13.4.15

Let's Talk: A pressa de acabar

Sempre que leio um livro dou por mim a pensar "Já estou a ler isto há tanto tempo! Tenho de terminar este livro para conseguir ler mais uns quantos este mês". Antes de ter criado o blog e de começar a registar todos os meses aquilo que leio, isto não acontecia. Agora existe esta pressão constante. Pressão essa que é colocada por mim própria e que, por vezes, não me deixa aproveitar os livros totalmente, sempre com esta vontade de os terminar.

Esta necessidade de querer ler mais livros não é de agora, mas desde que criei o blog, que tenho sentido cada vez mais esta pressão e não quero. Esta vontade de aumentar o número de livros lidos no final do mês tem feito com que livros que quero ler muito mas que têm mais páginas que as normais 350/400 sejam deixados para trás.


Eu não sou uma leitora rápida e antigamente não me importava muito com isso. Lia ao meu ritmo e quando terminava um livro, começava a ler outro sem nunca pensar no número de livros que estava a ler e a média de dias que estava a demorar em cada um. Desde há uns tempos, tenho sentido esta quase-que-obsessão de ler mais e mais rápido, optando sempre por livros mais curtos, que não requeiram tanto tempo.

Claro que adoraria ler muitos mais livros por mês, especialmente por haver tantos que quero ler e sentir que nunca mais chega a sua vez de serem lidos, mas sinto que tenho de parar de pensar sempre no próximo livro que vou ler, quando ainda agora comecei um outro. Como não consigo ler dois livros ao mesmo tempo, não há nada que possa fazer senão terminar um e avançar para o próximo. Vou continuar a admirar as pessoas que conseguem ler 15 ou mais livros por mês, mas tenho de aceitar que estou a fazer o melhor que consigo com o tempo e a disposição que tenho.

Há uns tempos que tinha vindo a pensar neste assunto e quando comecei a ler o Tatiana and Alexander de Paullina Simons, um calhamaço de 626 páginas, decidi que era tempo de desabafar sobre o que me anda a ocupar a mente ultimamente. Já tinha este livro para ler desde Abril do ano passado, altura em que terminei o outro, e disse para mim mesma que tinha de o começar a ler agora, antes que passasse mais de um ano que tinha terminado o primeiro, e deixar de obcecar com o tempo que iria levar. É um livro longo e  tenho a certeza que vai levar o seu tempo a ser lido, mas quero tentar ao máximo aproveitá-lo e não estar constantemente a pensar no número de páginas que ainda faltam para o terminar. Isto está a ser um pouco difícil até agora, admito, mas quero tentar convencer-me que não faz mal se os outros livros que quero ler não sejam lidos agora.

Isto também vos acontece? Qual é o vosso "truque" para não pensarem sempre em quantas páginas faltam, mesmo que estejam a adorar o livro?

11 comentários:

  1. Também sinto a pressão de ler mais só porque sim...Começo um livro já estou a pensar no que vou ler a seguir e quantas páginas faltam...este mês ainda só terminei um livro e comecei outro que ainda nem 200 páginas li e já estou a contar os dias que faltam para o mês acabar para saber quanto tempo tenho para ler...
    Às vezes é stressante!
    :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! Acho que é o nosso amor pela leitura e o facto de descobrirmos tantos livros todos os dias que nos faz ficar assim. Por um lado é um, mas por outro é mesmo stressante!
      Obrigada pelo comentário!

      Eliminar
  2. Por vezes também me sinto assim, que leio pouco e que devia ler mais rápido.. Mas também sei que sou eu que estou a fazer a minha leitura e tenho de saborea-la ao máximo para poder depois contar melhor aquilo que achei de um livro.. Acho que não nos devemos comparar com os outros e ler ao nosso ritmo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, também tenho de deixar de me comparar aos outros. Tens razão, tenho de tentar manter isso em mente quando sinto que estou demasiado tempo num livro :)
      Obrigada pelo comentário!

