do livro, senão também não lhe teria dado 4 luas, mas não encontrei nada de maravilhoso como muitas pessoas encontraram.

Quanto às personagens, gostei muito do Simon. Achei uma personagem bem construída e real. A autora conseguiu capturar o que um adolescente sente. Não consigo explicá-lo de outra forma, mas achei a forma como a autora conseguiu explicar os sentimentos do Simon muito bem feita e bastante real. Algo que gostei também foi o facto de o Simon já saber que é gay desde o início do livro. Não sei porquê, mas gostei que este livro se focasse mais no primeiro amor do Simon e na forma como teve de coming out do que tanto em descobrir que é gay. Eu sei que parece estranho, mas gostei disso, da certeza do Simon.

Os amigos do Simon são uma parte essencial na história e eu gostei deles, mas nada por aí além. A única personagens que estranhamente gostei bastante foi a Leah e ela acaba por ser talvez a personagem que as pessoas gostam menos. Não sei porquê, mas houve qualquer coisa na Leah que me fez gostar imenso dela desde o início. Quanto à Abby, eu durante o livro todo não conseguia acreditar a 100% na amizade dela e do Simon. Quer dizer, eu acredito que eles são melhores amigos, mas parece que nunca acreditei mesmo. Muito estranho.

Algo que provavelmente também prejudicou um pouco a minha experiência de leitura foi ter visto spoilers no Tumblr sobre quem era o Blue. Não exactamente o nome, mas vi algumas coisas que me fizeram logo descobrir quem ele era assim que a sua personagem nos foi introduzida. Fiquei um pouco triste com isso, mas por outro lado deu para reparar em algumas partes que se não soubesse, não tinha reparado.

Eu gostei da relação deles, especialmente dos emails que eles trocavam, mas quando eles se encontram (acho que não é spoiler porque é um pouco óbvio) não senti uma química por aí além. Estava mesmo à espera de adorar o romance e, apesar de achar que eles são super queridos, não me consegui ligar assim tanto à relação. Se calhar foi porque não tive a oportunidade de viver o mistério, mas pronto.

Gostei bastante da família do Simon, especialmente da relação dele com as irmãs. Apesar de achar que a autora podia explorar essa parte ainda mais, especialmente em relação à Nora, gostei imenso de ler as cenas entre os três irmãos. Os pais do Simon também são personagens que gostei muito e toda a dinâmica familiar foi muito engraçada.

Ao longo do livro acaba por não acontecer grande coisa e devo dizer que isso me aborreceu um pouco. Basicamente o livro foi: ensaios de teatro do Simon, falar com o Blue, falar com os amigos, ensaios de teatro, ... Eu leio contemporâneos porque gosto de uma certa normalidade e realidade nos livros, mas achei que o livro podia ter mais qualquer coisa de interessante.

Gostei da escrita da autora e estou curiosa para ver o que vai escrever a seguir. Apesar de não ter sido o livro mais interessante que li, é um bom livro e fico muito feliz por saber que imensa gente gosta de um livro com uma personagem principal homossexual. É importante que estes livros ganhem notabilidade e fico feliz por este já ter sido nomeado para vários prémios. Recomendo se quiserem um leitura rápida e fofa.

2 comentários:

  1. Já vi este livro no Goodreads e em várias fotos no Instagram e estou como tu, só vejo comentários positivos, mas nunca li a sinopse e nunca tive assim muita curiosidade de o ler. Não é pelo tema, é mesmo porque tenho tanta coisa para ler e este não me chamou muito a atenção de cada vez que o vejo como outros o fizeram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu acabei por o ler mais pelo hype do que por outra coisa.
      Não é um livro chato mas achava que ia prender mais o meu interesse.

      Eliminar