21.9.14

Opinião: Shadow and Bone

Tenho ouvido falar tanto deste livro que o comprei por estar a um bom preço e sem saber nada sobre a história.
Estava curiosa há bastante tempo e, apesar de achar que o hype ter afectado a forma como gostei deste livro, gostei bastante.


Título: Shadow and Bone
Autor(a): Leigh Bardugo
Editora: Indigo
Formato: Paperback

Mesmo assim, apesar de ter gostado, chegou a um ponto que parecia que nunca mais o acabava, apesar de ter um ritmo bastante rápido e viciante, o que me leva a crer que se o tivesse lido noutra altura, talvez tivesse gostado um pouco mais.


Falando um pouco da edição do meu livro, eu comprei-o no bookdepository por 4€, mas mais tarde descobri que a minha edição não tinha o mapa incluído e também não tem ilustrações bonitas como a edição americana no inicio de cada capítulo. Com as ilustrações não me importo tanto, agora com o mapa, claro que gostava de o ter, mas provavelmente se não o tivesse comprado ao preço que comprei, nunca o teria lido por isso nem tudo é mau. O mapa é realmente bonito, mas encontra-se facilmente na internet, logo posso sempre imprimi-lo e colocá-lo no livro.

Quanto ao livro em si, gostei do ambiente criado pela autora e de todo o aspecto fantástico da obra. Não gostei tanto das personagens, pelo menos não logo de inicio, e só comecei realmente a torcer pela a Alina e o Mal na última parte do livro. Mesmo assim, tenho de dizer que eles são um casal muito querido e, mesmo não sabendo se é o casal certo para apoiar, gostei mais deles os dois do que da Alina e do Darkling.
O triângulo amoroso foi algo que não estava à espera e não me agradou totalmente. Apesar de não ser chato, confundiu-me imenso e já não sabia se havia de gostar do Darkling ou não.


Por outro lado, penso que a autora foi muito inteligente ao fazer o leitor duvidar se podemos realmente confiar no Darkling ou não, colocando-nos na pele de Alina. Eu sinceramente nem sei o que pensar, porque num momento gosto dele e noutro odeio-o. Mesmo assim, prefiro o Mal, e tenho alguma curiosidade para ver com quem realmente ela acaba por ficar no final.

Saindo do triângulo amoroso e falando da história em si, tenho a dizer que é um pouco confuso acompanhar tantos nomes em russo e, apesar do glossário no inicio do livro, a autora coloca-nos neste mundo sem nos explicar muito. Ao longo do livro vamos habituando-nos aos termos mas, e não sei se fui não eu que não prestei muita atenção, a verdade é que mesmo nas páginas finais, ainda não sabia o significado certas palavras, o que não é muito grave para a compreensão da história pois acabamos por ver em que contexto tal palavra é utilizada.


A história em si não é muito longa, apesar de no começo sentir que, apesar de acontecer tanta coisa, parecia que não acontecia nada.
O livro só começou a ser interessante, pelo menos para mim, quando o Mal voltou a entrar na acção, apesar de a obra se ler rapidamente e de ter um ritmo estranhamente viciante.

Quanto à escrita de Leigh Bardugo, gostei mas não achei que se destacava da escrita de outros autores do mesmo género. O nível de inglês não é dos mais fácil mas conseguimos acompanhar bem o livro sem grandes dificuldades.

Gostei muito do final e fiquei bastante curiosa para ler o segundo livro, Siege and Storm, se bem que não sei quando o irei fazer pois não sem quando o irei comprar, uma vez que não é algo prioritário na minha wishlist.

Concluindo, apesar de me sentir um pouco desiludida por não ter gostado tanto quanto queria, é um bom inicio de uma trilogia e espero encontrar o segundo a um bom preço porque quero mesmo lê-lo e finalmente perceber o hype em torno desta trilogia.

Este livro já foi publicado em Portugal pela 1001 Mundos com o título "Luz e Sombra".

4 comentários:

  1. Oi, eu quero imenso ler este livro, a capa e a história chama bastante a minha atenção, espero gostar muito... http://diariosdeumadesconhecidacomilona.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Por acaso tenho uma certa curiosidade neste livro por causa da Rússia..
    E gostei muito da tua opinião..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada.
      Também só fiquei com vontade de o ler por isso, logo depois de ter terminado o The Bronze Horseman, que também se passa na Rússia.
      Beijinhos

      Eliminar