7.9.14

Opinião: The Winner's Curse

Admito desde já que uma das principais razões que me levou a comprar e a ler este livro foi a capa! Acho que esta é uma das minhas capas preferidas de sempre e achei que tinha mesmo de ter este livro na minha biblioteca pessoal. Claro que a história também me deixou muito curiosa e, apesar de não ter gostado tanto quanto gostaria, é um livro muito bom.


Autor(a): Marie Rutkoski
Editora: Bloomsbury Childrens Books
Formato: Paperback

Ao contrário de opiniões anteriores, nesta vou começar por falar da escrita da Marie Rutkoski, pois foi um dos pontos principais para a classificação final deste livro. Apesar de achar a escrita da autora muito bonita, tenho de admitir que demorei muito tempo a habituar-me o que, no meu caso, quebrou um pouco da fluidez natural da história. Como este factor foi o que mais influenciou a minha leitura, acho que é muito importante referir que o nível de inglês é um pouco mais difícil do que estava à espera e talvez seja por isso que não consegui apreciar a escrita da autora. Penso que se o meu inglês fosse um pouco mais evoluído, teria aproveitado muito melhor este livro. Infelizmente é o que pode acontecer quando lemos numa língua que não é a nossa língua materna.

Penso que todo o hype à volta deste livro também me influenciou um pouco porque, apesar de ter gostado muito, acho que esperava algo diferente, mas nem sei bem o quê. Gostava de não ter ido com expectativas tão elevadas porque acabou por ser uma coisa completamente diferente do que eu pensava que seria.

Apesar disso, não considero 4 luas uma classificação má, muito antes pelo contrário. Mesmo com os problemas que tive, adorei a história, que nos prende do inicio ao fim, das personagens e do mundo politico criado pela autora.

A Krestel, a personagem principal, é uma protagonista muito "likeable", com uma personalidade forte e com atitudes não-irritantes. O Arin, o protagonista masculino da nossa história, embora tenha gostado dele, a autora conseguiu confundir-me nalguns momentos, fazendo-me duvidar se podia gostar dele ou não.

Gostei muito da química ente os protagonistas e tenho mesmo pena de não termos tido a oportunidade de ver mais cenas entre os dois. Mesmo assim, neste aspecto, o livro não desiludiu nada porque gostei mesmo muito da história de amor dos dois e estou mesmo ansiosa para ver o que acontece nos próximos dois livros.


Quanto aos momentos de acção, embora tenha achado o livro um pouco mais pequeno do que gostaria, penso que a autora fez um bom trabalho a equilibrar o romance e as cenas de acção. Embora a primeira parte tenha sido um pouco mais lenta, até porque ainda estamos a conhecer as personagens e toda a história do mundo criado, na segunda acontece tanta coisa que não conseguimos parar de ler até descobrirmos tudo o que acontece.

Achei que a autora conseguiu explicar, de forma clara, todos os aspectos políticos, algo que considero muito importante pois a explicação do funcionamento das sociedades e das questões politicas consegue ser um pouco confusa, por vezes.

Honestamente, acho que se tivesse lido este livro noutra altura e menos influenciada pelo hype, teria adorado, mas como a escrita não me agarrou de inicio, por vezes a paciência para acompanhá-la e percebê-la totalmente também não era muita.

Mesmo assim, penso que esta será uma daquelas séries em que os próximos livros só têm tendência a melhorar. Estou muito curiosa para ver o que a autora vai fazer de seguida e penso que, como também já sei que estilo de escrita me espera, penso que será ais fácil entrar na história desde inicio.

Concluindo, mesmo não tendo gostado tanto quanto queria, The Winner's Curse é um livro muito bom, que merece as 4 luas e só tenho mesmo pena que a escrita muito característica da autora não ter funcionado comigo.


Sem comentários:

Enviar um comentário