30.5.14

Top 5: Clássicos que quero ler

Tenho um pouco vergonha de admitir isto, mas nunca li nenhum livro considerado um clássico da literatura... Ok, li só um e foi para a escola, o "O Estrangeiro" de Albert Camus. Sinceramente não me lembro se gostei ou não, mas não o odiei porque senão lembraria-me.

Sempre que penso em clássicos penso logo em como aborrecidos devem ser sem lhes dar qualquer oportunidade para me surpreenderem. Por isso mesmo decidi fazer uma lista dos 5 clássicos que mais quero ler e, não só porque são clássicos, mas também porque a história me interessa minimamente.

1. Jane Eyre - Charlotte Brontë


Apaixonei-me por esta edição deste livro e tenho muita vontade de o ler desde que uma amiga minha não pára de me dizer que vou adorar. Estou mesmo entusiasmada para este, não só por esta edição ser linda de morrer e ficar mesmo bem na minha prateleira (just saying!), mas também porque não sei mesmo nada sobre a história.
Apesar desta edição linda, acabei por comprar uma edição em português a 5€ na feira do livro porque ainda tenho um pouco de medo de ler clássicos em inglês e não perceber totalmente a história. Mesmo assim, conhecendo-me como conheço, acabarei por comprar esta à mesma.

2. Pride and Pejudice - Jane Austen


Eu admito, já devia ter lido este livro há uns bons anos. Já vi o filme (com a Keira Knightley) imensas vezes e adoro o The Lizzie Bennet Diaries, um webshow baseado no Pride and Prejudice. Eu sei que devia ter lido o livro primeiro, mas mais vale tarde que nunca.

3. 1984 - George Orwell


As vezes que eu já estive para comprar este livro no awesomebooks mas nunca encontrei uma edição que me faça comprá-lo logo. Por serem clássicos, quero investir um pouco mais e comprar livros bonitos que, não só, me façam ter vontade para os ler, mas também para durarem muito tempo na minha prateleira.

Já ouvi falar muito bem deste livro e estou mesmo muito curiosa.

4. The Secret Garden - Frances Hodgson Burnett


Este livro tem uma história engraçada. Lembro-me de na primária ter visto o filme baseado neste livro e foi um filme que me marcou tanto que ainda hoje me lembro de várias cenas, apesar de já ter sido para aí há uns 10 anos. Só muito recentemente é que descobri que esse filme era de facto baseado num livro e desde aí que quero muito ler o livro para poder rever o filme.

Esta edição é mesmo linda!

5. To Kill a Mockingbird - Harper Lee



Este é capaz de ser o livro que estou menos entusiasmada desta lista. Não porque não tenho curiosidade, mas porque é talvez a história que me chama menos a atenção, não sei porquê. Apesar disso, quero lê-lo porque já ouvi tantas coisas boas que é impossível não querer.

5 comentários:

  1. Também tenho muita curiosidade em relação a esses livros. Acho que também nunca li um clássico, mas tenho montes deles portugueses aqui em casa.
    Beijinhos!
    *Mistery

    ResponderEliminar
  2. Li os três primeiros que mencionaste e posso dizer-te que valem bem a pena ;)

    ResponderEliminar
  3. Percebo perfeitamente o que sentes em relação aos clássicos x) Só este ano é que os comecei a ler...
    Quero muito ler todos os que referiste no TOP, menos o 1984, que já li e gostei muito :P
    Aconselho também o Animal Farm do mesmo autor *-*
    Beijinhos e boa sorte!

    ResponderEliminar
  4. Compreendo a tua apreensão... mas acredita há clássicos com histórias maravilhosas..
    Dos que mencionaste já li Orgulho e Preconceito e adorei.. :D
    Também já li 1984 e também gostei muito..
    Também quero muito ler o To Kill a Mockingbird.. e já cá tenho o The Secret Garden e com esta capa.. é mesmo lindo.. lindo.. :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar