2.9.15

Opinião: Maze Runner - A Cura Mortal

Título: Maze Runner - A Cura Mortal
Título Original: The Death Cure
Autor(a): James Dashner
Editora: Editorial Presença
Formato: Paperback
Do Mesmo Autor Li Também: Maze Runner - Correr ou Morrer, Maze Runner - Provas de Fogo
Thomas atravessou o Labirinto; sobreviveu à Terra Queimada.

A CRUEL roubou-lhe a vida, as memórias, e até mesmo os amigos. Mas agora as Experiências acabaram, e a CRUEL planeia devolver as memórias aos sobreviventes e completar assim a cura para o Fulgor.

Só que Thomas recuperou ao longo do tempo muito mais memórias do que os membros da CRUEL julgam, o suficiente para saber que não pode confiar numa única palavra do que dizem.

Conseguirá ele sobreviver à cura?
Li finalmente o último livro desta trilogia depois de o ter comprado há tanto tempo atrás. Li os dois primeiro volumes desta trilogia há dois anos e fiquei algum tempo à espera que este saísse. Estava à espera que a Presença lançasse este no verão de 2014 mas não aconteceu e tive de esperar até ao final do ano. Pode não fazer muita diferença, mas acho que se o livro tivesse saído no verão o teria lido logo, ainda com alguns dos pormenores na memória, e teria gostado muito mais da leitura. A Presença acabou por publicá-lo em Novembro, mas nessa altura a vontade de terminar esta trilogia já se tinha perdido um pouco e só agora, exactamente dois anos depois, é que decidi ler este terceiro livro de uma vez por todas.

Acho que tenho de dizer que este é o primeiro livro que leio em português este ano. Talvez seja a falta de hábito, mas não consegui aturar a tradução. Tudo me soa demasiado formal e irrita-me. Sendo assim, tive de recorrer ao audiobook para conseguir ler este livro rapidamente e terminar a trilogia o mais rápido que conseguisse. Não achei uma má tradução, pelo menos, do que me lembro, está ao nível dos outros, mas eu própria é que já não consigo ler livros traduzidos.

Mas quanto à história, achei que o começo do livro foi muito interessante e fiquei logo curiosa para saber o que ia acontecer. Li no Recapitains o que tinha acontecido no livro anterior e foi o suficiente para me conseguir localizar minimamente na história. Gostei bastante de me voltar a reunir com estas personagens e tinha muitas expectativas para elas do que me lembrava, especialmente pela Brenda, que foi uma personagem que gostei muito de conhecer no livro anterior e sobre a qual queria ler mais. Mesmo agora, depois de ter terminado o livro, gostava que houvesse uma série focada na Brenda porque ela acabou por se tornar numa das minhas personagens preferidas desta série.

Neste livro descobrimos todas as respostas às perguntas que tinham ficado por responder nos livros anteriores, mas algo que achei muito estranho foi o facto de sentir que todas as respostas que nos foram dadas eu já sabia de qualquer forma. Não consigo bem explicar, mas senti que toda a informação nova que me estava a ser dada, já não era assim nova, como o objectivo da CRUEL por exemplo.

Gostei da acção no começo do livro mas às vezes tanta acção começava a chatear. As personagens iam para um sitio e já sabia que ia haver uma cena de luta que não acrescentava quase nada ao livro. Eles lutavam e ganhavam no final, isto uma série de vezes. Quando li os outros livros não me lembro de isto me ter incomodado, mas nestes dois anos fui mudando como leitora, sendo que agora dou muito mais importância a cenas mais calmas em que conhecemos melhor as personagens, algo que não recebemos muito nestes livros.

Gostei do rumo que o livro tomou mas chegou a pouco mais de metade do livro e sentia que no meio daquela acção toda só tinha descoberto uma ou duas coisas novas. Não sei bem porquê, mas senti que nada me surpreendeu realmente, parecia que já sabia tudo o que ia acontecer mas não sabia. Foi estranho.

Eu adoro a Brenda! Gosto mesmo dela, apesar de não sabermos muito sobre a sua personagem. Tudo o que eu me lembrava dos livros anteriores, antes de ir ver um resumo sobre o que se tinha passado, era que gostava imenso da Brenda e não gostava lá muito da Teresa. Gostei como a sua personagem lidava com os rapazes todos e como em grande parte das vezes conseguia ser muito melhor que eles todos. Eu só queria mesmo um livro dedicado a ela porque seria mil vezes mais interessante saber mais sobre a sua vida.

Quanto ao Thomas, acabo por ser indiferente à sua personagem. Gosto dele mas não é assim uma personagem muito marcante. Acho que é um bom protagonista, mas nada de especial.

Eu já sabia o maior spoiler deste livro e, apesar de só saber isso e nada do resto, sinto que se havia momento que me iria surpreender era esse e isso foi estragado por já saber o que ia acontecer. Mesmo assim, admiro a crueldade do autor nessa cena e estou ansiosa para a ver nos filmes. Apesar de já saber o que ia acontecer, não deixou de ser chocante o que aconteceu.

Gostei do final do livro mas sinto sempre que não há uma maneira perfeita para terminar livros distópicos. É sempre isso que penso sempre que leio um último livro de uma série distópica e, apesar de ter achado um final bastante satisfatório, há sempre aquela parte em mim que me diz que o final foi demasiado fácil e que não é realmente um final.

No final, gostei do livro e penso que está ao mesmo nível dos volumes anteriores. O único problema é que eu dei 5 luas aos volumes anteriores, porque na altura não tinha lido assim tantos livros. Hoje em dia, se tivesse de dar uma classificação a todos os livros da trilogia, daria 4 luas, sendo esse o motivo de só ter dado essa classificação a este.

2 comentários:

  1. Sinceramente, e mesmo vendo que deste 4 luas a este livro e que agora darias 4 aos outros dois, não consigo sequer pensar em pegar no segundo livro. Levei uma eternidade a ler o primeiro, não o achei nada de especial e não quero ter a mesma desilusão ao ler os outros dois. Já para não falar que me custa ir gastar dinheiro nos livros e poder não gostar.
    Se não mudar de opinião entretanto, acho que vejo os filmes só para saber como a história acaba, hehe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo-te! Com tantos livros que nos interessam às vezes é dificil dar dinheiro por uns que não sabemos se vamos gostar ou não.
      Eu gostei muito do primeiro filme e acho que também vou gostar do segundo (se bem que parece um pouco diferente do livro).

      Eliminar