6.6.15

Opinião: A Court of Thorns and Roses

Autor(a): Sarah J. Maas
Editora: Bloomsbury Children's
Formato: Paperback
Da Mesma Autora Li Também: Throne of Glass, Crown of Midnight

Demorei tanto tempo a ler este livro (devido à faculdade) que até é complicado fazer uma opinião sobre ele. Este é o meu terceiro livro da Sarah J. Maas e só veio comprovar que ela é uma das minhas autoras preferidas.

Tenho de ser sincera, no início deste livro tive as minhas dúvidas sobre se iria gostar ou não. O início de uma série é sempre complicado, pelas explicações todas que têm de ser feitas, e senti isto neste livro. Achei o início um pouco lento e, por vezes, aborrecido, mas assim que a acção começa, envolvi-me totalmente neste mundo.

Gostei da Feyre e achei-a uma personagem bastante forte. Este livro é narrado na primeira pessoa, pela Feyre, algo que é diferente da saga Throne of Glass. Gostei da forma como fomos conhecendo a Feyre e de como se mostrou uma personagem bastante interessante ao longo do livro. Não é uma das minhas protagonista preferidas, mas gostei de acompanhar o seu desenvolvimento como personagem. Não tenho assim grande coisa a dizer sobre a protagonista, mas estou muito curiosa para acompanhar os próximos livros desta série pois gostei muito da Feyre na última parte do livro.

Quanto ao Tamlin, gostei imenso dele e da sua (quase) timidez no início do livro. É uma personagem que, pelo menos para mim, parece que nunca conhecemos bem. Não sei se foi porque a história foi narrada pela Feyre, o que nos limita à sua perspectiva, mas senti que ainda há muito para revelar. É uma personagem misteriosa mas que acaba por nos conquistar e por nos deixar a querer saber mais.

Quanto às restantes personagens, a vilã deste livro é capaz de ser uma das vilãs mais maléficas que tenho encontrado (não contando com a Levana do The Lunar Chronicles). Conhecemos também o Rhysand que no início odiava, mas mudei radicalmente de opinião quando nos é finalmente revelada a sua história. Mesmo assim, acho que continuo a preferir o Tamlin, porque ele e a Feyre fazem um casal mesmo querido.

Adorei completamente o Lucien. Ele é capaz de ser a minha personagem preferida neste livro e só quero que ele encontre alguém e que tenha o seu happily ever after. O Lucien é hilariante e foi maravilhoso ver tanto a sua relação com o Tamlin, mas também a que criou com a Feyre. Gostava tanto de ler um livro sobre o seu passado, que nos foi revelado em momentos do livro, e de o poder acompanhar como personagem principal.

Uma das coisas que mais aprecio nos livros da Sarah J. Maas são as personagens, que para mim são o mais importante num livro. Neste não senti uma ligação tão grande com elas como senti no Throne of Glass, mas tenho a certeza que nos próximos livros isso acontecerá.

Quanto à narrativa, gostei bastante da direcção que a história tomou a meio do livro, mas até lá senti que não acontecia assim grande coisa. Compreendo que seja necessário um início mais lento para introduzir o leitor ao mundo, mas fiquei feliz quando finalmente o livro começou "a sério". Já tinha achado o mesmo no primeiro livro da outra saga da autora, por isso assumi que a história ficasse espectacular depois de uma primeira introdução e ficou. A parte em que ficamos a conhecer a história toda foi tão espectacular, nem sei explicar. Tudo fazia sentido com tudo o que tínhamos lido antes e foi basicamente como juntar todas as peças do puzzle. Algo que faz com que adore esta autora e adore os seus livros de fantasia, e fantasia nem é um dos géneros que mais aprecie, é a capacidade que a Sarah J. Maas tem de explicar o mundo de forma a que eu consiga acompanhar tudo e não me sentir frustrada ou perdida na história porque me faltou qualquer coisa que não apanhei, algo que já aconteceu durante a leitura de outros livros do género.

