27.11.15

Compras Online: BetterWorldBooks

Eu tinha dito que faria um post a relatar a minha experiência com o BetterWorldBooks e aqui está ele. Assim que encomendei neste site soube que queria fazer este post, especialmente porque não encontrei nada que me indicasse se o site era bom ou não nos envios para Portugal.

IMPORTANTE: Este post não é patrocinado de qualquer forma. Eu gastei o meu próprio dinheiro nas encomendas e decidi fazer este post para partilhar a minha experiência.

Há cerca de um ano atrás, fiz este post aqui no blog onde falava um pouco sobre a minha experiência noutros sites de compras online. Neste post vou fazer algum semelhante, mas vou falar um pouco melhor de todo o processo, desde a compra até à chegada dos livros cá a casa.

Já nem me lembro como conheci o BetterWorldBooks, provavelmente através de algum blog ou vídeo no youtube, mas assim que vi que o shipping para Portugal era grátis (para todo o mundo aliás), fiquei logo interessada em experimentar.

Finalmente, no final de Setembro, decidi fazer a minha primeira encomenda e, logo de seguida, mesmo antes da minha primeira encomenda chegar, decidi fazer outra porque encontrei um livro que queria imenso a um preço bastante apelativo.

Este é um site que vende livros novos e usados, se bem que acabam por ser um pouco mais caros que os livros usados a que estamos habituados em sites como o Awesomebooks. No entanto, o número de livros YA usados é maior no BetterWorldBooks. Uma coisa que acho muito importante referir é que este é um site solidário e, por cada livro comprado, o site oferece outro a uma criança ou biblioteca que precisa. Acho isto espectacular, até porque sentimos que o nosso dinheiro está realmente a ser usado para uma causa nobre (podem saber um pouco mais aqui).

Preços: Não é o site mais barato, especialmente para livros usados. A variedade é maior, mas os livros usados acabam por ser entre os 5 a 7€ os paperbacks e 10 a 11€ os hardcovers (mais ou menos o mesmo em dólares).

Shipping: Grátis! Não se paga portes de envio o que implica que não haja nenhum número de tracking. Isto pode ser chato porque não temos noção de onde está a nossa encomenda, mas é algo muito comum em sites deste género.

Tempo de espera: Muito! Esta é talvez a pior parte deste site. Como as encomendas vêm dos EUA é de esperar o tempo prolongado que temos de esperar pela nossa encomenda que, segundo o site, são 21 dias úteis no máximo.
No meu caso não foi bem assim. A primeira encomenda que fiz, esperei cerca de 1 mês (30 dias), desde que fiz a encomenda até me chegar a casa. A segunda que fiz foi muito pior, fiz a encomenda dia 2 de Outubro e só chegou dia 19 de Novembro. Achei mesmo que se tinha perdido nos correios mas lá chegou. Se quiserem o livro com muita urgência não vos aconselho muito este site, porque o tempo de espera é muito prolongado.


Encomenda: Quanto a isto não vos posso esclarecer muito. Das duas encomendas que fiz, só encomendei um livro em cada uma, por isso não vos sei dizer se no caso de 2 ou mais livros eles enviam todos juntos ou não. Pela minha pesquisa, acho que enviam tudo junto, mas não sei bem.
Quanto à embalagem, os livros vêm numa embalagem de plástico fechada a vácuo (e sim, é super difícil de abrir - usem tesouras, conselho de amiga). Sinceramente, parece-me uma boa forma de enviar os livros porque o plástico é resistente e, como está "pegado" ao livro, acaba por protegê-lo de alguns danos que possa sofrer na viagem.

Condição dos livros: Em relação aos livros, não tenho queixas. Se calhar tive muita sorte nos livros que recebi, mas os dois vieram em excelentes condições. Todos eles vieram com um autocolante de uma biblioteca, mas para além disso vieram impecáveis, tal como podem ver nas fotos. Já tive livros que encomendei novos a chegarem em piores condições.


