29.3.15

Opinião: Captured

Título: Captured
Autor(a): Jasinda & Jack Wilder
Editora: Self-published
Formato: Ebook
Da Mesma Autora Li Também: Wounded

Quando terminei o Wounded não soube logo que existia uma continuação. E se bem que este não é uma contiuação propriamente dita, o Hunter e a Rania aparecem e esta é a história de uma personagem que conhecemos anteriormente. Assim que soube, comecei a ler este livro com expectativas bastante elevadas,uma vez que o Wounded é um dos meus livros preferidos deste género.

Tenho de confessar que a sinopse não me interessou totalmente. Se este fosse um livro sem qualquer ligação ao Wounded,o mais provável era não ter pegado nele. Por norma não costumo gostar de livros em que um dos protagonistas perde o amor da sua vida e volta a reencontrar esse amor noutra pessoa. Não sei porquê mas este tipo de sinopses nunca me atrai muito, talvez por ser demasiado triste e porque sei que o vou ficar durante a leitura. Mas como neste livro o Hunter e a Rania apareciam e o protagonista era o Derek, uma das personagens secundárias do Wounded, decidi dar-lhe uma oportunidade.

O que mais gostei neste livro foi mesmo a parte militar, especialmente as cenas narradas pelo Derek. A autora não centra apenas a narrativa no que acontece depois do Derek já ter regressado a casa, mas explora também o seu tempo na guerra, descrevendo os combates e os locais. Não sei bem porquê, mas todas estas partes foram das minhas preferidas no livro.

No inicio da história, Derek e Tom, o marido de Reagan, a protagonista, são raptados por talibãs durante uma missão no Afeganistão. Tom acaba por morrer, pedindo a Derek para encontrar a mulher e dizer-lhe que sempre a amou. Quando é resgatado, Derek vai ao encontro de Reagan e é a partir daqui que a nossa história começa.

Em geral, gostei do livro. Chorei logo umas 3 vezes nos primeiros capítulos e a Jasinda Wilder é das melhores autoras no que toca à temática militar. A autora aborda o tema do PTSD de uma forma muito crua e real. Por norma, gosto muito de ler sobre este tema e a autora consegue fazer o leitor entender um pouco melhor tudo aquilo que a personagem está a sentir, fazendo-nos ter uma noção desse sofrimento.

Inicialmente, não gostei muito da Reagan. Não é que seja uma personagem difícil de gostar, mas simplesmente não me consegui identificar com ela e não senti qualquer ligação. Quanto ao Derek aconteceu exactamente o oposto. Adorei a sua personagem e tocou-me bastante algumas das situações pelas quais teve de passar. Foi sempre uma personagem muito interessante de acompanhar e os seus capítulos eram os meus preferidos.

Gostei da relação entre as personagens, mas não foi a minha preferida de sempre. Os dois acabam por ter os seus momentos fofos, mas não senti tudo o que normalmente sinto quando gosto de um casal. Pode ter sido por não gostar assim tanto da Reagan porque, para mim, para um casal funcionar, tenho de gostar das personagens como individuais primeiro.

Quando ao conteúdo adulto do livro, era algo que já sabia que o livro continha e tinha consciência disso quando comecei a sua leitura. O que não esperava era cenas que duravam vários capítulos e que acabavam por ser sempre a mesma coisa. Muitas vezes dei por mim a saltar algumas páginas porque parecia que estava a ler exactamente o mesmo que tinha lido nos capítulos anteriores. Achei esta parte do livro bastante monótona e sempre que se aproximava uma cena tudo o que pensava era "not again...".

Adorei a "participação especial" da Rania e do Hunter e para quem já leu o Wounded, vale a pena ler este livro só para saber o que lhes aconteceu após o final do seu livro.

Concluindo, este é um bom livro para pessoas que gostam da temática militar e para quem não se sente incomodado com várias cenas de conteúdo adulto. Na minha opinião não é tão bom como o Wounded, mas é uma boa companion novel. Se a autora escrever mais livro sobre esta temática lerei de certeza.

Sem comentários:

Enviar um comentário