20.3.15

Ler em Inglês: Dicas e Recomendações

Depois de ver o vídeo do canal Vamos Ler, senti-me inspirada para vos falar da minha história com o inglês e de como comecei a ler livros nesta língua.



A minha história:

Desde a pré-primária até ao 12º ano, que sempre tive inglês na escola. Nunca tive cursos de inglês extra ou curiosidade para aprender para além daquilo que me era ensinado na escola. A verdade é que no inicio eu odiava inglês e era sempre aquela disciplina na qual tinha mais dificuldades. Não que não percebesse o que me ensinavam, mas porque sempre achei que não sabia o suficiente para poder dizer que falava fluentemente, o que acabava por me desmotivar porque a maioria dos meus colegas era muito melhor que eu, uma vez que todos andavam em cursos extra-curriculares de inglês.

Sempre tive uma relação dificil com o inglês até ao 7º ano, altura em que comecei a ouvir mais música e a ter curiosidade sobre as letras e também a ver séries americanas/britânicas.
Posso dizer que aprendi muito mais inglês a ver séries e a ouvir música que nas aulas. Claro que ter aulas é importante, especialmente para as regras da gramática, mas ver séries e ouvir as falas permite-nos ouvir esta língua a ser utilizada com algum contexto.

Agora, para uma viciada em séries como eu, o facto de estar constantemente a ouvir falar em inglês, adicionando às aulas que ia tendo, ajudou-me imenso e aumentou o meu interesse por esta língua.

Mesmo assim, ler em inglês estava muito longe dos meus planos na altura. Primeiro não era assim uma grande leitora, sendo que acompanhava apenas os livros da série Twilight e semelhantes que tinham sido traduzidos para português. Segundo porque nunca me senti totalmente confiante para pegar num livro inteiramente em inglês e comprometer-me a lê-lo na sua totalidade.

Ao longo dos anos continuei a ver séries e filmes, mas fui experimentando ver com legendas em inglês, de forma a acompanhar o que ouvia com o que lia, ou a ver sem legendas mesmo (ainda me lembro do primeiro filme que vi sem legendas - foi o 500 Days of Summer). Parecendo que não, fazendo isto ao longo dos anos, juntando à quantidade de música em inglês que ouvia, tornou-me fluente em inglês sem eu notar.

Mesmo assim, até àquela altura ainda não tinha tentado a minha sorte a ler livros a inglês. Apesar de tudo, não me sentia confiante o suficiente para me comprometer a um livro numa língua que não o português. Isto até ao final de 2012, altura em que decidi arriscar e pegar no The DUFF. Peguei nele e quando dei por mim, dois dias depois, já o tinha terminado e tinha conseguido ler um livro completo em inglês, sem grandes problemas. Claro que havia palavras que não conhecia, mas isso era algo que não me atrapalhava muito pois podia sempre utilizar o tradutor ou tentar percebê-la pelo contexto da frase.

Assim, a partir de 2013 passei a ler vários livros em inglês, mas apenas quando queria muito ler um livro que não tinha sido publicado em Portugal. Eventualmente cansei-me de traduções mal feitas e que soavam sempre mal e passei a ler exclusivamente em inglês, exceptuando os clássicos ou alguma série que comecei em português.

Hoje em dia já só leio em inglês e prefiro fazê-lo, mesmo que o livro já tenha sido editado cá. Em 2013, dos 25 livros que li, 13 foram em inglês e em 2014, dos 61, só 3 é que foram lidos em português. Este ano ainda não li nenhum livro em português e se ler será um ou dois.

Claro que às vezes sinto falta de ler em português, especialmente porque sinto que me ajudaria na minha escrita aqui para o blog, especialmente nos posts de discussão ou opinião, mas não consigo mesmo aturar traduções mal feitas nem livros super caros. Tenho de tentar a minha sorte com autores portugueses, mas nunca encontro nada que me interesse totalmente.

Para quem quer começar a ler em inglês, deixo aqui algumas dicas e recomendações que me ajudaram na altura.

