24.2.14

Let's Talk: Ler novelas

Já há algum tempo que queria fazer uma rubrica em que falo de assuntos relacionados com livros. Digamos que eu não sou a pessoa mais criativa a arranjar nomes giros para rubricas por isso ficou simplesmente "Let's Talk".

Hoje venho falar de novelas. É cada vez mais frequente existirem novelas para cada série. Uma novela é como uma espécie de dois ou três capítulos que explicam alguns dos acontecimentos que aconteceram no livro "principal" que não foram colocados por serem apenas explicações adicionais para o leitor entrar melhor no mundo criado.

Por vezes as novelas também ajudam a introduzir um novo livro de uma série, ou pelo menos, preparar o leitor, recordando detalhes importantes para o próximo livro, que podem ser esquecidos quando se espera durante um ano.

Ultimamente tenho lido mais novelas pois sinto que me tem ajudado a apreciar melhor um próximo livro de uma série, uma vez que é uma forma rápida de relembrar todos os pormenores que ficaram esquecidos com a vantagem adicional de saber sempre mais qualquer coisa sobre as personagens.

Ainda foram poucas as novelas que li mas planeio ler mais algumas sempre que sentir a necessidade de recordar qualquer coisa esquecida antes de avançar na série.

As novelas que já li foram:



A Breve Segunda Vida de Bree Tarner
A novela da saga Twilight de Stephenie Meyer

Radiant
A novela da trilogia Unearthly de Cynthia Hand

Destroy Me
A primeira novela da trilogia Shatter Me de Tahereh Mafi

Roar and Liv 
A primeira novela da trilogia Under the Never Sky de Veronica Rossi

Algumas das novelas que planeio ler:


E vocês? Acham útil ler novelas ou nem por isso? Quais as novelas que já leram?

1 comentário:

  1. Vou ser sincera, não sou uma grande fã desta nova tendência das novelas. Se por um lado têm a vantagem de explorar algumas coisas que no livro não foram explicadas (e nesse aspecto, acabam por ser boas), penso que também isso poderá comprometer o investimento do autor no livro- Ele poderá referir-se a algumas partes de uma forma mais vaga já com o intuito de, posteriormente, escrever a dita novela que depois apenas estará dispoível em formato digital e por um preço que, na minha opinião, é um pouco elevado para aquilo que lemos. Por isso, neste momento, acho que as novelas acabam por ser quase que uma espada de dois gumes ...

    Bjs

    ResponderEliminar