23.5.14

Opinião: The Last Princess

Tenho de admitir que comprei este livro um pouco pela capa e pela sinopse. A meu ver, este livro tinha tudo para as 5 luas, não só por grande parte da acção se passar em Londres, mas também porque a sua premissa é muito original.


Autor(a): Galaxy Craze
Editora: Poppy

Antes de mais, eu adoro esta capa, desde as cores do céu, à paisagem de Londres destruída. O nome da autora, Galaxy Craze, também é qualquer coisa. Depois de ler este livro descobri que a autora foi também actriz e chegou a participar em alguns filmes nos anos 90, um deles um filme do Woody Allen.

Este livro retrata um mundo pós-apocalíptico, em que o nosso planeta ficou completamente destruido depois dos "Seventeen Days", em que todos os vulcões entraram em erupção e houve terramotos, tsunamis e todos os desastres naturais possíveis. A nossa protagonista, Eliza, pertence à família real inglesa, sendo uma dos três filhos do rei de Inglaterra. Depois de um ataque ao Buckingham Palace, Eliza é a única que consegue fugir, juntando-se às forças inimigas para se vingar do homem que fez mal à sua família.


Com esta sinopse, a autora poderia ter escrito um livro espectacular, pois acho que tem tudo para dar certo. O problema é que a autora não soube explorar muito bem o potencial da história. Não que seja um livro mau, porque não o é, mas sinto que muito mais poderia ter sido feito.

Como é um livro muito curto, tudo é muito pouco desenvolvido, tanto as personagens, como este mundo pós-apocalíptico que a autora criou. Por esta razão, este livro tem um pouco um formato de um filme, com cenas muito rápidas que tinham potencial para serem mais exploradas e melhor criadas.
Honestamente, nem me importei muito, e talvez se tivesse lido noutra altura me tivesse importado mais, porque quando o li estava à procura de algo rápido e divertido, em que não precisava de estar muito atenta para compreender a história toda. Tal como no filme, como já referi em cima, as cenas vão surgindo e tudo faz sentido sem ser necessário um esforço extra para acompanhar tudo.

Gostei muito das personagens, especialmente do Wesley e da protagonista, a Eliza, mas, tal como tenho vindo a referir, a autora não explorou tanto como eu queria que tivesse feito.



Gostei muito do facto da acção se passar no Reino Unido, especialmente em Londres, e de se focar na família real, chegando mesmo a mencionar a Princesa Diana e a Princesa Kate. Para quem já teve a oportunidade de visitar algumas cidades inglesas onde a acção decorre, como Londres, por exemplo, que eu já  tive a oportunidade de visitar, é muito engraçado ver como a acção se encaixa em sítios que já conhecemos.

Na minha opinião, o livro é muito lento de inicio, e cheguei mesmo a pensar se tinha feito bem em comprá-lo, mas quando começa a acção, o livro torna-se muito viciante. Nessa altura estava certa que daria 4 luas, mas para o final perdeu um pouco do ritmo e acabei por dar apenas 3,5.

Este livro tem muitas opiniões negativas no goodreads e, sinceramente, consigo perceber o porquê. Consigo entender que muitas coisas ficaram pouco desenvolvidas e que o livro pode ter desiludido muitos por acharem que seria algo mais complexo do que é. Mas mesmo assim, para quem pretende ler um livro com muita acção, um pouco de romance (se bem que muito pouco) e uma história original, penso que é um bom livro.


Este livro deu-me imensa vontade de ler mais livros deste género e estou ansiosa para ler um livro que tem o que faltou neste.

Existe uma continuação, de seu nome Invasion, mas ainda não percebi muito bem quando é que sai ou se vai mesmo sair.

Concluindo, acabei mesmo por dar 3.5 luas, mas mais próximo do 4 do que do 3, porque é uma leitura leve, boa para passar o tempo, mas sinto que ficou por explorar muito do que, bem feito, poderia ter tornado este livro espectacular.

3.5

1 comentário:

  1. A capa é muito gira! Adicionei á minha To be Read list pois fiquei com curiosidade.. é uma distopia (género que adoro) e passa-se em Londres!!
    No fim do post disseste que ficaste com vontade de explorar mais livros deste gérnero (distopia), provavelmente já conheces e se calhar já leste, mas se não devias mesmo experimentar ler o Divergente!! :)

    johnsreportblog.blogspot.com

    ResponderEliminar