11.1.16

Opinião: Smile

Título: Smile
Autor(a): Raina Telgemeier
Editora: Graphix
From the artist of BSC Graphix comes this humorous coming-of-age true story about the dental drama that ensues after a trip-and-fall mishap.

Raina just wants to be a normal sixth grader. But one night after Girl Scouts she trips and falls, severely injuring her two front teeth. What follows is a long and frustrating journey with on-again, off-again braces, surgery, embarrassing headgear, and even a retainer with fake teeth attached. And on top of all that, there's still more to deal with: a major earthquake, boy confusion, and friends who turn out to be not so friendly.

Não sabia bem se havia de escrever uma opinião sobre esta graphic novel porque nunca me sinto capaz de avaliar graphic novels. Mas como me relacionei tanto com esta, achei que podia falar um pouco da minha opinião e da minha história.

Já há algum tempo que tinha interesse em ler esta graphic novel, sendo eu uma pessoa que já passou pelo trauma de ter de usar aparelho não uma, mas duas vezes. Esta graphic novel é uma biografia da autora, dos seus tempos de adolescente, que começa quando coloca o aparelho mas que obviamente vai muito para além disso.

Let's get personal... Desde que me lembro que sempre tive os dentes da frente separados. Desde de cedo me disseram que, quando fosse mais crescida, provavelmente teria de usar aparelho porque os dentes estavam a tornar-se cada vez mais afastados à medida que ia crescendo. Antes de pôr aparelho utilizei uma série de coisas na boca, coisas que só os dentistas percebem por que é que é necessário e nós só temos de aceitar sem saber muito bem porquê.

Quando andava no 7º ano foi quando pus pela primeira vez aparelho nos dentes. É muito engraçado porque algumas das reacções que Raina teve foram exactamente as minhas. Foi como voltar atrás no tempo. Para além de aparelho, tal como a Raina, também me apareceram imensas borbulhas na altura (mas também é normal durante a puberdade) e o meu cabelo também passou de liso a ondulado sem eu perceber bem porquê. Gostei tanto destas semelhanças e de agora, uns anos depois, poder reviver esses momentos de uma forma bem menos traumatizante do que quando as vivi.

Este livro fala de muito mais além de colocar aparelho nos dentes, obviamente. É basicamente a história da adolescência da Raina. Paixonetas, grupos de amigos que acabam e se criam, desilusões e, o foco principal do livro, a maneira como mudamos fisicamente e como temos de aprender a lidar com isso.

Eu, com as minhas borbulhas, óculos e aparelho na altura, era tudo menos uma pessoa confiante na minha imagem. Ainda hoje não sou, apesar de as borbulhas serem menos e o aparelho ter saído dos meus dentes. Tal como a Raina, também "sofri" bastante com a minha aparência, especialmente com os meus dentes e o meu cabelo, que passou a ter demasiado volume para uma rapariga que sempre se habituou a ter cabelo liso. Pode parecer superficial, mas na altura não havia mais preocupações sem ser parecer bem para os outros e importarmos-nos com o que os outros pensavam. É triste mas é verdade, na adolescência só queremos que toda gente goste de nós e que sermos minimamente aceites. Felizmente sempre tive um grupo de amigas que sempre me apoiaram e que ainda são as minhas melhores amigas hoje em dia!


Apesar de não acontecer assim nada bombástico ou surpreendente, adorei esta graphic novel! Aborda vários assuntos que todos passamos na adolescência e aqueceu-me mesmo o coração.

O que mais gostei de ver foi como todas as coisas que aconteceram à Raina foram coisas que me aconteceram a mim também. Aliás, acho que muitos se vão conseguir identificar com esta graphic novel por isso mesmo, são as coisas simples da adolescência pela qual todos nós já passámos ou estamos a passar. Gostava imenso de ter lido esta graphic novel na altura, para não me sentir tão sozinha, apesar de ter sempre o meu grupo de amigas e uma delas também teve de usar aparelho tal como eu. Mesmo hoje em dia, anos depois da puberdade (diz esta moça de 20 anos), foi bom ler esta história e sentir que alguém passou por imensas coisas pelas quais eu também tive de passar.

A história termina quando a Raina tira o aparelho e eu adorei este pormenor. É literalmente a história de uma adolescente de aparelho. Quanto a mim, tirei o aparelho no 9º ano mas os meus dentes voltaram a afastar-se ao longo dos anos. No 12º mudei de dentista e voltei a pôr aparelho, o que na altura também não foi muito fácil para a auto-estima porque parecia que essa altura de aparelho já tinha passado e agora era obrigada a viver o pico da minha adolescência todo outra vez. Acabei por tirar o aparelho dois anos depois, no início do meu 2º ano da faculdade. O espaço entre os meus dentes nunca ficou totalmente fechado, mas agora é algo que gosto bastante em mim (e agora até há modelos com dentes separados e tudo. Onde é que estavam estas modelos quando eu tinha 13 anos?). Tal como a Raina, percebi que não posso estar sempre à procura da aprovação dos outros e que não é a minha imagem que vai mudar o que as pessoas que gostam realmente de mim sentem por mim.

Gostei muito das ilustrações e da forma como a autora conseguiu contar uma história de anos sem parecer que estava a avançar demasiado depressa.

Eu sei que esta opinião ficou mais pessoal do que o costume mas queria mesmo falar de como me relacionei imenso com esta história. Se querem uma graphic novel para vos aquecer o coração e para reviverem um pouco os tempos de adolescência, recomendo imenso!

4.5

Sem comentários:

Enviar um comentário