7.9.15

Opinião: What I Thought Was True

Título: What I Thought Was True
Autor(a): Huntley Fitzpatrick
Editora: Speak
Formato: Paperback
Da Mesma Autora Li Também: My Life Next Door

The eagerly anticipated follow-up to My Life Next Door is a magnetic, push-me-pull-me summer romance for fans of Sarah Dessen and Jenny Han.
17-year-old Gwen Castle's Biggest Mistake Ever, Cassidy Somers, is slumming it as a yard boy on her Nantucket-esque island this summer. He's a rich kid from across the bridge in Stony Bay, and she hails from a family of fishermen and housecleaners to her island's summer population. Gwen dreams of getting off the island, and a summer job working for one of the elderly residents might just be her ticket to the good life. But what will it mean for Gwen's now life? Sparks fly and secret histories unspool as Gwen spends a gorgeous, restless summer struggling to come to terms with what she thought was true—about the place she lives, the people she loves, and even herself—and figure out what really is.
Gostei tanto do primeiro livro da autora, My Life Next Door, que tinha mesmo de ler outro livro da autora. Apesar das opiniões sobre este não serem tão simpáticas como para o primeiro, não demoveu a minha vontade de o ler. Ainda bem que tal não aconteceu pois acabei por adorar este livro.

Este livro não me conquistou no início. Não sei bem o que foi mas não estava a conseguir entrar bem na história até ao primeiro 1/3 do livro. Acho que também se deveu ao facto de não estar bem no mood para ler, mas sentia que, apesar de adorar o ambiente e a complexidade das personagens, parecia não acontecer nada. Após esta primeira parte, o livro começou a ficar espectacular e não conseguia largar o livro nos dias que se seguiram.

Começando pelo ambiente que a autora criou neste livro, isto foi o que talvez tenha gostado mais. A acção decorre numa ilha e adorei imaginar os vários sítios, as várias casas e praias. Este livro fez-me sentir que estava mesmo no verão e adorei "perder-me" dentro desta ilha.

As personagens deste livro e a forma como foram desenvolvidas também me agradou bastante. Seguimos a história da Gwen e vemos como cresce ao longo do livro. No início não compreendemos bem o porquê de ser assim e até, mesmo sem querermos, podemos mesmo acabar por julgá-la por não percebermos as suas acções. Nesse aspecto, este livro acabou por me ensinar ou relembrar qualquer coisa, nem que seja o facto de me relembrar que não devemos julgar ninguém pelas suas acções sem perceber quais as razões por trás disso. Adorei a complexidade da Gwen e não achei que seria o tipo de personagem por quem me aproximaria tanto. Adorei seguir a sua história e o seu desenvolvimento como personagem.

A Gwen é luso descendente e eu nunca tinha lido um livro em inglês que incluísse personagens luso descendentes e até mesmo frases em português. Adorei! Fez-me sentir mais próxima da Gwen e da sua família, para além de me ter deixado com aquele orgulhozinho com que ficamos sempre que vemos uma referência ao nosso país. No primeiro livro da autora já tinha reparado que algumas das personagens tinham apelidos portugueses, neste criou mesmo uma família com descendência portuguesa e achei que esse pormenor tornou o livro mais único e original.

Mais uma vez a autora transmitiu uma dinâmica familiar espectacular. Adorei irmão dela, o seu avô, a mãe e até gostei do pai, apesar de algumas coisas que disse não me caíram muito bem. No entanto, é claro que ele gosta dos filhos e que acaba por dizer as coisas bem sem pensar. A autora cria personagens bastante reais e a família da protagonista foi mais um exemplo disso.

O Cass é o protagonista masculino e eu adorei-o! Esta autora tem mesmo um jeito para escrever good boys mas sem os tornar demasiado totós. O Cass é educado e super querido, sem deixar de dizer o que pensa. E ele é tão querido para o irmão dela *.*

Gostei muito da forma como a relação evoluiu e de como os segredos se foram desvendando devagar mas sem fazer sentir com que existissem muitos segredos e poucas explicações. Começamos o livro sem saber muito bem o que se passa, mas vamos descobrindo o que aconteceu aos poucos e tudo acaba por fazer sentido.

Algo que também tinha gostado no primeiro livro que li da autora e que teve bastante foco neste foi a forma como a autora fala de sexo, algo que não vemos tantos nos YA e que faz falta, na minha opinião. Acho que este é um tema que deveria aparecer em mais livros dos género e gosto sempre de ler livros que falam abertamente deste tema e o tornam tão importante como ele realmente é na vida de um adolescente.
No entanto, apesar de apreciar a forma como a autora fala disto sem grandes tabus, nalgumas partes senti que a autora falava disto como se não tivesse assim grande importância. Parece que me estou a contrariar mas, se acho muito importante este tópico ser abordado sem receios e de forma natural, houve momentos em que achei que as personagens não o encaravam bem com a importância que deveria ter. Não sei bem explicar o porquê de isto me ter incomodado tanto, mas acho que foi porque, por vezes, a protagonista passava a ideia que fazer sexo era a mesma coisa que beijar alguém, por exemplo. No entanto, só fiquei com esta impressão num ou dois momentos porque de resto achei que a autora abordou bastante bem este tema e que tornou o livro muito mais real e interessante.

Esta realidade de que falo é algo que aprecio bastante nas histórias desta autora. As personagens tem os seus defeitos, cometem erros e as situações em que por vezes se encontram poderiam ser reais.
A história é típica dos livros deste género mas a autora consegue criar um ambiente e uma história que vai mais ao encontro do que é a verdadeira realidade entre os adolescentes.

Quanto à escrita da autora, não a acho assim nada que se realce, mas não consigo deixar de querer os seus livros porque acabo sempre por gostar bastante deles. Até agora é das poucas autoras YA que fala de vários assuntos pertinentes sem qualquer receio e gosto disso. Agora é esperar mais um ano para poder ler o The Boy Most Likely, uma espécie de continuação do My Life Next Door, porque aqui a je vai esperar que saia o paperback para combinar com todos os outros livros.

Sem comentários:

Enviar um comentário