12.11.15

Opinião: The Jock and the Fat Chick

Título: The Jock and the Fat Chick
Autor(a): Nicole Winters
Editora: Epic Reads Impulse
Formato: Ebook
No one ever said high school was easy. In this hilarious and heartwarming debut, one high school senior has to ask himself how much he's willing to give up in order to fit in.

Kevin seems to have it all: he's popular, good looking, and on his way to scoring a college hockey scholarship. However, he's keeping two big secrets. The first is that he failed an assignment and is now forced to take the most embarrassing course ever--domestic tech. The second is that he is falling for his domestic tech classmate, Claire.

As far as Kevin is concerned, Claire does have it all: she's funny, smart, beautiful, and confident. But she's off-limits. Because Kevin knows what happens when someone in his group dares to date a girl who isn't a cheerleader, and there's no way he is going to put himself—or Claire—through that.

But steering clear of the girl of his dreams is a lot harder than Kevin thought…especially when a cooking project they are paired together for provides the perfect opportunity for things to heat up between them outside the classroom….

Epic Reads Impulse is a digital imprint with new releases each month.
Há muito tempo que já não ficava viciada num livro da forma como fiquei com o The Jock and the Fat Chick. O dia em que o comprei, foi o dia em que o terminei porque não o consegui largar.

Pelo rating no Goodreads (menos de 3.5 estrelas), tive algumas dúvidas se de facto iria gostar deste livro, mas quando o vi a ser comparado ao The Duff, um dos meus livros preferidos e que também divide opiniões, sabia que tinha de dar uma oportunidade a este livro.

No The Jock and the Fat Chick seguimos a história de Kevin, um rapaz no último ano do high school que quer desesperadamente receber uma bolsa para poder estudar na faculdade. Ele é um jogador de hockey e para compensar o facto de ter falhado num dos trabalhos, tem de frequentar uma espécie de aulas de culinária, que é onde conhece a Claire. A Claire não é bem o tipo de rapariga pelo qual os jogadores populares se interessam, mas no caso de Kevin é diferente.

Sim eu sei, soa a cliché e, não vos vou enganar, é um. Mas houve algo neste livro que, apesar das várias falhas que fui encontrando, me fez adorar cada momento da sua leitura.

Seguimos a história do ponto de vista de Kevin, algo que tenho gostado cada vez mais de ler, especialmente depois do Not After Everything de Michelle Levy. Há algo num YA contemporâneo ser narrado pelo rapaz que parece que torna o mais real para mim. Gostei imenso do Kevin, o que me surpreendeu bastante. Apesar de alguns comentários entre ele e os amigos me terem feito ficar um bocado desconfortável, acho que essa é uma das partes de ler da perspectiva de um rapaz. O Kevin é um rapaz super querido e divertido, se bem que não concordei muito com algumas das suas acções.

Depois temos a Claire, a rapariga por quem o Kevin se apaixona. Gostei do facto de ela se sentir super confortável na sua pele e de isso nunca ser um problema na sua vida. Não é insegura nesse aspecto e gostei bastante que a autora tivesse optado por fazer isso. Sobre a sua personagem apenas senti, algumas vezes, que teria sido bom ver um pouco a história pela sua perspectiva. Gostava de ter percebido melhor algumas das suas decisões, apesar da autora ter feito um bom trabalho a explicá-las no final.

Um aspecto muito importante desta história, e que eu nunca achei que seria, é a comida. Há bastantes descrições de comida, o que faz impossível não ter fome enquanto se lê este livro. Gostei deste aspecto mas senti que por vezes a autora se estendia um pouco nas descrições. Claro que adoro perceber o que está a acontecer, mas às vezes só queria passar aquela parte para ler mais algumas falas queridas entre a Claire e o Kevin.

O ponto alto deste livro, e também a principal razão por eu nem hesitar em arredondar para as 5 luas, foi o romance. ALL THE FEELS!!! Há já algum tempo que não tinha tantos feels a ler um livro e, sinceramente, nunca esperei que fosse com este. Desde a primeira fala que sabia que ia adorar a relação dos dois. As conversas e as cenas entre eles são de ficar com um sorriso parvo na cara. Não consigo explicar bem o porquê de ter gostado tanto, mas acreditem em mim, se querem uma história rápida mas querida, aconselho este livro. A relação poderia ter sido demasiado apressada e demasiado insta-lovey mas isso não aconteceu. A autora conseguiu desenvolver a relação entre os dois de uma forma credível mesmo em poucas páginas.

Algo que não gostei muito foi a escrita da autora. Quer dizer, não diria que é uma escrita má e gostei bastante do humor presente nela, mas houve qualquer coisa ali que não estava a funcionar totalmente. Nos últimos tempos tenho apreciado cada vez mais a escrita ao mesmo nível que apreciava as histórias e neste caso não achei a escrita da autora espectacular. Quero ler mais desta autora, não pela escrita, mas pela sua capacidade de criar casais queridos e histórias divertidas.

Agora, percebo que este livro não seja para todos e o porquê do rating no Goodreads. Alguns comentários entre os amigos do Kevin podem ser um pouco demais e se a história não se redimisse talvez tivesse sido uma das pessoas que daria uma classificação menos positiva a este livro. Mas aquele final e a forma como o Kevin sempre mostrou no que acreditava ao longo do livro fizeram com que gostasse imenso desta história. Neste momento, se pudesse voltava a ler o livro outra vez.

Recomendo para quem gostou do The Duff de Kody Keplinger. Têm alguns aspectos em comum e são dois livros muito queridos. Sei que este livro têm uma classificação péssima no Goodreads mas se estiveram interessados na sinopse, não deixem que isso vos impeça de o lerem.

4.5

2 comentários:

  1. Oii Catarina

    Ás vezes um livro que tem cotação baixa no Goodreads não é um livro ruim. Há muitos livros que li que tinham cotações baixas e ainda assim me encantaram. Gostei de saber que você indica para quem gostou de The Duff. Esse livro foi um dos meus YA favoritos até hoje ! Se algum dia the Jack and the Fat Chick for traduzido, com certeza estará em minha Wishlist

    Beijokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade! Até fiz um post sobre isso porque este livro me inspirou.
      O The Duff também é um dos meus livros favoritos!
      Beijinhos

      Eliminar