4.3.15

Opinião: Killing Sarai

Autor(a): J. A. Redmerski
Editora: Self Published
Formato: Ebook
Da Mesma Autora Li Também: The Egde of Never, The Edge of Always

Fiquei com vontade de ler este livro depois de o ter visto no canal da Pam do Garota It. Não sei bem o que foi que me fez pegar neste livro, talvez a descrição que a Pam fez no video, mas fiquei mesmo curiosa, sendo que o nome da autora ajudou à causa, uma vez que já li a sua outra duologia The Edge of Never e gostei muito.

O livro começou bastante bem e prendeu-me logo de imediato. Segundo a sinopse, esta é a história de uma rapariga, Sarai, que foi levada para o México contra a sua vontade e acabou por ficar refém de um gang de traficantes de droga. Sarai consegue escapar com a ajuda de Victor, o primeiro americano que vê desde que ali chegou. Gostei muito do começo do livro, que oferecia o que a sinopse prometia. No início vemos como Sarai consegue escapar com a ajuda de Victor e quando tudo se começa a resolver e achamos que a história ficará por ali, reparamos que vamos a metade do livro e que ainda nos espera uma história completamente diferente da primeira. Acho que podemos considerar este livro um dois em um, uma vez que a primeira história nada tem a ver com a segunda. Este livro teria acabado com 4 luas, à vontade, se a história terminasse na primeira parte do livro.

Ao longo da segunda parte, o livro foi perdendo qualidade, não só na história em si, mas também no ritmo e até o ambiente do livro. Tive imensa dificuldade para terminar este livro e cada página que lia ficava cada vez mais desmotivada por a autora ter estragado um bom livro e transformá-lo em algo que não me prendeu minimamente.

A autora quis acrescentar tudo e mais alguma coisa neste primeiro livro de uma série de 5, talvez para que os restantes livro se dedicassem apenas às missões executadas pela Sarai, mas penso que um primeiro livro apenas a introduzir a história da Sarai teria sido uma melhor aposta.

Quanto às personagens, gostei da Sarai, uma personagem forte e determinada, que sofreu bastante mas mesmo assim nunca desistiu.

Quanto ao Victor, simplesmente não me consegui ligar com a sua personagem apesar de alguns capítulos serem narrados na sua perspectiva. Apesar de ser um assassino, e se calhar eu é que já devia estar à espera, parece que não tem qualquer emoção e, apesar de compreender essa característica como parte da sua personagem, para mim não me despertou aquela curiosidade e aquela certeza de que a sua personagem é mais para além daquilo que mostra ser.

A relação entre os dois foi (supostamente) crescendo ao longo do livro, mas a verdade é que não vemos muito desse crescimento, o que pode parecer estranho. De um dia para o outro a Sarai começa a sentir-se atraída pelo Victor e de repente começam esta relação que não é relação e que tornou mais difícil apoiar os dois juntos. Eles têm sentimentos um pelo outro mas parece que esses sentimentos estão apenas lá e não vemos nada de muito concreto que nos mostre realmente isso.

Algumas cenas, especialmente as da segunda parte, não são mesmo o meu estilo e numa delas cheguei mesmo a ficar enojada com o que estava a acontecer. A partir daí este livro desceu para as 2 luas e não houve nada que o salvasse dessa classificação.

Apesar de ter gostado da outra duologia da autora, este primeiro livro da série, que não pretendo continuar, não me convenceu. Mesmo assim, para quem já é fã da autora, o melhor é mesmo experimentar por si e ver se alguns pormenores não vos fazem tanta confusão como a mim. Para quem nunca leu nada da autora, recomendo mesmo a duologia The Edge of Never que é maravilhosa e tem um protagonista principal que é mesmo boyfriend material.


Sem comentários:

Enviar um comentário