28.9.15

Opinião: Easy

Título: Easy
Autor(a): Tammara Webber
Editora: 
Razorbill
Formato: Paperback
When Jacqueline follows her longtime boyfriend to the college of his choice, the last thing she expects is a breakup two months into sophomore year. After two weeks in shock, she wakes up to her new reality: she's single, attending a state university instead of a music conservatory, ignored by her former circle of friends, and failing a class for the first time in her life.

Leaving a party alone, Jacqueline is assaulted by her ex's frat brother. Rescued by a stranger who seems to be in the right place at the right time, she wants nothing more than to forget the attack and that night - but her savior, Lucas, sits on the back row of her econ class, sketching in a notebook and staring at her. Her friends nominate him to be the perfect rebound.

When her attacker turns stalker, Jacqueline has a choice: crumple in defeat or learn to fight back. Lucas remains protective, but he's hiding secrets of his own. Suddenly appearances are everything, and knowing who to trust is anything but easy.
Já conhecia este livro há uns dois ou três anos mas nunca tive muita vontade de o ler porque não gostava assim muito da capa, logo nunca me chamou o suficiente à atenção para ler a sinopse. Quando finalmente o fiz, vi que era um livro que abordava temas como o abuso sexual, algo com o qual não me sentia muito confortável com o tema para ler na altura e, por isso, não fiquei interessada em lê-lo.

Recentemente este livro voltou a ser muito falado pelo Booktube e algumas opiniões fizeram-me reconsiderar se realmente não devia dar uma oportunidade a este livro. Embora ainda me custe um pouco ler sobre o tema, que acho muito importante ser falado mas que ainda me deixa um pouco ansiosa, decidi arriscar e, apesar de me ter desiludido um pouco, não me arrependo da sua leitura pois a autora abordou o tema de uma forma excelente.

Não sei se foi o momento em que o li, se o li demasiado depressa ou até se não foi nada disso, a verdade é que fiquei muito desiludida com este livro. Talvez tivesse expectativas demasiado elevadas, mas não achei este livro assim nada demais. Com isto não quero dizer que não reconheço a importância deste livro. Aliás, grande parte da classificação deve-se à forma como a autora abordou o tema e a mensagem que pretendeu passar ao leitor, de que a vítima nunca tem culpa de nada!

Gostei muito das personagens principais, mas a relação entre os dois não fez nada por mim. A Jaqueline é uma rapariga muito normal e foi por isso que gostei dela. O Lucas é super inteligente e também gostei imenso desse aspecto. Porém, achei muito difícil gostar dele. Talvez por não termos a sua perspectiva neste livro achei mais difícil aproximar-me da sua personagem.

Nunca senti que os dois protagonistas se conhecessem bem um ao outro, o que foi uma sensação muito estranha. Não sei porque é que senti isto, mas não acreditei nada na relação deles. Achei-a bastante fraquinha e muito mal desenvolvida.

Acho que o mistério todo no início (que não é assim tão grande quanto isso mas pronto) me fez ter a impressão de que a relação não se desenvolveu tanto quanto provavelmente a autora achou que tinha desenvolvido.

Gostei muito da forma como o tema do abuso sexual foi abordado mas não consegui gostar da relação dos protagonistas, algo que não é bem suposto acontecer quando lemos um livro new adult. Admito que provavelmente as minhas expectativas também estavam bastante elevadas e todos sabemos que isso pode ser um problema.

No fim, sei que muitos gostam deste livro mas para mim não foi nada de especial. Não foi um livro memorável e tenho pena que não tenha gostado tanto deste livro quanto queria. Mesmo assim recomendo, até porque tem ratings muito bons no Goodreads e aborda o tema de uma forma muito inteligente.

Sem comentários:

Enviar um comentário