7.4.15

Opinião: Finding Audrey

Título: Finding Audrey
Autor(a): Sophie Kinsella
Editora: Penguin Random House UK Children's
Formato: E-arc através do NetGalley
Data de publicação: 4 de Junho de 2015

English Review after the jump

Recebi uma cópia digital deste livro através do Netgalley em troca de uma opinião sincera sobre o mesmo.

Finding Audrey foi não só a estreia de Sophie Kinsella no género YA, mas também a minha estreia com a autora. Já tinha ouvido falar muito bem da sua escrita mas nunca tinha pensado em pegar nalgum dos seus livros até ver este no Netgalley e requisitá-lo para fazer opinião.

Esta é a historia de Audrey, uma rapariga de 14 anos que sofre de ansiedade, especialmente após algo que aconteceu na escola que a fez ser incapaz de olhar as pessoas nos olhos, tendo de usar sempre óculos de sol, mesmo junto da família.

O tema da ansiedade é um que me desperta bastante a atenção. Não posso dizer que no meu caso seja tão grave, porque felizmente nunca precisei de tomar nada nem ser acompanhada medicamente, mas consigo perceber bem o que uma pessoa sente, especialmente quando não consegue ter controlo nenhum dos cenários que o nosso cérebro faz questão de inventar. Gosto muito de ler livros que a abordam esta temática e, quando pedi este livro, tudo o que desejava era que a autora fizesse um bom trabalho ao abordar este tópico. E a verdade é que o fez! Foram muitos os momentos em que senti que a autora descreveu perfeitamente aquilo que alguém com ansiedade sente e gostei especialmente de como a autora tentou explicar algo que é bastante difícil de descrever, porque quem nunca passou por algo semelhante, não percebe bem a razão de alguém se sentir assim.

Quando comecei a ler, já me tinha esquecido que a protagonista tinha apenas 14 anos e quando me apercebi fiquei com algum receio. Não que haja algo de mal com isso, mas fiquei com medo de não me conseguir identificar tanto com a Audrey por ser tão nova. Mas isto não foi o que aconteceu, de todo. Apesar de ser um YA mais juvenil, é uma leitura excelente e as personagens têm mais maturidade do que algumas nos livros YA direccionados para pessoas um pouco mais velhas, mas sem nunca perder a credibilidade e parecer que as personagens não têm a idade que a autora diz ter. Apesar da idade da protagonista, este é um livro que qualquer pessoa pode ler e gostar.

As personagens são muito reais e credíveis, o que me faz pensar que talvez já tenha evitado livros erradamente porque os protagonistas eram muito mais novos que eu.

O romance neste livro foi tão querido e tão inocente que me derreteu completamente. No inicio do livro Audrey conhece Linus, um dos amigos do seu irmão. A partir daí os dois criam uma ligação muito bonita e a sua relação vai evoluindo de uma forma tão fofa que é impossível não gostar dos dois. Adorei o Linus e a forma como, apesar de não perceber totalmente aquilo pelo qual a  Audrey está a passar ajuda-a melhor forma que sabe e respeita-a.

A família de Audrey é uma das partes mais importantes do livro e toda a dinâmica familiar é tão engraçada e tão querida ao mesmo tempo que acabamos por nos sentir parte da família. Conhecemos Frank, o irmão mais velho de Audrey que é viciado em jogos de computador (algo com o qual me identifiquei um pouco e achei muita piada porque o meu irmão também é assim e notei algumas semelhanças), o Felix, o irmão mais novo que é a coisa mais querida de sempre e os pais, super divertidos e um bocadinho malucos.

A escrita da autora é maravilhosa e muito divertida. Apesar do tema mais pesado, a autora, sem lhe retirar a importância devida, consegue tornar este livro em algo leve e com bastante significado. Na minha opinião, para quem quiser saber um pouco mais sobre o que é e como é lidar com ansiedade, acho que este é um bom livro para ler e aprender isso mesmo. A autora explica de uma forma muito simples e até eu, que sei um pouco o que é viver com ansiedade, aprendi algo e senti-me compreendida, como se finalmente percebesse aquilo que sinto.

A única coisa que me fez dar 4.5 luas a este livro foi o facto de, por ser um livro curtinho, sentir que faltou algo nas cenas. Talvez por ser um livro mais leve, não há uma carga emocional tão grande como às vezes queria que houvesse. Mesmo assim, este é um livro maravilhoso e tenho a certeza que se a autora se aventurar mais uma vez neste género literário vou ser a primeira a pegar no seu livro. Recomendo este livro para quem quiser saber um pouco mais sobre o que é ter ansiedade e quiser ler um coming of age muito bem escrito e divertido.

4.5


Finding Audrey is not only the first Sophie Kinsella's YA book, but also my first time reading something from her. I'd heard wonderful things about her books and when I saw this one up for request on Netgalley I thought I would give it a shot.

This is the story of fourteen-year-old Audrey who suffers from Anxiety Disorder, specially after something terrible that happen at school.

Since I suffer with anxiety as well, this book felt really close to home. I could really relate with Audrey, though my anxiety isn't as bad as hers. I really like reading books that bring up this topic and I think Sophie Kinsella did a wonderful job at portraying and explaining what it feels like having anxiety.

Although the main character is only fourteen, it's really easy to relate with her and to like reading in her POV. It's a younger YA that can (should) be read by anyone because Audrey is a lovely character to follow. She's funny and smart without feeling older than she really is.

The romance in Finding Audrey is really sweet and naïve (in a good way). Audrey and Linus, Audrey's brother best friend, develop a beautiful relationship throughout the book. Linus is lovely and tries really hard to help Audrey in the best way he can, even if sometimes he doesn't fully understand what she's going through.

I love how Audrey's family plays such an important role in this book. We have Frank, her game addicted brother, Felix, the youngest and the cutest, and her parents, who are just the right kind of weird and funny.

Sophie Kinsella's writing is wonderful and really funny. I now understand why everybody said the same about her. Although she writes about anxiety and depression, she does it in a funny way without forgetting how serious these issues are.

This book is great if you don't quite understand what anxiety is since the author explains in an easy and simple way what it feels like to suffer from this.

Finding Audrey is an amazing read and won't be my last time reading something by Sophie Kinsella.
4.5

Sem comentários:

Enviar um comentário