Dicas:
  • Tentem começar com YA Contemporâneos - Estes são normalmente os livros que têm um vocabulário mais acessível, pois não envolvem grandes explicações do mundo, como é o caso da fantasia ou distopias. São também mais fáceis pois as personagens falam com expressões que ouvimos nas séries/filmes, algo a que estamos mais familiarizados

  • Reler livros noutra língua - Isto é algo que nunca fiz, mas acho que pode ser bastante útil. Se adoram o A Culpa é das Estrelas, por exemplo, tentem ler a versão em inglês. Como já sabem o que vai acontecer, vão tomar mais atenção ao vocabulário e às expressões utilizadas

  • Livros rápidos com poucas descrições - Eventualmente vão conseguir ler mais descrições nos livros, mas o ideal é mesmo escolher livros com muito diálogo ou com muita acção. A descrição é importante, sim, mas cansa muito, especialmente para quem ainda está a começar

  • Não desistam - Se não conseguirem com o primeiro livro que pegarem, tentem com outros e sempre assim. Eventualmente vão conseguir encontrar um que conseguem acompanhar.

Recomendações:

  • Todos os livros da Kody Keplinger - Foi com esta autora que me estreei a ler em inglês e quando li o The DUFF li logo os seus outros dois de seguida. São livros com um nível de inglês muito fácil e também curtinhos, o que não implica um compromisso tão grande

  • Os livros da Stephanie Perkins - são fofos e com um nível de inglês acessível.

  • Se não gostam assim tanto de livros contemporâneos, podem sempre experimentar: The 5th Wave de Rick Yancey (Ficção cientifica), Angelfall de Susan Ee (pós-apocalíptico) ou Legend de Marie Lu (distópico)

  • Para quem não tem problemas em ler livros com conteúdo mais adulto, pode sempre experimentar livros New Adult. Os livros deste género são normalmente rápidos de ler, com um nível de inglês simples e muito viciantes. Este último factor é importante porque vão querer continuar a ler, o que vos vai "obrigar" a ler em inglês. Alguns dos meus preferidos: The Deal de Elle Kennedy, Foreplay de Sophie Jordan e The Edge of Never de J. A. Redmerski

Concluindo, se querem mesmo começar a ler em inglês, o mais importante é não desistir e serem realistas quanto aos objectivos a que se propõem. Se sabemos que o nosso nível de inglês não é o suficiente para ler clássicos, o melhor é ir lendo outros livros mais fáceis, até atingirmos esse nível.

Eu sei que no inicio parece que nunca vamos conseguir, mas a prática leva à perfeição. Continuem a ver séries e filmes com legendas em inglês, a ouvir música e a seguir a letra ou a ler blogs estrangeiros. Tudo leva o seu tempo e eventualmente conseguirão atingir as vossas metas.

5 comentários:

  1. Eu não leio tanto em inglês como gostaria... Acho que todos os anos digo que me vou obrigar a ler mais em inglês, mas nem sempre cumpro. Este ano ainda não li nenhum... mas também ainda estamos no início! :P Um livro que li em inglês e que achei bem simples e perfeitamente adequado para quem está a começar a ler em ingês foi o The Perks of Being a Wallflower. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso nunca li esse livro! Mas vi o filme e lembro-me de ter gostado na altura :)

      Eliminar
  2. Também nunca me dei muito bem com o inglês mas desde o 10 ano que tenho gostado muito e agora prefiro ler em inglês a português. Sempre disse que não conseguia mas depois de tentar vi o qual fácil é!
    :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também prefiro muito mais ler em inglês agora! As traduções agora soam-me sempre mal.
      Também eu, até pegar num livro e conseguir lê-lo na perfeição. A partir daí nunca mais parei de ler em inglês!

      Eliminar
  3. O meu percurso com o inglês foi mais ou menos parecido com o teu.. só a acrescentar que sempre em casa fui ouvindo inglês, porque os meus pais foram emigrantes num país inglês.. mas na escola nunca fui muito boa na parte da gramática do inglês. Mas como o meu gosto pela língua sempre foi muito grande e a vontade de o falar bem e de o compreender também acabei por começar a ouvir muitas músicas em inglês e a ver séries e filmes e comecei a entender aquilo que diziam. Há mais ou menos três anos que comecei a ler livros em inglês e hoje em dia não quero outra coisa..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar