11.12.15

Opinião: Chance of a Lifetime

Título: Chance of a Lifetime
Autor(a): Marissa Clarke
Editora: Entangled Lovestruck
Formato: Ebook
Sometimes the biggest risk is playing it safe…

Gen Richards is tired of living down to her family’s expectation of the helpless blind girl. Resurrecting her high-school bucket list that begins with “kiss a total stranger” seems just the thing until she finds herself in a panty-melting lip lock with her big brother’s best friend.

Chance Anderson thrives on adrenaline, but Genny’s the one risk he’s not willing to take. His recklessness a decade ago landed her in the hospital and ejected him from her life. He’s bad for her and everyone knows it—especially her big brother.

Chance reluctantly helps Gen complete her bucket list in order to keep her out of trouble. Running through a freezing fountain, playing Spin the Bottle while fending off a mad horde of stinging insects, and skinny dipping with homicidal attack swans don’t hold a candle to the real danger: falling for the one person he can never have.
Esta foi mais uma leitura impulsiva. Mal soube sobre o que era a história, fiquei logo curiosa e, como me apetecia uma leitura rápida e viciante, decidi começar a ler este livro sem pensar muito no assunto. Só me apercebi de que este era o terceiro de uma trilogia quando já o tinha começado mas, uma vez que é uma trilogia de companion novels e todos os livros podem ser lidos individualmente, continuei a minha leitura.

Neste livro acompanhamos a história do Chance e da Gen. O que me deixou logo curiosa para ler este livro foi o facto de Gen ser cega. Gosto bastante de ler livros que abordam temas diferentes e que têm personagens diferentes do comum porque, sinceramente, já estou um pouco farta de ler sempre sobre o mesmo tipo de personagens neste tipo de livros. Para além disso, as duas personagens eram melhores amigos na infância que acabaram por se afastar e, se já repararam, e eu adoro esse plot. Este livro tinha tudo para dar certo mas não foi tudo o que esperava que fosse.

A primeira coisa que não estava à espera foi que o livro fosse narrado na 3ª pessoa. Não que não goste de livros que sejam, mas não estava bem à espera e no início fez com que a leitura não se tornasse tão fluída. Eventualmente habituei-me, mas não sei até que ponto é que isso me impediu de me ligar tanto às personagens como gostava, especialmente à Gen. Acho que o que estava mais entusiasmada e curiosa era ler a história pela perspectiva da Gen. Adorava imenso ler um livro narrado por uma personagem cega e esperava que este fosse o tal. Apesar disso, não foi esta a razão principal por não ter gostado assim tanto deste livro porque acho que a autora, mesmo narrando na 3ª pessoa, conseguiu captar bem alguns momentos que queria muito ver acontecer.

Acho que posso descrever este livro como um livro mediano. Gostei das personagens mas não senti nada de especial por elas, gostei da história mas foi só ok, nada que me entusiasmasse mesmo e a escrita também não me deixou totalmente impressionada.

Gostei da Gen, mas tal como disse, adorava ter lido esta história na primeira pessoa, narrada por ela e sinto que o facto de não o ser me impediu um pouco de me aproximar dela. Mesmo assim, não é uma daquelas protagonistas chatas. Gostei da sua atitude em certas partes do livro, especialmente no que toca à sua condição física, e da sua determinação em provar a todos que não era uma incapaz e que conseguia fazer tudo o que quisesse. O Chance é o protagonista e não tenho assim muito a dizer sobre ele. Não é over protective nem possessivo, o que lhe dá logo uns pontinhos extra na minha consideração. Gostei da forma como não tratava a Gen de forma inferior e nunca achou que ela não era capaz de fazer alguma coisa. O facto de a apoiar tanto foi talvez o que mais gostei nele. De resto, é um pouco o típico homem que estamos habituados neste género. Não me encantou por aí além mas foi um bom protagonista.

Quanto à história, tenho mesmo de dizer isto: achei muito pirosa. Repito, MUITO pirosa. Eu sei, é um livro de romance e blah blah blah, mas era mesmo preciso ter frases e momentos tão cliché?! Não que eu não goste de um bom cliché, mas alguma originalidade também é bem-vinda. O facto da Gen ser cega tornou as cenas entre os dois mais interessantes e a autora poderia ter mantido isso, não fossem as frases tão pirosas que eventualmente saiam da boca um do outro. Às vezes tanta declaração de amor e tantas frases feitas não me fazem totalmente acreditar no romance e neste caso isso aconteceu algumas vezes. Mesmo assim, gostei da ligação entre os dois, com clichés e tudo.

O facto deste ser o terceiro livro na série não fez muita diferença na leitura, mesmo que se fale bastante das personagens anteriores. Como não tinha qualquer interesse em ler os outros livros e sabia que este era o único livro da série que queria ler, não me importei com possíveis spoilers. Se quiserem ler este livro, pela diversidade da história, podem fazê-lo sem ler os livros anteriores e conseguem fazê-lo sem se perderem muito. Gostei de conhecer as outras personagens mas acho que não tenho muita paciência para ler os livros.

Recomendo este livro se quiserem um romance rápido e diferente dos outros. Não foi o meu livro preferido mas foi uma leitura agradável e divertida.

1 comentário:

  1. Oii Catarina

    Esse livro por agora não me chama a atenção. Sim, tem este facto de que a personagem é diferente das mesmas de sempre, mas esse romance cliché sempre termina por me cansar. Além disso, ultimamente me apetee ler livros que tenham além do romance, algo de humor, ou mistério ou até mesmo aventura.

    Beijokas

    Alice

    ResponderEliminar