Quanto ao romance, este é predominante no livro. Se há quem critique este livro por isso, para mim foi o que me deixou mais entusiasmada para o ler, especialmente durante um início mais lento. Este é considerado um livro new adult mas não tem mais que uma cena que não é assim tão explícita. Para quem já está acostumado a livros new adult, as cenas que este livro tem não são nada de especial. Gostei bastante da relação do Tamlin com a Feyre e o meu único medo é que isto se torne num triângulo amoroso gigante (que é o que vai acontecer, provavelmente). **Spoilers** Prefiro o Tamlin ao Rhysand e gostava de ver este último com uma outra personagem, porque ele também merece, e que não criasse, pelo menos não a longo prazo, conflitos entre a Feyre e o Tamlin.

A escrita da Sarah J. Maas é capaz de ser a minha segunda preferida (sendo que a primeira é a da Cynthia Hand) porque esta mulher tem uma capacidade de escrever incrível. No entanto, neste livro, tenho de admitir que algumas das descrições foram um pouco pirosas, mais do que nos livros do Throne of Glass, mas talvez tenha sentido isso por ser narrado na 1ª pessoa em vez da 3ª.

Gostei mesmo muito deste livro mas só lhe dou 4.5 luas porque o início foi um demasiado lento para mim e porque só mesmo a parte final é que me agarrou completamente. Sinto que os próximos livros desta série vão ser espectaculares por isso mal posso esperar. Se ainda não leram nada desta autora, recomendo imenso, tanto este livro como o Throne of Glass.

4.5

6 comentários:

  1. Esta tb se está a tornar uma das minhas escritoras preferidas :) apesar de ainda só ter lido o Throne of Glass... que, sinceramente, amei :) estou mortinha por começar o segunda da série e por ler este também. Adoro a forma como Sarah J Maas escreve e como encadeia o conteúdo e as ideias, parece que tudo flui e que nada está ali por acaso..
    adooooro :)
    * Blog mary red hair *

    *Canal mary red hair*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo tudo o que ela escreve! Ainda não me desiludi com nada do que li dela!

      Eliminar
  2. Olá :)
    Eu também gostei muitooo deste livro :D fiquei fã da autora desde que li o Throne of Glass e até agora não desilude! Adorei que a Sarah J Maas tenhas recriado um dos meus contos de fadas preferidos! Não deixou nada ao acaso e conseguiu um world building muito bom.
    Quanto às personagens, sempre achei que fossem um ponto muito forte nos livros desta autora :) Adoro o Tamlin e a Feyre e o Rhysand e o Lucien! Não quero o Rhysand a intrometer-se entre o casal protagonista, mas quero o seu happy ending! E a Nesta? Quero ler mais sobre ela, gostei muito de a conhecer na segunda parte do livro :D (talvez uma Nesta com um high fae?) Não sei xd

    (desculpa o comentário tão grande) xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SIMM!! Esqueci-me completamente de referir isso mas não era giro a Nesta ficar com o Lucien? Pensei nisso quando estava a ler e gostava tanto de ver. Se não com o Lucien com um High Fae qualquer. Acho que teria a sua piada.
      Também sou completamente fã da Sarah J. Maas, vou ler tudo o que ela escrever, nem tenho dúvidas disso.
      Obrigada pelo comentário (e eu adoro quando são gigantes!)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Espero mesmo que as editoras portuguesas apostem nesta autora, porque quero mesmo muito ler os seus livros (com as capas originais, que são lindas!). Não gosto muito da edição paperback deste livro, por causa do fundo, mas sempre é mais barata. "A Court of Thorns and Roses" tem um dos hardbacks mais lindos que já vi!
    Beijinhos!

    *Mistery

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já está na altura de trazerem os livros dela para cá. Se bem que li qualquer coisa sobre o Throne of Glass, mas não sei bem como é que essa situação ficou. Por acaso nem desgosto muito desta edição, tem um tipo de brilho engraçado na capa, mas o hardback é lindo *.*
      Beijinhos

      Eliminar