14.9.15

Opinião: The Sky is Everywhere

Título: The Sky is Everywhere
Autor(a): Jandy Nelson
Editora: Walker Books
Formato: Hardcover
Seventeen-year-old Lennie Walker, bookworm and band geek, plays second clarinet and spends her time tucked safely and happily in the shadow of her fiery older sister, Bailey. But when Bailey dies abruptly, Lennie is catapulted to center stage of her own life - and, despite her nonexistent history with boys, suddenly finds herself struggling to balance two. Toby was Bailey's boyfriend; his grief mirrors Lennie's own. Joe is the new boy in town, a transplant from Paris whose nearly magical grin is matched only by his musical talent. For Lennie, they're the sun and the moon; one boy takes her out of her sorrow, the other comforts her in it. But just like their celestial counterparts, they can't collide without the whole wide world exploding.

This remarkable debut is perfect for fans of Sarah Dessen, Deb Caletti, and Francesca Lia Block. Just as much a celebration of love as it is a portrait of loss, Lennie's struggle to sort her own melody out of the noise around her is always honest, often hilarious, and ultimately unforgettable.
Não sei bem como escrever um opinião sobre este livro porque nem sei bem como transmitir o que senti ao lê-lo. No início não estava a gostar assim tanto e achei tudo demasiado estranho. Desde a forma como as personagens falavam, às suas acções e até como tudo acontecia muito depressa. Acho que esperava um livro mais realista e não foi bem o caso. Apesar disso, no final acabei por aperceber-me da beleza deste livro. A Jandy Nelson escreve arte e isso não podemos negar. Apesar deste livro não ser tudo o que queria, é impossível negar que é um livro muito bonito.

As 100 primeiras páginas foram um pouco decepcionantes mas à medida que ia continuando a leitura, comecei a aperceber-me da beleza deste livro. Acabei por ler 200 páginas das 368 no primeiro dia. Não sei o que foi, não consigo explicar. Depois de já ter decidido que este livro não era para mim, comecei a adorar o rumo da história e da forma como a autora a conta.

A forma como me senti ao ler este livro foi mais ou menos assim: 
não sei se isto é bem para mim -> este livro é estranho -> este livro é estranho mas não consigo parar de ler -> OMG isto é viciante!! -> Quem é que está a cortar cebolas ao meu lado? Desde quando é que passei a gostar deste livro? WHAT

Este é um livro estranho. As personagens não são o que esperamos e acho que isso foi o que me fez estranhar o livro no inicio mas adorá-lo no final. Quando comecei a ler esperava personagens muito realistas, mas deparei-me com personagens que falavam de forma estranha sobre coisas estranhas. No entanto, a parte estranha deste livro acabou por ser o que o tornou tão bonito.

Apesar de ter gostado muito deste livro e de admitir a sua importância, não deixei de ter os meus problemas com ele. Algumas coisas foram estranhas demais. Já falei várias vezes disto nesta opinião, mas tal como admito que alguns dos elementos deram algo único à obra, outros tornaram-na um pouco irrealista. Esta irrealidade foi também outro dos problemas. As personagens não falavam de uma forma muito credível para a idade que tinham e por vezes isso tornava a leitura estranha e um pouco deslocada daquilo que seria de esperar.

Com o romance fiquei um pouco dividida. Houve momentos em que achei que não fosse necessário, outras em que percebi o porquê de existir. Por vezes achei que havia demasiado drama, outras achei que, tendo em conta a situação, chegava a fazer sentido. No geral, acabei por gostar do romance mas ainda tive as minhas dúvidas no final. Há um triângulo amoroso que não chega a ser triângulo amoroso que eu achei bastante esquisito. Consegui compreendê-lo mas não deixei de achar estranho.

Quanto às personagens, não tenho assim tanto a dizer sobre elas. Gostei de acompanhar a Lennie e a forma como lidou com a morte da irmã. A família dela é estranha mas acabei por ganhar um carinho especial por esta família peculiar. Gostei muito do Toby e tive imensa pena dele! Só queria abraçá-lo e consolá-lo. Ele foi talvez a personagem pela qual tive mais compaixão. Quanto ao Joe, não fiquei totalmente convencida. É descrito como o rapaz perfeito mas para mim não achei. Não consegui gostar assim tanto dele como talvez fosse o propósito da autora. Apesar do romance não ter sido a minha parte preferida, tenho de admitir que ouve momentos muito queridos e estou muito curiosa para ler outros livros da autora em que goste realmente do casal principal.

Adorei completamente as imagens dos bilhetes da Lennie. Os pormenores das imagens tornaram este livro ainda mais único e complementaram imenso o livro e foram a minha parte preferida.

Sei que este livro não é para todos. A principio também achei que não era para mim. É um livro muito estranho, com uma escrita carregada de metáforas e com personagens bastante peculiares. Penso que é isso que faz com que este livro se destaque entre tantos outros do género. Gostei muito da escrita da Jandy Nelson e estou muito curiosa para ler o I'll Give You The Sun, que já tive a oportunidade de ler as primeiras páginas e acho que vou adorar!

Recomendo para quem gosta do género mas especialmente para quem está aberto a um livro completamente diferente e único. A escrita da autora é muito bonita (se bem que por vezes pode tornar-se confusa e metafórica demais) e, por consequente, também esta história o é. Apesar de reconhecer isto, também tive os meus problemas com este livro o que fez com que acabasse por lhe dar 4 luas.

2 comentários:

  1. Oii Catarina

    Não sei se esse livro é para mim, de verdade. Eu li muitas resenhas e esse livro estar a ser muito falado, mas alguma coisa me diz que não irei gostar...rsrs. Por enquanto ainda não me arriscarei a tentar ler, quem sabe mais adiante.
    Curiosa por tua review sw We were Liars, dizem que é um livro bom, mas também de uma história distinta

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também nunca tive muito curiosidade em lê-lo até ver tanta gente a falar dele. Acabei por gostar mas percebo que não é para todos!
      A opinião ainda pode demorar um bocadinho mas vai sair!
      Beijinhos

      Eliminar