      Eliminar
  3. Olá Catarina :D
    Gostei muito deste post porque me identifiquei imenso... Não estás sozinha!
    Antes de criar o blog e depois o canal nunca me passaria pela cabeça ficar preocupada por demorar muito tempo a ler um livro. Depois de os criar a coisa mudou de figura. Acredito que todos nós de alguma forma já sentimos essa pressão causada por nós próprios. Eu sentia não só porque iria partilhar as leituras do mês e sentia que lia pouco, mas também porque depois de conhecer este mundinho conheci tantos, mas tantos livros que queria ler que só queria era ler no menor tempo possível.
    Mas a coisa acalmou eventuamente x) Com o tempo fui percebendo que não estava a absorver os livros ao máximo e que isso não tinha piada nenhuma.
    Contudo confesso que ainda hoje sinto preguiça de começar um livro gigante porque penso "com o tempo que vou dedicar a este posso ler outros 3".
    Ou seja, ainda tenho muito que melhorar ainda em relação a este assunto :P
    Desculpa o testamento!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joca! Obrigada pelo testamento :)
      Eu sou igual com os calhamaços, por isso quando finalmente ganho coragem, o melhor é logo pegar neles e nem pensar mais no assunto. É tão bom quando depois os terminamos e pudemos aproveitar tantas páginas de uma história que adoramos!
      Ainda estou a tentar lidar com esta pressão de querer ler mais, mas também já me começo a aperceber que depois deixa de ter piada quando já só estamos a ler por ler.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá,
    Confesso que gostei muito de ler este post porque não pude deixar de me identificar e muito com ele. Okay, eu passo precisamente pelo mesmo, ando sempre com a pressa de terminar um livro e a contar as páginas que faltam para o fim, por mais que goste do livro que estou a ler, isto acontece-me sempre.
    Ainda estou a aprender a dar a volta a essa pressa e pressão que acabo por exercer sobre mim mesma. Depois vimos aqueles posts de leituras do mês de algumas bloggers que conseguem ler imensos livros durante um mês e pronto, ainda pior. Mas confesso que gosto de levar as leituras ao meu ritmo, porque se for a apressar as minhas leituras, não conseguiria desfrutar devidamente delas e só estaria a fazê-lo por números e isso não é o mais importante.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão! Também estou a aprender a deixar de estar tão preocupada com a quantidade e mais com a qualidade de leitura.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá,
    Confesso que gostei muito de ler este post porque não pude deixar de me identificar e muito com ele. Okay, eu passo precisamente pelo mesmo, ando sempre com a pressa de terminar um livro e a contar as páginas que faltam para o fim, por mais que goste do livro que estou a ler, isto acontece-me sempre.
    Ainda estou a aprender a dar a volta a essa pressa e pressão que acabo por exercer sobre mim mesma. Depois vimos aqueles posts de leituras do mês de algumas bloggers que conseguem ler imensos livros durante um mês e pronto, ainda pior. Mas confesso que gosto de levar as leituras ao meu ritmo, porque se for a apressar as minhas leituras, não conseguiria desfrutar devidamente delas e só estaria a fazê-lo por números e isso não é o mais importante.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Também sinto essa pressão e talvez o blogue esteja relacionado com isso na medida de que quero escrever posts de opinião frequentes e não enchê-lo de publicações pessoais e de tags, mas também porque, quando criei conta no Goodreads, comecei a aperceber-me do tempo que gastava com uma leitura e de como, naquele espaço de tempo, poderia ter lido tantas outras obras. Também tenho optado por livros mais curtos, mas quero deixar-me disso, porque já me cansei de contos; é frustrante não ter uma história mais longa e desenvolvida. No entanto, acho que é sempre melhor deixar os calhamaços para quando temos mais tempo (estou a guardar muitas obras da minha prateleira para o Verão). ;)
    Beijinhos e Boas Leituras!

    *Mistery

    P.S. Como seguias o The Mistery's Garden, achei que ias querer saber que agora mudei de cantinho (http://themisterysgarden.blogspot.pt/).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu agora também tenho uns quantos calhamaços mas só para o verão ou se me der assim coragem para lhes pegar!
      Vou seguir o teu novo cantinho :)
      Beijinhos

      Eliminar