8.7.14

Opinião: Poison Study

Ainda não consegui perceber se gostei deste livro ou não, só sei que não foi mesmo o que esperava, infelizmente. Tinha muita curiosidade em ler um livro de fantasia, sendo que nunca foi um género que me cativou especialmente. Como já tinha visto muitas opiniões positivas sobre esta trilogia e sabendo que se ia tornar numa saga, com o quarto livro a ser lançado este ano, decidi arriscar.


Autor(a): Maria V. Snyder
Editora: Mira

Neste livro seguimos a história de Yelena, condenada à forca depois de ter morto o filho do general que tomou conta dela desde pequena. Quando lhe é dada a oportunidade de escolher entre a sua morte e ser a provedora do Comandante responsável por Ixia, de forma a detectar veneno na comida, Yelena não hesita na sua escolha. Ao longo do livro é-nos revelado o porquê de Yelena ter morto Reynald, o filho do general, e vamos acompanhando a sua história e a sua relaçao com Valek, o conselheiro do Comandante, e todos os outros que vivem no castelo.

O inicio do livro foi muito bom e deixou-me muito curiosa para continuar a história. O problema foi o meio do livro, em que praticamente nada aconteceu e em 200 páginas tudo o que a protagonista fez foi andar de um lado para o outro sempre a tentar evitar quem a queria matar. 
Quando penso nisso, admito que talvez essa parte fosse necessária, para podermos ter a oportunidade de ver Yelena crescer e a tornar-se mais forte, mas achei um bocado repetitivo e aborrecido, não me interessando muito sobre o que acontecia na história ou às personagens.

Mesmo assim, consegui gostar da protagonista, mas as minhas personagens preferidas têm de ser o Ari e o Janco, que aparecem a meio do livro e  são uma lufada de ar fresco para um livro bastante aborrecido, sendo eles uma das principais razões de ter continuado a leitura. Adorei a relação entre eles e a Yelena e são as únicas personagens pelas qual me interessei realmente. Achei as personagens bem desenvolvidas e só tive pena que a Yelena e o Valek não se tivessem aproximado mais cedo, porque acho que assim teria gostado muito mais do livro.


Gostei também do mundo construído pela autora, não necessariamente da parte da magia, mas sim de um mundo onde o país esta dividido por várias colónias militares, havendo um comandante que controla tudo, pois achei muito interessante ver o contraste de um ambiente militar num ambiente medieval. 

Tenho de admitir que a autora ainda me conseguiu surpreender nalguns momentos, mas sinto que a maior parte da acção se deu nas últimas 50 páginas e tenho pena que esse ritmo não se tivesse mantido logo desde o inicio.

Felizmente, a escrita da autora é muito acessível e o livro lê-se muito bem, o que me permitiu ler com alguma rapidez, apesar de não estar a gostar muito da história. No entanto, tenho alguma curiosidade em ler os próximos livros, especialmente para ver o que acontece ao Janco e ao Ari, mas ainda não sei se o vou fazer.

Apesar de só conseguir dar 3 luas, recomendo este livro para quem gosta deste género, porque, mesmo que eu não tenha achado particularmente interessante nalgumas partes, no geral, é uma boa história e as personagens estão bem desenvolvidas. Para mim faltou qualquer coisa, talvez mais romance, admito, mas tenho mesmo pena de não ter gostado tanto como estava à espera.

Sem comentários:

Enviar um comentário