15.5.14

Opinião: Second Chance Summer

Depois de ler o Amy and Roger's Epic Detour, o primeiro livro de Morgan Matson, e de ter adorado, quando encontrei este livro baratinho, decidi comprá-lo.


Autor(a): Morgan Matson
Editora: Simon & Schuster UK

A minha edição é a edição britânica, com uma capa muito diferente da americana. Eu gosto muito desta capa, mas também da da edição original, e só tenho pena que a minha edição esteja tão estragada, uma vez que o comprei no awesomebooks e veio muito pior do que eu achava que viria. A única coisa engraçada é que dentro do livro veio um bilhete para o U.S. Capitol, o que me leva a crer que alguém leu este livro numas férias aos U.S.A. e, quando terminou, deixou-o para trás.

Estava a guardar este livro para ler no Verão, mas depois de ter lido o Fangirl de Rainbow Rowell, apeteceu-me continuar dentro do género e este era o único que tinha na estante e que ainda não tinha lido.

Assim que peguei neste livro não achava que ia dar mais que 4 luas, uma vez que não me agarrou logo de inicio. Achei que era mais um livro do mesmo género, que eu tinha a certeza que ia gostar, mas não achava que passasse de mais um bom livro para passar o tempo.

Mas estava mesmo enganada e não deixem que a palavra "Summer" no título vos leve a achar que este é um livro leve que se lê bem num dia de praia.

Eu sei que sou uma chorona nos livros e que choro por tudo e por nada, mas este livro fez-me chorar em várias alturas assim como também me fez rir sozinha enquanto o lia.



Tal como o título indica, esta é uma história sobre segundas oportunidades e reencontros. É uma história não só focada na relação entre Taylor e Henry, mas também na família e na amizade.

Algo que gosto muito neste tipo de livros são as relações familiares e a forma como as personagens interagem entre si. Neste caso relacionei-me bastante com a Taylor, a protagonista, não só por também ser a filha do meio, mas também porque também tenho dois irmãos, uma irmã e um irmão, e achei que a autora conseguiu apanhar relativamente bem a dinâmica familiar entre irmãos.

Algo que vamos notando ao longo do livro é a forma como pequenos pormenores que achávamos que não interessavam para a história, acabam por ter grande valor e fazer sentido na acção.

Todas as personagens neste livro são personagens com as quais me consegui relacionar porque todas elas têm problemas reais e não dramatizam demais, o que acontece várias vezes neste tipo de livros.

Gostei muito do facto de a história não se focar totalmente na Taylor e de conseguirmos ver o que se vai passando nas vidas das outras personagens, escapando ao que muitas vezes acontece neste género, em que as personagens secundárias servem apenas para desenvolver a história dos protagonistas e ficamos sem saber o que se passa na vida deles.



A relação entre a Taylor e o Henry é daquelas que nos deixa mesmo com um friozinho na barriga. Achei-os muito queridos e gostei do facto de lidarem com problemas reais, sem triângulos amorosos ou outros dramas desnecessários.

Na minha opinião, as acções que Taylor vai tomando ao longo do livro, muitas vezes em relação ao Henry, são bem explicadas e credíveis, pelo que mesmo que por vezes não concordasse, percebia o que a tinha levado a tomar tal decisão.

Este não é um livro leve, como já referi anteriormente, pois aborda temas como a doença e a morte,os quais, na minha opinião, foram muito bem explorados pela autora.


A epígrafe deste livro é uma quote da música What Sarah Said dos Death Cab for Cutie. Como achei muito bonita, decidi pesquisar e gostei imenso da música, que se relaciona muito bem com o livro.


Quanto ao final, queria saber um pouco mais sobre todas as personagens, mas já no Amy and Roger's Epic Detour, a autora nos dá espaço para imaginarmos o que acontece, o que nestes casos nem me importo muito. Este tem mais resolução que o Amy and Roger's mas mesmo assim queria saber mais, apesar de ter ficado satisfeita com o final.

Concluindo, este é mais um livro do género YA Contemporary, com um inglês de nível fácil, que recomendo, mesmo para quem não lê este tipo de livros. Apesar de por vezes um pouco triste, é um livro com uma história muito bonita.


4 comentários:

  1. Ainda nao li nada desta autora ando mesmo em falta, até porque parece mesmo o tipo de livros que gosto :D

    Esta edição é muito gira, ach que até gosto mais do que da original!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma das minhas autoras preferidas deste género. Gostei muitos dos dois que li dela e estou ansiosa para ler o novo que saiu!

      Eliminar
  2. Por acaso esta autora desperta-me alguma curiosidade.. mas estou a ver se os compro por volta do verão.. :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. A capa e contra-capa do livro são mesmo bonitas... é pena que tenha vindo em mais condições.
    Acho que nunca li nada desse género (não me refiro a YA's, mas a esse género de YA's). Mas fiquei com curiosidade.
    Aaha, também sou um bocadinho chorona. ;)
    Beijinhos!
    *Mistery

    ResponderEliminar