20.2.14

Top 5: Maus Hábitos Literários

Vi um vídeo muito giro da Shannon do cozyteareads e achei adequado para o Top 5 desta semana. Tal como o nome diz, o objetivo é nomear 5 maus hábitos que tenho quando leio um livro.



1. Arrisco pouco
Eu adoro ler, mas acabo sempre por ler livros dentro da minha zona de conforto e nunca arrisco muito para ler outro tipo de livros. Eu sei que é horrível, mas por exemplo, já ando há muito tempo curiosa para ler o The Knife of Never Letting Go, mas acabo sempre por nunca comprar porque acho que não vou gostar por ser um rapaz de 12 anos a personagem principal. Não sei porquê, mas fico sempre no YA e nunca experimento ler outros livros em que estou interessada.

2. Sou pouco crítica a classificar os livros
A verdade é que acabo sempre por dar 4 ou 5 estrelas aos livros que leio e, mesmo assim, apesar de 4 não ser mau, na minha cabeça parece que é. Acabo sempre por variar apenas nessas duas e só dou 3 quando já não gostei nada, apesar do que tenho na classificação.

3. Não releio livros
Eu vou ser sincera, eu tenho medo de reler livros, mesmo que os considere os meus preferidos. Eu sei que isto pode parecer mau, mas a verdade é que tenho medo que ao reler descubra coisas de que não gostei ou que já não sinta o mesmo que senti quando o li pela primeira vez, porque já sei a história e não me emociona tanto. Há livros que quero reler, porque os adoro, mas tenho medo de que se o fizer, deixe de gostar tanto deles.

4. Leio mais à frente
Quando gosto imenso de uma personagem, às vezes quando estou a ler, tenho de ver as páginas mais à frente para ver quanto tempo falta para essa personagem aparecer ou se posso ler à vontade porque essa personagem vai aparecer durante muito tempo e posso ficar descansada. Isto é horrível porque já vi imensos spoilers assim, mas eu não me consigo controlar.

5. Só conseguir ler quando está silêncio
Eu antes não era assim, eu até com a televisão ligada conseguia ler. Mas ultimamente tenho tido imensas dificuldades em imaginar os cenários na minha cabeça e só o consigo fazer se estiver num sítio sem nenhum barulho. Só no autocarro e no metro é que não me faz confusão mas tenho sempre preguiça de tirar o livro da mala.

5 comentários:

  1. Adoro a Shannon :D E tenho que fazer este top >.<
    Também só consigo ler com silêncio... É uma chatice!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto imenso dela! Já estou curiosa para ler as tuas respostas.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ahahah :) alguém como eu :) tb não tenho por hábito reler os livros nem tão pouco os filmes :/ e também é raro ler sem estar em silêncio (é como gosto mais de ler). Para além disso (e esta foi a parte que mais gostei lol), também vou espreitar quando aparece a minha personagem, umas páginas à frente (mas só ganhei esse hábito a ler As crónicas do gelo e do fogo, em que cada capítulo se refere a uma personagem diferente).
    Gostei tanto do teu blogue :) a seguir** beijinhos
    maryredhair.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aww muito obrigada! Eu vou sempre ver mais à frente, não me consigo controlar, tenho de confirmar para ver se não lhe acontece nada!
      Beijinhos :)

      Eliminar
  3. Compreendo o 3. Vou reler alguns livros porque quero, mas há muitos que não arrisco por isso mesmo :x

    ResponderEliminar