13.3.15

Opinião: The Last Time We Say Goodbye

Autor(a): Cynthia Hand
Editora: Harper Teen
Formato: Hardcover
Da Mesma Autora Li Também: Unearthly, Hallowed, Boundless

Trigger Warning: Suicídio 

Como sabem, as expectativas que tinha para este livro eram muito elevadas, não fosse este um livro da minha autora preferida de sempre.

O que acontece sempre que vou com expectativas muito elevadas para algum livro é que, mesmo antes de o ler, começo a inventar um monte de histórias que acho que vão acontecer para depois chegar ao livro e não acontecer nada daquilo que imaginei.

Quando comecei a ler este livro, achei mesmo que isso ia acontecer. Claro que lá no fundo sabia que ia adorar, mas havia sempre algo (talvez o meu lado mais pessimista) que me dizia sempre que ainda me ia desiludir com este livro por andar a criar tantas expectativas em seu redor.

A verdade é que nada do que imaginei que fosse acontecer neste livro aconteceu. E não digo isto como algo negativo, antes pelo contrário.

Este livro retrata a história do luto de Lexie, uma rapariga de 17 anos cujo irmão se suicidou. Tal como este pequeno resumo da história indica, não há nada de bombástico a acontecer ou algum amor arrebatador que vai mudar a vida de Lexie. Neste livro, vamos acompanhando o seu processo de aceitação em relação ao suicídio do irmão e a forma como a sua relação com as pessoas que estão na sua vida se alterou.

Este é um livro totalmente centrado nas personagens principais, especialmente o núcleo de amigos e a família de Lexie. Penso que este livro não seja para todos pois, apesar de não ser propriamente uma leitura lenta, não acontece nada ao plot para além das revelações que vamos tendo quanto à morte do irmão.

Se este livro fosse escrito por outra autora qualquer, o mais provável era receber 4 luas da minha parte. Mas a Cynthia Hand tem uma forma muito bonita e emocionante de escrever sobre o tema do luto e da morte que me arrebatou completamente. Na saga Unearthly já tinha notado esta sua forma de escrever sobre este assunto de forma tão real que quando damos por nós estamos quase a afogar-nos nas nossas próprias lágrimas.

Ao longo do livro vamos nos ligando a todas as personagens sem nos apercebermos quão importantes se tornam para nós até chegarmos ao último capítulo e darmos por nós a tentar não molhar o livro todo. Só quando cheguei ao final é que me apercebi da ligação que tinha a algumas personagens, uma ligação que se formou sem eu dar por ela.

A Lexie é uma personagem com a qual simpatizei logo. Ela é uma "nerd" que adora matemática e tem o seu grupo de amigos, entre eles o seu ex-namorado Steven. Sinceramente, não gostei assim tanto deste grupo de amigos e não senti nenhuma ligação especial ao Steven, o que me desiludiu um bocadinho. Depois de ter lido um protagonista como o Tucker, da trilogia Unearthly, senti que faltou qualquer coisa ao Steven e na sua relação com a Lexie. Claro que não podia esperar que nada se comparasse à minha OTP (Clara e Tucker are my babies forever), mas esperava um bocadinho mais da autora neste aspecto romântico do livro.

O romance não foi, de todo, um dos pontos principais neste livro e, apesar da parte em mim que sente imensas saudades de como a autora consegue criar histórias de amor fantásticas ter ficado um pouco triste, fico feliz por isso, pois sinto que este livro abordava temas demasiado importantes para o romance roubar, por assim dizer, essa importância. Este livro aborda o amor familiar, especialmente a relação entre irmãos.

O Tyler, o irmão de Lexie que se suicida, é uma personagem que só vamos conhecendo por aquilo que a Lexie escreve sobre ele, mas consegui ligar-me tanto a ele que não me importava de ler um livro do seu ponto de vista, talvez para perceber um pouco melhor aquilo que sente, algo que nunca descobrimos verdadeiramente pois só vamos sabendo o que a protagonista sabe. Gostei tanto do Ty e a certas alturas chegava mesmo a sentir-me triste por já saber que fez o que fez.

Este é um livro bastante pesado, especialmente nas partes em que ficamos a saber um pouco mais sobre o suicídio do Ty. É bastante triste saber que o suicídio, principalmente entre adolescentes, é algo tão real hoje em dia e este livro deixa-nos espreitar um pouco dessa realidade. O irmão da própria autora também se suicidou e notamos que a autora "sabe do que fala" neste livro e consegue fazer com que o leitor perceba o sofrimento das personagens.

A escrita da autora é espectacular e é a forma como a autora escreve, as suas piadas mas sem retirar a importância da história ou o facto do que a protagonista pensa puderem ser pensamentos meus, que faz da Cynthia Hand a minha autora preferida. São 5 luas merecidas porque a escrita dela, apesar de eu já saber que adorava, continua a surpreender-me e porque esta história está tão bem elaborada e tão bonita que me faz ter vontade de ler o livro todo outra vez.

1 comentário:

  1. Tenho muita curiosidade com esta autora desde que falavas tão bem da série dela de fantástico.. Vou ter mesmo que dar uma oportunidade a esta autora..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar