3.9.14

Opinião: Since You've Been Gone

Cada vez mais considero a Morgan Matson uma das minhas escritoras preferidas. Apesar de ter adorado o Amy and Roger's Epic Detour, foi o livro Second Chance Summer que me fez ter a certeza de que queria ler todos os livros desta autora. Estava com grandes expectativas para esta sua obra mais recente e, na minha opinião, cada livro seu que leio é melhor que o anterior.


Autor(a): Morgan Matson
Editora: Simon & Schuster Children's
Formato: Paperback

Nem sei como começar esta opinião porque nem sem muito bem o que dizer sobre este livro, por isso esta opinião pode conter pequenos spoilers. Peço desculpa por isso, mas não sei como explicar o porquê de ter gostado tanto deste livro, sem falar mencionar algumas cenas.

Quando comecei a ler o Since You've Been Gone, não sabia nada sobre ele e evitava sempre saber muito mais do que o básico, uma vez que adoro começar um livro sem saber quase nada, mas mesmo assim já sabia que ia adorar.

Esta é a história de Sloane e Emily, duas amigas inesperáveis até ao desaparecimento de Sloane, que apenas deixa uma lista de coisas para a Emily fazer e parte sem justificação ou despedida. Ao longo do livro, vemos como Emily faz cada coisa da lista, coisas que nunca pensou fazer, e a forma como lida com a falta de noticias da amiga.

Eu ADOREI este livro! Desde do inicio que não consegui largá-lo e daí tê-lo lido em 3 dias. Fico sempre feliz quando leio um livro em que sinto que a autora conseguiu executar a ideia na perfeição e fazer-nos gostar mais de um livro do que estávamos à espera.

Gostei muito de como cada capítulo era um ponto da lista e da forma como, apesar de sabermos o título do capítulo, a autora arranja sempre forma de nos surpreender, uma vez que em muitos dos capítulos, a Emily vai com a ideia de fazer algo na lista e acaba sempre por fazer outra coisa completamente diferente.

Este livro é uma lufada de ar fresco! Sempre que pegava nele, ficava mesmo feliz e com vontade de experimentar coisas novas.


Relacionei-me muito com a protagonista, a Emily, especialmente pelo facto dela ser um pouco tímida e insegura e da forma como muitas vezes ela se recusava a fazer algo por ter medo, nunca arriscando muito fora da sua zona de conforto. Também eu sou um pouco assim e consegui identificar-me com esta parte da sua personagem. Alguns livros tornam-se especiais pela altura em que o lemos e este é um deles. Este livro fez-me muito bem e fez-me ter vontade de sair da minha zona de conforto e arriscar mais.

A série The O.C. é uma das minhas preferidas de sempre e, ao ler este livro, senti um pouco um espirito idêntico nas cenas em que aparecia o Frank, o Collins, a Dawn e a Emily todos juntos. Adorei a amizade entre eles e gostava tanto de ter visto mais cenas entre os quatro.

Este é um livro sobre amizade mas, como não podia deixar de ser, também tem a sua pontinha de romance. Tal como esta autora já nos habituou, em semelhança aos seus dois livros anteriores, vemos mais sobre a forma como a relação começa, deixando sempre um pouco em aberto o que acontece depois de ficarem juntos. Esta é talvez o que eu mudaria nos seus livros, especialmente porque a autora consegue criar relações muito queridas e credíveis. Mesmo assim, adorei o Frank e gostei muito de como a autora optou por criar um protagonista masculino um pouco diferente do que já é comum neste género.


Tal como no Amy and Roger's Epic Detour, neste livro aparecem várias playlists, algo que eu adoro porque a música também é uma das minhas paixões. Adoro como todos os protagonistas dos livros da autora têm um gosto musical muito parecido com o meu e, uma das minhas partes preferidas, é ler a ouvir as músicas que tenho no ipod e que aparecem nas playlists.

Penso que a autora fez um trabalho excelente na execução da história e conseguiu dar uma boa justificação, pelo menos na minha opinião, sobre o motivo do desaparecimento repentino da Sloane.

Tenho de dizer que, inicialmente, não gostei muito da Sloane, especialmente numa das cenas em que ela tenta que a Emily faça algo com o qual ela não se sente muito à vontade, pois também eu já me senti como a Emily e acho que nestes momentos tudo o que queremos é que alguém nos apoie um pouco e percebo um bocadinho o nosso lado.

O estilo de escrita da autora é muito divertido e o nível de inglês é muito fácil. Recomendo este livro a todos, mesmo aos que não são particularmente fãs deste género!

Eu sei que esta opinião ficou um bocado mais pessoal do que o normal, mas penso que só assim é que consigo transmitir o que senti e o porquê de ter gostado tanto deste livro.

Como não podia deixar de ser, tal como a classificação que dei a todos os outros livros da autora, este livro merece 5 luas e mais algumas!

2 comentários:

  1. Já mandei vir este livro no outro dia e estou á espera que ele chegue cá a casa!! Penso que chegará amanhã ou sexta! :)
    Estou super ansioso por ler este livro!! A história parece ser tãooooo interessante, e honestamente uma das coisas que mais me cativou para querer ler o livro foi a capa, que ADORO!! :O
    Este é o primeiro livro que vou ler da escritora!
    Depois de ler a tua review fiquei ainda mais ansioso por o ler e por ele chegar, visto que o adoraste! :D

    johnsreportblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que fiques fã da autora! Todos os seus livros são excelentes.
      Ainda bem, espero mesmo que gostes!

      Eliminar