2.5.14

Opinião: Convergente

Este é o terceiro e último livro da trilogia Divergente de Veronica Roth. Muito se disse em relação ao final deste livro e eu não consegui escapar aos spoilers e acabei por saber tudo o que acontecia no final.
Como não quero que isso aconteça a ninguém, esta opinião não tem quaisquer spoilers.


Título Original: Allegiant
Autor(a): Veronica Roth
Editora: Porto Editora

Eu li este livro em português, editado pela Porto Editora, e achei a tradução um pouco esquisita. Não sei se sou eu que como já estou mais habituada a ler em inglês, me faz alguma confusão ler algumas expressões em português, mas não gostei tanto desta tradução como as dos livros anteriores. A verdade é que o tradutor dos dois primeiros livros não é o mesmo deste, mas não sei se o problema não foi só mesmo meu.

Gostei muito da primeira parte do livro, especialmente da forma como a autora conseguiu explicar de forma simples o porquê das facções e de todos os outros acontecimentos dos dois primeiros livros, respondendo a muitas perguntas que tinham ficado sem resposta.

Depois desta primeira parte de explicação, comecei a perder um pouco o interesse pelo livro. Não sei bem o porquê, mas na parte da acção senti que estava a ler mais do mesmo. Como se tudo o que eles fazem nestes livros é chegarem a um sitio novo e revoltarem-se a seguir. Eu percebo a ideia da autora, e não sei se o problema não terá sido meu, por não me apetecer ler algo assim naquela altura, talvez, mas a parte da acção aborreceu-me um pouco.


Quanto ao final mais mediático dos últimos tempos, eu tenho de admitir que também achei um pouco estúpido. Eu consigo perceber a ideia da autora e percebo o que queria transmitir com essa decisão, mas acho que poderia ter passado a mesma mensagem de outra forma e acabar esta série da forma como merecia ter sido acabada.

Algo que também não me agradou muito foi o facto de parecer que a história se passou num período de tempo muito curto, parecendo que num dia descobriam algo e no dia a seguir já estavam a fazer um plano de acção. Claro que não gosto de momentos mortos, mas achei que aconteceu tudo muito rápido.

Quanto às personagens, o Quatro sempre foi o meu preferido da trilogia e não me desiludiu neste livro. Por outro lado, eu nunca gostei muito da Tris. Se no primeiro até gostei dela, no segundo comecei a achá-la um pouco irritante e o mesmo se sucedeu no Convergente.


Não sabia muito bem qual a classificação que devia dar a este livro, porque apesar de ter adorado toda a parte inicial da explicação das facções e da sociedade, a verdade é que a parte da acção desta vez não me deixou colada ao livro e aquele final foi um pouco parvo, na minha opinião.

Se alguém está na mesma situação em que eu estava, de já saber o que acontece no final, e por essa razão não querer ler o livro, o meu conselho é que o leiam mesmo assim porque é um livro essencial para a trilogia, especialmente porque nos dois primeiros as nossas perguntas e dúvidas sobre o porquê das facções e sobre todo aquele mundo nunca são respondidas, algo que acontece neste livro.

Concluindo, acabei por dar 4,5 luas porque apesar de ter tido alguns problemas com ele e de ter demorado tanto tempo a lê-lo, não deixa de ser um livro muito bom.

4.5

3 comentários:

  1. Já li o primeiro e em breve vou ter os dois últimos. Também não escapei aos spoilers, se bem que não sei bem tudo o que acontece, porque, mal soube aquele pormenor, nunca mais li nenhuma review no 'Goodreads'.
    Quatro também é a minha personagem preferida, mas, tenho que confessar, eu gosto imenso da Tris.
    Gostei muito de ler a tua opinião, mas ainda assim, tenho elevadas expectativas para os próximos. Tenho que esperar para ver. :)
    *Mistery

    R: Também tenho aqui alguns clássicos em casa em que nunca peguei.
    Este aqui é ideal para uma pequena leitura.
    Também o espero! :)

    ResponderEliminar
  2. Tenho de admitir que fiquei algo decepcionada com este livro. Esperava que as respostas da autora para o mundo criado fossem melhores ou mais elobaoradas do que aquelas que ela deu e, apesar de o final se puder considerar normal tendo em conta que eles estavam, basicamente, em ambiente de guerra, penso que a justificação que ela tentou dar em vídeos posteriores foi mázinha e penso que ela não soube acabar a trilogia como deve ser.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Eu também acho que este é um livro essencial a quem começou a trilogia. Apesar de achar que a série vai decaindo de livro para livro. Por acaso consegui me distanciar dos spoilers e não ler nada na altura que li o livro e por isso fiquei em choque com aquele final.. apesar de compreender o porquê daquele final achei que a autora poderia ter dado a volta à coisa de outra forma.. acho que o que ela queria era ser diferente até no final.. Mas adorei também o livro principalmente pela parte inicial..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar