22.6.15

Balanço Literário: Objectivos Literários (6 meses)

No final do ano passado fiz um post com alguns objectivos literários que queria cumprir este ano. Como já estamos a meio de 2015, resolvi fazer um balanço de como estes objectivos estão a correr.
Long story short, eu esqueci-me que tinha objectivos a cumprir...

Mas agora de forma mais séria, já não sinto necessidade de cumprir nenhum dos objectivos a que me tinha proposto no inicio do ano.

O 1º objectivo era: Terminar o ano de 2015 com menos de 2 livros por ler na prateleira
Isto não vai acontecer e eu não me importo. A minha forma de pensar na minha TBR mudou um pouco ao longo deste ano. Apesar de não gostar assim tanto de ter imensos livros na prateleira por ler, já não fico preocupada com isso. Desde que sejam todos livros que eu ainda tenho algum interesse, sei que eventualmente hei-de os ler e se não for este ano será no próximo. Já não faço questão de terminar o ano com menos de 2 livros por ler porque já não é algo com que me preocupe.

O 2º objectivo era: Terminar, pelo menos, 5 séries
Este ainda era um dos objectivos que queria tentar cumprir mas até agora ainda não completei nenhuma série. Não sei porque é que acabar séries é tão complicado para mim, mas pelos vistos é. Mesmo assim, as séries que quero mesmo acabar até ao fim do ano são:
  • Monument 14 de Emmy Laybourne - Falta-me o último livro mas não sei, sempre que lhe pego leio dois ou três capítulos e depois abandono-o sempre. Pelo menos já lhe peguei nestes 6 meses o que já é qualquer coisa.
  • The Maze Runner de James Dashner - Eu já queria terminar esta série, mas agora a motivação é maior porque quero ver o segundo filme em Setembro mas li que este novo filme vai misturar coisas que acontecem no segundo e no terceiro livro. Como não quero spoilers (se bem que já sei uma das coisas que acontece no último livro), tenho de o ler antes de ir ver o filme.
  • The Lunar Chronicles de Marissa Meyer - O Winter vai sair em Novembro e não há dúvida que o vou começar a ler assim que chegar cá a casa. Eu já sonhei que tinha encontrado um ARC deste livro à venda numa feira (já vos disse que tenho sonhos estranhos?!) por isso é um sinal.

O 3º objectivo era:  Ler, pelo menos, um clássico
Pois, também não sei se isto vai acontecer. Eu gostava e achava importante, mas o meu tempo para ler este ano já tem sido tão pouco que prefiro pegar em livros para os quais estou mais entusiasmada e que sei que serão mais fáceis de ler que um clássico. Tenho alguns livros em mente, como o Northanger Abbey de Jane Austen ou o Shirley da Charlotte Brontë, mas não vou fazer da sua leitura uma obrigação.

O 4º objectivo era:  Ler todos os livros comprados em 2014
Este é capaz de ser o desafio no qual não falharei tanto. Dos 10 livros que tinha comprado em 2014, já li 4 e estou a planear ler outros 4. De fora ficam o Miss Peregrine's Home for Peculiar Children de Ransom Riggs, que se não me der vontade de o ler até lá, vou lê-lo mais próximo do lançamento do filme, e o The Summer Garden de Paullina Simons, um livro que prefiro guardar para o ano e lê-lo na mesma época em que li os outros dois.

Concluindo, desde o inicio do ano até agora as minhas preocupações mudaram um pouco, pelo que já não me importo tanto com as séries por terminar ou quantos livros tenho por ler. Vou tentar cumprir alguma coisa para ser não um fail total, mas estou muito satisfeita com as leituras que tenho feito este ano por isso o facto de não cumprir todos estes objectivos não é algo que me preocupe.

2 comentários:

  1. Eu também não sou muito boa com desafios, aquele que estou mesmo a tentar cumprir e estou a ter sucesso é o de terminar as séries, principalmente trilogias. Os meus objectivos tmb estão sempre a mudar, mas não me ralo muito com isso :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já deixei de me importar tanto. O que interessa é que eu goste do que ando a ler :)
      Boa sorte!

      Eliminar