26.12.15

Reflexão sobre 2015 & Objectivos para 2016

2015 foi um ano óptimo em leituras. Consegui ler mais do que 50 livros, objectivo no meu desafio do Goodreads, e foram muitos os livros a que dei 5 estrelas. Contudo, este ano foi também um pouco desgastante. Agora no final do ano sinto que a minha cabeça está cansada de ler tanto e que a pressão de ler imenso afectou-me constantemente ao longo do ano.

Estou bastante orgulhosa de mim pelo número de livros que li e, sobretudo, do conteúdo que criei para o blog no último ano. Porém, depois de ter visto o vídeo da Shannon, senti o mesmo que ela sentiu. Sinto que, ao longo do ano, abdiquei de fazer algumas coisas que gostava só porque sentia que devia estar a ler. Claro que gosto de ler, mas também há muitas outras coisas que gosto de fazer e que sempre que as fazia, havia algo na minha cabeça que estava constantemente a lembrar-me de que podia já ter terminado o livro que estava a ler se não estivesse a fazer essa determinada coisa. O mais parvo é que esta pressão é criada única e exclusivamente por mim.

Em 2016, essa é uma das coisas que quero mudar. Quero, sobretudo, aproveitar melhor o meu tempo e conseguir organizar-me de forma a poder fazer tudo o que gosto com moderação. Quero arranjar um bom equilíbrio, onde possa ver filmes ou séries ou possa sair mais vezes, sem sentir que devia estar a ler.

2016 vai ser um ano de mudanças na minha vida. Vou acabar a minha licenciatura e fazer mestrado, o que vai ser uma experiência totalmente nova. Tenho bastante medo mas também estou ansiosa para estudar uma coisa que realmente goste (se bem que ainda tenho de perceber melhor o que isso é). Quero também estar mais disponível para saídas e para conhecer pessoas novas, o que às vezes não me é tão fácil. Acho que 2016 vai ser um ano um tanto ou quanto stressante mas espero que recompensador.

Tendo isto em mente, os meus objectivos literários para 2016 são:

1. Ler mais despreocupadamente
Vou propor-me a ler 50 livros como este ano mas vou levar as coisas com mais calma. Vou tentar descontrair um pouco quanto ao número de livros que leio e habituar-me à ideia de que posso fazer outras coisas para além de ler. Se a meio do ano vir que não consigo chegar aos 50, não tenho problema nenhum em baixar um pouco o número.

2. Participar em mais Bookish Bingos
Estou a participar, até Fevereiro, no Bookish Bingo organizado pelo blog Pretty Deadly Reviews e estou a adorar a experiência. É um desafio mas eu não me sinto pressionada a ler nada. Estou a achar super divertido ver em que categoria os livros que leio se encaixam e faz-me ter mais vontade para ler livros que já estavam um pouco abandonados. Ainda não percebi bem quando é que eles são organizados, mas acho que é de 3 em 3 meses. Não digo que vá participar em todos, mas quero repetir a experiência.
Isto parece que contradiz um pouco o meu primeiro objectivo mas eu não me importo de não preencher todos os quadrados no bingo por isso não me sinto nada pressionada em fazer este desafio.

3. Ler todos os livros que comprei em 2015
Propus-me a este desafio em 2014 (para cumprir em 2015) e gostei imenso. Acho que o facto de me propor a ler todos os livros que comprei no ano passado e que ainda estão na prateleira não me impede de comprar novos livros mas também não me deixa acumular livros por ler durante mais que um ano. O ano passado resultou muito bem por isso estou confiante que este ano também resulte.

Os livros que comprei em 2015 e ainda não li são:
Para 2016 decidi não me desafiar nem a ler clássicos nem a terminar séries. Como este ano vou ter menos tempo para as leituras, porque quero abrandar um pouco e porque a faculdade também vai ser completamente diferente, quero só ler o que me apetece e divertir-me.

Ainda não sei se vou participar em algum desafio para além do Goodreads mas acho que não. Só se encontrar algum que goste mesmo e que não me pressione a fazer muitas coisas.

1 comentário:

  1. Acho que é uma boa decisão. Mas ao contrário de ti, a pressão da leitura é o que me leva a não ler. Porque sinto que se começar a ler vou deixar outras coisas para trás e pronto, isto é um ciclo vicioso!
    Espero que corra tudo bem na Faculdade :)

    ResponderEliminar