25.5.15

Opinião: Cruel Beauty

Título: Cruel Beauty
Autor(a): Rosamund Hodge
Editora: Balzer & Bay
Formato: Paperback


Esta foi uma leitura estranha para um livro ainda mais estranho, por isso peço desde já desculpa se durante esta opinião eu tanto estou a odiar este livro, como o estou a adorar, porque foi exactamente isso que senti ao longo desta leitura.

Desde que li a sinopse que fiquei interessada neste livro, mas depois de ter ouvido coisas menos boas sobre ele, retirei-o da minha lista de livros para ler e nunca mais pensei nele. Isto até a minha irmã me oferecer para os anos, eu ter voltado a ler a sinopse e ter decidido dar uma oportunidade para formar a minha opinião sobre este livro com tantas opiniões contraditórias.

Achei os primeiros capítulos deste livro bastante chatos. Achei mesmo que nunca o iria terminar porque não estava a perceber metade do que estava a acontecer e a personagem principal irritava-me um pouco. Mesmo assim, à medida que o livro foi avançando, este revelou-se uma leitura muito viciante, que me ocupou um dia inteiro. Acabei por ler umas partes e ouvir outras em audiobook, isto porque estava tão dentro da história que não queria ter de deixar de lê-lo para fazer o que tinha de fazer nesse dia. (Também marca a minha estreia a ouvir um audiobook, que acabei por gostar mais do que pensava de inicio).

A parte de não perceber nada do que acontecia manteve-se durante uma boa parte da leitura. Este é um dos livros mais estranhos que já li, mas mesmo assim, apesar de ter expectativas bastante baixas e de ter começado a achar que ia odiar, por muito confusa que ficasse, isso nunca aconteceu. O mais estranho é que eu não consigo exactamente definir o porquê de ter continuado a gostar desta leitura, apesar de achar a narrativa um pouco confusa e de não ter achado a escrita da autora nada que me maravilhasse (com isto não quero dizer que é má, muito pelo contrário, mas não é das minhas preferidas).

Este é um reconto da história da Bela e do Monstro e uma das minhas coisas preferidas durante esta leitura foi conseguir identificar as semelhanças que ia encontrando com a história original e o que representava o quê neste reconto.

Quanto às personagens, a protagonista deste livro é Nyx que tem de se casar com o Gentle Lord, o "senhor das trevas" (eu sei, esta tradução é um pouco foleira mas eu estive meia hora a tentar arranjar uma melhor e não consegui) e matá-lo para poder vingar a morte da sua mãe. No início achei a Nyx muito irritante, sempre a dizer uma coisa e a pensar outra. Penso que a ideia da autora era criar uma anti-heroína, pelos seus pensamentos menos agradáveis para com a irmã e a sua situação e, embora compreenda este aspecto e o porquê desses pensamentos, estes acabaram por se tornar bastante repetitivos. Achei o Shade uma personagem estranha e nem sei se gostei dele ou não. Quanto ao Ignifex, estranhamente, gostei imenso dele desde o inicio, especialmente do seu humor e da sua atitude. A minha opinião sobre a Nyx foi melhorando ao longo do livro, mas o que me fez mudar de opinião sobre ela e melhorar a que tinha do Ignifex foram as últimas 100 páginas. Não sei bem o que foi, tal como tudo neste livro, mas algo fez com que mudasse de opinião sobre elas.

O romance apareceu do nada e não me convenceu no início. Num momento eles odiavam-se, noutro já se amavam e foi sempre esta constante mudança de ideias mas que não fazia grande sentido. Sempre que achava que até gostava de os ver juntos, mudava de ideias logo a seguir e sempre assim. Só nos últimos capítulos é que acabei por acreditar no romance e gostar deles como casal.

Penso que este livro tinha imenso potencial que poderia ter sido melhor aproveitado se tivesse sido executado de outra forma. Acabou por ser um livro que despertou em mim opiniões contraditórias, porque acabei por gostar muito mais do que acharia, mas nem consigo explicar bem o porquê. Consigo perfeitamente compreender as opiniões mais negativas, mas também as positivas. Penso que este não é um livro que vai agradar a todos, mas recomendo a sua leitura pois pode surpreender-vos tanto como me surpreendeu a mim.

É difícil escrever uma opinião e classificar um livro que me deixou tão confusa, tanto ao longo da história, como no que sentia por ele, mas gostei tanto das últimas 100 páginas que merece as 4 luas.

Sem comentários:

Enviar um comentário