Apoio ao Cliente: Infelizmente fui obrigada a recorrer ao apoio ao cliente, uma vez que a minha encomenda passou e muito do tempo esperado de entrega. Eles foram muito rápidos a responder e prontificaram-se a reembolsarem-me de imediato.

Em resumo:
Se quiserem comprar um livro mas acharem que o preço no BookDepository está muito elevado e não o encontrarem no Awesomebooks, recomendo-vos a procurarem neste site. Os livros são usados, é verdade, mas normalmente vêm em boas condições. A maior desvantagem é mesmo o tempo de entrega, que é bastante prolongado e o preço, que não é o mais barato para livros usados. A maior vantagem é o facto de haver uma maior variedade de livros YA e de contribuir para uma causa sempre que fazemos uma encomenda.

Espero ter ajudado alguém com este post e, já sabem, se tiverem alguma dúvida não hesitem em fazê-la nos comentários.

5 comentários:

  1. Oiii Catarina

    Não conhecia a BetterWorld, mas pela sua descrição me lembrou muito quando eu faço compras pelo Ebay, é o típico site onde você tem que comprar e esquecer que comprou para não ficar nervosa com a espera...haha, mas confesso que achei legal o facto deles estarem ajudando para cada livro vendido. Que bom seria se todas as editoras assim o fizessem, e estas grandes livrarias também! Enfim, achei uma dica muito boa, e o facto de ter chegado em boa estado (mesmo demorando uma eternidade) é uma boa coisa.

    Beijokas

    ResponderEliminar
  2. Olá Catarina.
    Sabe-me dizer que empresa faz a distribuição das encomendas da BetterWorldbooks em Portugal?
    Fiz uma encomenda há mais de um mês e ainda não a recebi... Como tenho estado muito tempo fora de casa, tenho receio que não a tenham conseguido entregar por ninguém ter aberto a porta... :s
    Estou a passar pela mesma situação com uns livros que encomendei no Awesome books... Para esse também sabe quem distribui em Portugal?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      As encomendas vêm pelos CTT, tanto as do Awesomebooks como as do BetterWorldbooks. As encomendas do BetterWorldbooks, todas as que fiz até agora pelo menos, demoraram-me sempre mais de um mês a chegar, uma vez que vêm dos USA. As do Awesomebooks é de facto um pouco estranho porque normalmente eles até são bastante rápidos no envio.
      O meu conselho é mandar um email para as duas lojas a dizer que os livros ainda não chegaram. Ambas têm um óptimo Customer Service (pelo menos pela minha experiência) e devolveram-me sempre o dinheiro quando já tinha passado o prazo dado por eles. Os livros acabaram sempre por aparecer eventualmente, mas é sempre uma segurança de que não ficamos sem o dinheiro nem sem os livros.
      Espero que os livros eventualmente apareçam!
      Mais alguma questão é só perguntar :)

      Eliminar
    2. Obrigada Catarina, pela resposta rápida e esclarecedora! :)
      Vou fazer o que sugere e mandar um e-mail para o customer service. Saber que são acessíveis deixa-me um pouco mais tranquila, porque ficar sem os livros e sem o dinheiro não tem piada nenhuma...
      De qualquer das formas, aproveito e coloco mais uma questão. :)
      Aconteceu-lhe alguma vez não estar na morada de entrega dos livros, no dia da entrega? Só para perceber o que os CTT fazem nesses casos. Se tentam fazer a entrega uma única vez e não conseguindo devolvem a encomenda; se, não sendo atendidos por ninguém, deixam alguma notificação na caixa do correio para se ir levantar a encomenda a alguma estação de correios... ? Será que a Catarina me sabe responder?
      Se souber, óptimo. Se não souber, óptimo à mesma. :) A ajuda que já me deu foi fabulosa.
      Mais uma vez, obrigada!

      Eliminar
    3. De nada! Ainda bem que consegui ajudar :)
      Quanto à questão, não tenho a certeza porque sempre tive a sorte de estar alguém a casa quando o correio chega. Mas acho que normalmente deixam uma notificação para poder ir levantar a encomenda aos correios, se bem que não estou certa.
      Espero que a situação se resolva rápido :)

      Eliminar