8.2.15

Opinião: How to Fall in Love

Autor(a): Cecelia Ahern
Editora: Harper
Formato: Paperback
Da Mesma Autora Também Li: The Year I Met You

Normalmente não leio chick-lits, mas depois de ler a sinopse deste e de reconhecer o nome da autora, fiquei bastante interessada e decidi arriscar-me neste género. Este livro ficou um pouco abandonado na prateleira e acabei por me lembrar dele quando já tinha tentado começar uma série de livros e não conseguia entrar em nenhum.

Neste livro seguimos a história de Christine, uma mulher que acaba por ver a sua vida mudar quando decide salvar um estranho de se suicidar, Adam. Para o convencer a não saltar da ponte, eles fazem um acordo em como Christine têm de lhe mostrar como a vida vale a pena até ao seu aniversário.

Ler este livro foi como ver uma comédia romântica, sem tirar nem pôr. Se calhar é assim que todos os chick-lits funcionam, mas como nunca tinha tido a experiência de ler um não sabia bem o que me esperava. Não esperava gostar tanto deste livro como gostei, especialmente porque achava que se as personagens eram mais velhas, o livro se tornaria aborrecido por abordar temas que não me interessavam tanto, mas foi precisamente o contrário.

Adorei mesmo a Christine, a protagonista desta história, o seu humor e a forma como narrou a história. Apesar de não me conseguir relacionar a 100% com os seus problemas, adorei a forma positiva como sempre tentava encarar a situação em que se encontrava.

O Adam é o nosso protagonista masculino e, uma vez que que é uma personagem que lida com depressão, acaba por ser mais negativo do que outra personagem a que estamos habituados. Mesmo assim a autora tem a capacidade de nos permitir ver aquilo que o Adam é realmente por baixo da sua tristeza e acabei por gostar imenso dele e por simpatizar bastante com a sua personagem.

Penso que este contraste de personalidades entre as personagens foi o que tornou este livro tão especial. O facto de Christine tentar encontrar sempre algo positivo e de os colocar sempre em situação bastante caricatas tornou este livro bastante divertido, apesar de temas tão pesados como o suicídio e a depressão. A autora conseguiu abordar os temas de uma forma importante, sem tornar o livro muito pesado.

Gostei muito de como a relação entre os dois se desenvolveu pois a autora explorou bastante a amizade que cresceu entre os dois antes da parte romântica, algo que tenho gostado imenso de ler recentemente.

Senti que o final foi talvez um pouco apressado, em comparação com o ritmo do livro, mas isso não me fez gostar menos dele.

A acção decorre na Irlanda, especialmente em Dublin, tal como a maior parte dos livros da autora, e adorei o ambiente criado. Sinto que um livro tem qualquer coisa de especial quando me faz querer viajar para os locais mencionados, como foi o caso.

Sendo um chick-lit, tem os típicos clichés que todos esperamos mas que eu adoro ler. Todas as cenas românticas são dignas de um filme, especialmente a última, que nos faz derreter ali de tanta fofura!

A escrita da autora é muito cativante e bastante fluída. Tem algumas expressões inglesas que me apanharam um pouco de surpresa mas deram outra magia ao livro.
Achei isso durante bastante tempo, mas acho que esta autora me conquistou e me fez abrir os olhos para este género literário, que quero explorar um pouco mais.
Acho que a autora ganhou uma nova fã e quero imenso ler outros livros da sua autoria. Acabei por dar 5 luas bem merecidas e por abrir os olhos a este género literário.

Este livro já foi publicado em Portugal pela Editorial Presença com o título "O Amor da Tua Vida".

1 comentário:

  1. Já li um livro de Cecelia Ahern, "Obrigada pelas Recordações", que me deram no Natal de 2013. Foi assim que conheci a autora e, apesar de ter achado a escrita muito bonita e a ideia por detrás da história original, confesso que foi uma leitura fraquita. Desde aí nunca pensei muito em ler mais livros da autora, mas atraíste a minha atenção para este. Parece ser uma história mesmo interessante. OMG, que capa LINDA! A portuguesa também é bonita, mas a original... Meu Deus, é mesmo linda!
    Beijinhos!
    *Mistery

    ResponderEliminar