27.10.16

Por que não li nada em Outubro e por que é que não estou chateada com isso

É verdade. Pela primeira vez em 3 anos, altura em que comecei a ler muito, passou um mês sem que eu tivesse terminado um livro. O ano passado, talvez tivesse ficado chateada ou não sei, uma parvoíce dessas, porque não tinha acabado nenhum livro e não tinha feito nada de produtivo no mês e essas coisas todas.
Este ano, não me importo nada com isso. É óbvio que gostava de ter lido qualquer coisa porque 1) gosto imenso de ler e 2) a minha TBR chega quase ao tecto e preciso de começar a baixar a pilha, mas é algo que acontece e não me estou a martirizar porque não li nada.

Sinceramente, foram várias as razões que me fizeram não ler nada este mês:

  • Tempo/Paciência
Outubro é sempre o mês mais complicado. Não por ser muito pesado em termos de entregas, nada em comparação a Novembro, mas porque ainda me estou a habituar ao ritmo. Se voltar aos meus wrap ups dos anos anteriores, normalmente Outubro é sempre o mês em que leio menos. Quando digo que não tive tempo, é mais não tive tempo ou paciência para arranjar tempo para ler. Como andava tão à toa com a faculdade, acabava por ler apenas nos transportes ou então chegava a casa e via vídeos.

  • Desilusões
Outra das razões era o facto de sempre que eu pegava no livro, livros que eu estava super ansiosa por ler como o The Goal de Elle Kennedy ou o A Torch Aginst The Night de Sabaa Tahir, eles eram uma desilusão e não me agarravam como eu estava à espera, especialmente o The Goal, o último livro de uma das minhas séries preferidas. Chegou a um pouco em que eu já não sabia se o problema era meu ou era mesmo dos livros que tinha escolhido.

  • BROTHERS AND SISTERS!!!
Claro, por trás de um mês sem leituras está sempre uma grande série, já dizia o ditado. A verdade é que mais ou menos a meio do mês descobri esta série (funny story: estava a dar na Sic Mulher e uma pessoa faz zapping para não ter de ir estudar e fica viciada numa série. Ha.). Honestamente, uma das melhores séries que já vi. Eu adoro séries sobre famílias (Parenthood, Shameless,...) e quanto mais disfuncionais melhor. Esta série tem tudo o que eu posso pedir e muito mais. Tem personagens LGBT (as minhas faves), tem drama e é cómica. Bem, escusado será dizer que passei uma semana e tal (12 dias para ser exacta) a ver as 5 temporadas e que livros era uma coisa que nem me passava pela cabeça. Tendo em conta a razão anterior, foi complicado ver a série e não ter de faltar a algumas aulas para fazê-lo, mas tudo se resolveu. Agora que acabou estou muito perdida na vida e a ver séries onde os actores participam actualmente. Judge me!

Believe me WORTH IT!

Porque é que não estou chateada?

Porque sinceramente há outras coisas que gosto de fazer para além de ler e eu tenho de começar a aceitar isso. Claro que sinto falta de ler, mas se não tivesse feito uma pausa nunca tinha visto Brothers and Sisters ou então aproveitado para descansar um bocado a cabeça. 
Agora estou pronta para começar a ler e até pegar em livro que deixei para trás.

Acho que com o que queria dizer com este post é que vejam Brothers and Sisters. Não, estou a gozar. É que não metam esta pressão que não existe em cima de vocês. Sinceramente, até hoje tinha esta pressão de que tinha obrigatoriamente de ler pelo menos um livro por mês porque ler é uma coisa que eu adoro fazer e que é minha, me identifica. No entanto, as pessoas são muito mais que um hobby e se eu não li nada este mês what's the big deal?! Não que alguém me estivesse a dizer alguma coisa, mas era eu própria que não admitia não ler nada durante um mês inteiro. 

Durante séculos deixei de ver séries e filmes porque tinha de ler, e tinha o blog e tinha de ler um número X de livros todos os meses. E na altura era isso que me deixava feliz. Ultimamente é que me tenho apercebido que deixei de ver séries e ver tantos filmes como via só porque já não tinha tanto tempo livre e tinha mesmo de ler no tempo que tinha e isso deixava-me triste. Só há uns tempos para cá é que comecei a perceber que se eu gostava de ver mais séries e filmes então era mesmo isso que tinha de fazer. Okay, leio menos 2 livros, qual é o problema? 

Onde quero chegar é que se têm aquela série para ver há 2 anos mas que nunca pegaram porque não querem desperdiçar o tempo que têm a fazer coisas senão ler e se não vos está a deixar felizes e sentem que ler é uma obrigação, força! Vejam a série, descansem um bocadinho porque os livros vão continuar lá no final.

Acho que este texto (que já vai longo) é mais para mim do que para alguém. EU é que não consigo aceitar gastar o meu tempo em coisas que me roubam tempo para ler e tenho de começar a fazer as coisas quando me apetece e não ter esta pressão sobre mim.

Façam o que vos deixa felizes. Se é ler 10 livros por mês e se se divertem a fazê-lo, acho completamente bem. Mas se estão a ler e estão a pensar naquele filme que vos apetece mesmo ver mas que ainda é um filme de 3 horas e nesse tempo eu conseguia acabar um livro, façam o que vos apetece. 

Para mim, sempre foi dificil arranjar um bom equilíbrio entre trabalhos que tenho de fazer, aulas a que tenho de ir, filmes que quero ver, livros que quero ler, séries com as quais quero obcecar. Acho que a resposta está em não pensar muito no assunto. Fazer o que me apetece. Aceitar que há outras coisas de que gosto e que tenho de escolher o que me apetece fazer no momento e não em como isso vai reflectir no número de livros que leio.

(Oh well, este post já vai longo. Espero ter ajudado alguém, nem que seja a descobrir Brothers and Sisters! Vejam a sério, o Kevin e o Scotty são um dos melhores casais de sempre!)

1 comentário:

  1. Eu adoro ler mas infelizmente perco-me muito com outras coisas e com o trabalho&escola é muito complicado arranjar mais tempo. Mas acho que fizeste muitíssimo bem porque temos de conseguir dividir-nos um pouquinho por todas as coisas que gostamos de fazer, certo? :)

    ResponderEliminar