30.9.14

Opinião: Will Grayson, Will Grayson

Tinha este livro há tanto tempo na prateleira que, sinceramente, até já achava que nunca o iria ler e que acabaria por me desfazer dele mais tarde.


Autor(a): John Green & David Levithan
Editora: Speak
Formato: Paperback

A verdade é que o que me levou a comprar este livro em primeiro lugar foi o nome do John Green na capa e não tanto a história. Aliás, pela sinopse, o mais possível era eu nunca ter pegado neste livro em primeiro lugar.

Quando lhe peguei, estava num reading slump há mais de uma semana e já estava a desesperar por não conseguir concentrar-me em nenhum livro e por etsar a morrer de saudades de ler, apesar de nenhum me parecer interessante. Quando vi este na estante, perguntei "Porque não?".

Assim que o comecei a ler, mais propriamente os capítulos de John Green, depressa me lembrei o porquê deste autor ser um dos meus preferidos. Tanto a sua escrita, personagens e humor, eram exactamente aquilo de que precisava para sair deste maldito reading slump.

Este livro conta-nos a história de dois rapazes, ambos chamados Will Grayson, e como as suas vidas se acabam por cruzar e mudar. Os capítulos vão alternando entre Will's, sendo a perspectiva de um deles escrita por David Levithan e a outra por John Green.

Consegui imediatamente entrar na história do Will Grayson de John Green, uma vez que já conhecia o seu estilo de escrita, mas no caso do Will Grayson escrito por David Levithan, o caso mudou um pouco de figura. Com um estilo muito característico, de inicio não gostei propriamente da forma como o autor criava os diálogos e como colocava as ideias no papel. Mas como o ditado diz, "Primeiro estranha-se, depois entranha-se" e a verdade é que agora estou curiosa para ler mais alguns títulos do autor. Já algum tempo que queria ler algumas das suas obras e agora fiquei com muito mais curiosidade, especialmente para ler o Every Day, aquele que me chama mais à atenção.


Este é o primeiro livro que leio que aborda a homossexualidade como tema principal e de uma forma muito directa, uma vez que um dos Will's é gay. Eu já tinha lido alguns livros com personagens gay, mas nunca nenhuma com um protagonista gay e gostei muito da forma como o tema foi abordado, de uma forma natural e simples, como já devia ser vista em todo o lado, porque na realidade amor é amor, não interessa se gostamos de alguém do mesmo sexo ou do sexo oposto.

Este livro é essencialmente sobre isso, o amor. Quanto ao Will criado pelo John Green, gostei mesmo muito desta personagens e da sua relação com o Tiny e a Jane. Este Will é aquele que à partida é mais fácil de gostar, mas ao longo do livro, vemos que pessoa é o Will criado por David Levithan, e damos por nós a gostar de todas as personagens e a desejar que tudo lhes corra bem na vida.

O Tiny Cooper acaba por ser também umas das personagens principais desta história, senão mesmo a personagem principal. O livro começa quando o Tiny decide fazer um musical sobre a sua vida e, durante o livro, vemos como isso vai acontecendo, até chegar a data da estreia.

A minha quote preferida do livro!

Na minha opinião, este livro está escrito de uma forma muito inteligente pois tudo se liga lindamente, abordando temas que normalmente não são tão abordados, pelo menos não de forma tão directa, noutros livros YA.

Li este livro em apenas três dias e penso que, senão fosse a faculdade, o teria lido num dia apenas. Muito rápido e com o ritmo viciante, com capítulos alternados e relativamente curtos, este livro surpreendeu-me totalmente, pois não estava à espera de gostar tanto quanto gostei, especialmente com os problemas que tive no inicio.

Não posso deixar de dizer que, apesar de ter gostado de todas as personagens, mesmo do Tiny que por vezes pode ser um pouco demais, a minha parte preferida foi sem dúvida a relação entre a Jane e o Will, especialmente porque já tinha imensas saudades de ler este tipo de cenas escritas pelo John Green.

Adorava que este livro fosse adaptado para cinema ou para um musical, pois acho que aborda temas bastante interessantes e daria um filme bastante engraçado, sem se desviar da mensagem principal.

Penso que para quem gosta dos livros de John Green, a sua parte deste livro é muito ao seu estilo e não desilude os fãs do autor. Como nunca li mais nada de David Levithan não posso comparar este livro a nenhum outro, mas posso dizer que, apesar do seu estilo de escrita muito próprio e fora do comum, que no inicio me irritou um pouco, fiquei com curiosidade em conhecer outros livros.

Este é um livro divertido, mas que não deixa de abordar temas muito importantes como depressão e homossexualidade. Para mim é um livro que merece as 5 luas e acho que agradará a muitos fãs deste género literário.

Este livro já foi publicado em Portugal pela Editora ASA com o título "Will e Will".

5 comentários:

  1. Eu já estava animada para ler mas agora com a tua opinião fiquei ainda mais :D

    Lê o Everyday..! é muito bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem! Espero que gostes.
      Quero ler. A história parece espectacular.

      Eliminar
  2. Ui.. adorei ler o que escreveste.. não sabia nada deste livro e agradou-me bastante :) fiquei curiosa, vou ter que comprar. Nunca li nada do Levithan, apesar de ter aqui em casa o Every Day...*curiosa* hehe Obrigada pela review!

    * mary red hair *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada e de nada! :)
      Depois quero ler a tua opinião do Every Day porque estou bastante entusiasmada para lê-lo.
      Espero que gostes deste tanto como eu.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Agora ainda fiquei mais curiosa para ler o livro..
    Recomendo muito o Every Day foi um livro que gostei muito...
    Beijinhos*

    ResponderEliminar