12.5.14

Let's Talk: Emprestar livros ou não?



Tenho de admitir algo: Eu odeio emprestar os meus livros.

Eu sei que dito assim até parece mal, mas sinto que os outros não entendem como gosto dos meus livros e como gosto de os ter em boas condições, pelo menos quando os compro assim.

Há pouco tempo, com o aniversário de uma amiga minha, precisava de algo para lhe dar mas não sabia bem o quê. Como ela já andava há algum tempo a pedir para lhe emprestar o The 5th Wave, eu acabei por lhe comprar uma cópia, não só porque era uma coisa que sabia que ela queria, mas também porque não lhe queria emprestar um livro que adoro, com medo que voltasse em más condições.

Eu sei que isto parece mal, mas eu tenho alguns traumas com alguns livros que emprestei. Lembro-me de ter emprestado o Amy and Roger's Epic Detour a duas amigas minhas. A primeira trouxe-me o livro exactamente nas mesmas condições em que o tinha emprestado, mas a segunda trouxe-me o livro já com o plástico da capa a sair porque o deixava na mala e não tinha cuidado a transportá-lo. Desde aí que fiquei com um trauma gigante de emprestar livros a alguém.

Se calhar é exagero da minha parte, este cuidado excessivo com os livros, mas se é algo que eu gosto e no qual eu gastei dinheiro, acho que tenho o direito em querer que estejam bem cuidados, para também me durarem alguns anos.

Acidentes acontecem, é verdade, mas prefiro ser eu a "estragar" os livros do que os outros. Pelo menos assim só fico chateada com a situação e com mais ninguém.

A única pessoa à qual gosto de emprestar livros é à minha irmã. Não só porque adoro que ela leia os mesmos livros que eu para depois podermos falar sobre isso (e porque é a única cá em casa que ainda consigo convencer), mas também porque sei que ela os vai tratar bem.

Mas o principal problema em emprestar livros, pelo menos para mim, que não gosto nada de confrontos, é como dizer que não queremos emprestar. Muitas vezes nem toco no assunto para não me pedirem outra vez, mas eu também gosto de falar sobre os livros que leio.

Concluindo, eu sei que pode parecer um exagero e até um pouco egoísta, mas eu não gosto mesmo nada de emprestar livros. :\

E vocês? São como eu e também não gostam nada de emprestar ou emprestam sem problemas?

3 comentários:

  1. Eu empresto sem problemas, o pior é mesmo quando eles estragam-se mais por causa dos ctt do que mesmo das pessoas...é mesmo chato. :/ Mas não me importo nada de emprestar =)

    ResponderEliminar
  2. Compreendo-te e acho que só quem emprestou e nunca os viu de volta ou num estado desagradável é que pode ter medo de emprestar, é compreensível.

    Eu como gosto de tratar bem os meus também trato bem o dos outros e não me importo de emprestar, apesar de já ter ficado sem 1 livro.
    E às minhas amigas até agora tem corrido bem :)

    ResponderEliminar
  3. Também não gosto nadinha de emprestar. Só à minha melhor amiga, que sei que os trata com muito carinho. :) Mas, quando me pedem, eu não consigo dizer que não, eu fico com isso na consciência. Estou a emprestar a coleção d' "As Gémeas no Colégio de Santa Clara" a uma rapariguinha e os livros, que eu demorei séculos para puder convencer a minha família e completar a coleção, entrega-mos com as capas todas dobradas, mas eu não consigo recusar. :( Mas enerva-me ver nem que seja um simples vinco. Odeio.
    *Mistery

    ResponderEliminar