3.8.15

Opinião: An Ember in the Ashes

Título: An Ember in the Ashes
Autor(a): Sabaa Tahir
Editora: Razorbill
Formato: Hardcover
Laia is a slave.
Elias is a soldier.
Neither is free.

Under the Martial Empire, defiance is met with death. Those who do not vow their blood and bodies to the Emperor risk the execution of their loved ones and the destruction of all they hold dear.

It is in this brutal world, inspired by ancient Rome, that Laia lives with her grandparents and older brother. The family ekes out an existence in the Empire’s impoverished backstreets. They do not challenge the Empire. They’ve seen what happens to those who do.

But when Laia’s brother is arrested for treason, Laia is forced to make a decision. In exchange for help from rebels who promise to rescue her brother, she will risk her life to spy for them from within the Empire’s greatest military academy.

There, Laia meets Elias, the school’s finest soldier—and secretly, its most unwilling. Elias wants only to be free of the tyranny he’s being trained to enforce. He and Laia will soon realize that their destinies are intertwined—and that their choices will change the fate of the Empire itself.

An Ember in the Ashes é um dos melhores livros de fantasia que já li. Este foi o livro com mais hype dos últimos tempos e é impossível não ter ouvido falar dele assim que se mencionava a palavra fantasia. Foi o hype que me chamou a atenção, mas foi a sinopse que me despertou a curiosidade para o ler.
Neste livro seguimos a história de Elias e Laia, acompanhando-os através da perspectiva de cada um.

Desde o início que fiquei agarrada à história. Fiquei logo interessada em conhecer melhor o mundo e criei logo uma empatia pelas personagens. Aliás, o facto de gostar tanto das personagens logo no início fez com que a experiência de leitura fosse muito melhor, porque já estava a torcer por elas após um único capítulo. Para mim, para gostar verdadeiramente de um livro, as personagens têm de me conquistar e estas fizeram-no logo nas primeiras páginas.

Laia é uma rapariga que se vê sozinha no mundo com a missão de salvar o seu irmão, preso por violar as regras do império. Gostei logo da sua personalidade, dos seus medos e até de uma certa ingenuidade, características que a tornaram numa personagem mais credível e diferente do que estava habituada noutros livros de fantasia. Apesar disto, não é uma personagem fraca, muito pelo contrário, e gostei muito de ver a forma como a autora a desenvolveu.

Quanto ao Elias, também é muito fácil gostar logo dele. "Preso" numa academia militar, no primeiro capítulo vemo-lo a preparar o seu plano de fuga, ficando o leitor logo com uma noção de quem é esta personagem e do que defende. O Elias é outras personagem muito bem criada pela autora, com várias camadas que vamos descobrindo ao longo da narrativa, nunca tornando o livro aborrecido.

Adorei a forma como a autora contou a história mas admito que, pela sinopse, achei que a história seria outra. Sendo sincera, nem sei muito bem o que esperava, mas a autora conseguiu superar todas as minhas expectativas. Achei que tudo o que a autora criou neste mundo e nesta história foi bem pensado e foi revelado ao leitor de uma forma clara e fácil de acompanhar. Embora acontecessem imensas coisas e descobríssemos imensa informação num só capítulo, o que por vezes me vez ter de parar de ler um pouco depois de cada capítulo para assimilar tudo, não achei, de todo, que a informação fosse "despachada" de uma só vez em cima do leitor. Há muita coisa a acontecer, sim, mas é fácil de acompanhar, especialmente para um mundo com alguma complexidade como este.

Gostei bastante da direcção que a história tomou mas, admito, durante umas 100 páginas, da 200 à 300, mais ou menos, senti que não aconteceu muita coisa. Fiquei um pouco aborrecida nessa altura porque, apesar de ser informação necessária para a história, senti que só acompanhávamos as personagens e por vezes essa monotonia podia tornar-se um pouco aborrecida. Para leitores mais assíduos de fantasia penso que o sentimento não seria o mesmo, mas como eu não leio assim tanto deste género, por vezes ainda me aborrece um pouco este desvendar um pouco mais lento de informação. Agora que terminei o livro compreendo perfeitamente a necessidade de explorar melhor a história dessa forma, porque se não fosse feito, existiram demasiados plot holes e não era o livro espectacular que é.

Algo que também gostava de ter visto mais foi a relação entre o Elias e a Laia. Pela sinopse achei que os dois tivessem mais cenas juntos e tivessem uma maior importância na história um do outro. Eventualmente esta aproximação acontece, mas acho que uma parte de mim gostava que tivesse acontecido mais cedo. Por outro lado agrada-me o facto de só se terem aproximado mais tarde porque livros com romances demasiados apressados acabam por estragar uma história que tinha imenso potencial. Em conclusão, ainda bem que a autora fez o que achava melhor, porque foi definitivamente a melhor decisão. Quando os dois se aproximam finalmente, fez-me aproveitar melhor cada momento que tinham juntos. Estou muito curiosa para ver como a sua relação evolui no próximo livro.

O que acabou por me frustrar mais que tudo, e que fez com que este livro não se tornasse um dos favoritos de sempre, mas definitivamente um dos melhores que li este ano, foi o quadrado amoroso que esteve sempre presente. Se no início não me incomodou assim tanto, chegou a um ponto que estava um pouco farta. Do lado do Elias percebo um pouco melhor o porquê de existir, mas do lado da Laia achei que não era assim tão justificável. Contundo, consigo perceber o porquê da autora ter adicionado esta parte ao livro, o que já é um ponto bastante positivo porque em muitos dos livros os triângulos (ou quadrados) amorosos não fazem sentido nenhum.

De resto, não tenho nada a apontar. A história é espectacular e a escrita da autora é maravilhosa. O facto deste ser o debut da autora é surpreendente e tenho a certeza que vou continuar a ler os seus livros.
Adorei a coragem da autora a fazer várias opções para a história que a maioria dos autores provavelmente não faria. Não quero dizer mais que isto, mas há um plot twist tão grande no meio que eu fiquei sem saber o que pensar e constantemente a pensar que provavelmente seria mentira e que nenhum autor teria coragem de fazer aquilo. A partir daí fiquei certa de que este seria um livro de 5 estrelas e a história só melhorou. Acho que tão depressa não vou recuperar.

2 comentários:

  1. Oi Catarina, como estas?

    Estou louca por esse livro, já vi tantas resenhas favoráveis dizendo que ele é um dos melhores livros de fantasia e a sua agora acabou de confirmar isso. Confio em tuas resenhas pois tens um estilo de livros parecido com o meu, então creio que vou gostar também, mas pela sinopse eu pensei que houvesse bem mais romance, porém acho bom as coisas acontecerem mais tarde, já que há um montão de livros com aquelas paixão instântanea que fica dificil de acreditar...

    Beijokas, Alice

    http://naprateleiradealice.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, pela sinopse também achei que haveria mais romance, mas quase nem sentimos falta dele ao ler.
      Beijinhos!

      Eliminar