25.11.15

Opinião: The Lies About Truth

Título: The Lies About Truth
Autor(a): Courtney C. Stevens
Editora: Harper Teen
Formato: Ebook
Da Mesma Autora Li Também: Faking Normal
Sadie Kingston, is a girl living in the aftermath. A year after surviving a car accident that killed her friend Trent and left her body and face scarred, she can’t move forward. The only person who seems to understand her is Trent’s brother, Max.

As Sadie begins to fall for Max, she's unsure if she is truly healed enough to be with him — even if Max is able to look at her scars and not shy away. But when the truth about the accident and subsequent events comes to light, Sadie has to decide if she can embrace the future or if she'll always be trapped in the past.
Nem sei como falar deste livro... É mesmo um daqueles casos em que quero falar de imensa coisa, mas nem sei muito bem como fazê-lo, sabem? Acho que não me vou conseguir expressar de forma justa para vos mostrar o quanto gostei deste livro mas vou tentar.

Assim que li a sinopse, tive logo um bom pressentimento. Não sei porquê, mas já sabia que este livro ia ser qualquer coisa de espectacular. Já tinha ouvido falar desta autora e o seu primeiro livro Faking Normal estava na minha lista de livros para ler desde que saiu (entretanto já o li e não me impressionou tanto quanto este).

Neste livro seguimos a história de Sadie e da sua recuperação, tanto física como psicológica, depois do acidente que roubou a vida ao seu melhor amigo e que separou o seu grupo de amigos.

No início deste livro, estava constantemente com a sensação de que não estava a entrar totalmente na história, o que foi muito estranho porque eu adorei as personagens logo no começo e comecei a torcer por elas muito cedo. Penso que o que me estava a impedir de entrar totalmente na narrativa foi o facto de, por vezes, ter a sensação de que estava a ler imensos pensamentos da personagem e não a história em si, se é que isto faz sentido. No entanto, essa sensações desapareceu rapidamente. O livro começa já quase um ano depois do acidente e os acontecimentos do que aconteceu antes são-nos contados através das memórias da Sadie. No começo estava com medo de que isto não fosse o suficiente para perceber exactamente o que aconteceu, mas garanto-vos que é e ainda torna este livro mais especial.

Este é um livro muito focado nas personagens e no seu desenvolvimento. Durante o livro, vemos a forma como a Sadie cresce e crescemos um bocadinho com ela. O desenvolvimento da sua personagem foi excelente. Aliás, achei genial a forma como todas as personagens foram construídas e desenvolvidas ao longo da história. Todas crescem um bocadinho e nós conseguimos percebê-lo. Real é a palavra-chave para caracterizar este livro. As personagens pareceram reais bem como os seus sentimentos e emoções. Tudo o que elas sentiam eu consegui sentir e adoro quando isso acontece com os livros que leio. A forma como a autora conseguiu criar personagens tão reais é incrível. Em termos de personagens, este é um dos melhores livros que li este ano.

A Sadie é a protagonista e eu adorei-a! Sem dúvida uma das minhas personagens preferidas dentro do género. Tem as suas falhas, como qualquer pessoa, mas está a aprender a lidar com elas da melhor forma que consegue. Adorei ver como cresceu ao longo do livro e como conseguiu superar muitas coisas.

O Max... 
A sério, eu adorei tanto o Max e a sua relação com a Sadie! O Max é o irmão mais novo de Trent, o rapaz que perdeu a vida no acidente, e é outra personagem que se tornou favorita e que vai demorar para sair da minha cabeça. Tal como Sadie, também o Max ficou com algumas sequelas do acidente e também está a tentar viver com o que aconteceu. Ele é tão querido e dedicado e fofo e... tudo o que podemos pedir. A sua personagem também foi muito bem conseguida e desenvolvida. Sinto que me estou a repetir mas nem tenho palavras suficientes para descrever o quanto gostei das personagens e do seu crescimento neste livro. 

A relação entre o Max e a Sadie não foi nada do que estava à espera que fosse, no melhor sentido possível. Quando o livro começa os dois já têm uma relação mais ou menos formada, mas apenas através de e-mails. Apesar disso, a relação entre eles nunca pareceu forçada ou mal desenvolvida. Eles são um dos casais mais queridos que já li neste género literário. E eu sei que digo imensas vezes isso nas minha opiniões, mas este casal é diferente, acreditem. Sem dramas, a relação dos dois avança normalmente de uma forma maravilhosa. Eles gostam um do outro e dizem-no, quando há problemas tentam resolver e não criam discussões em torno do que poderia ter sido esclarecido com uma conversa. Adorei isso! É uma relação simples e bonita.

A amizade presente neste livro também foi uma das minhas coisas preferidas de ler. O Gray e a Gina são as duas outras personagens que sobreviveram ao acidente de carro e o quinto elemento do grupo, o Trent, foi o único que não resistiu. Através de flashbacks, conseguimos ver como era a vida antes do acidente e essa foi uma das minhas partes preferidas neste livro, especialmente aqueles que incluíam o Trent. Partiu-me um bocadinho o coração, mas aquelas cenas deram uma vida completamente diferente ao livro. O Gray e a Gina foram, talvez, as personagens que gostei menos, especialmente o Gray.

Apesar da relação ter um certo foco no livro, desengane-se quem pensa que este livro é só sobre a relação entre o Max e a Sadie. É um livro sobre amizade, amor, verdade e crescimento pessoal. Este livro disse-me bastante, muito mais do que estava à espera. Felizmente, nunca passei por nada do que o Max, a Sadie, o Grant e a Gina passaram, mas a mensagem que a autora quis passar com esta obra tocou-me imenso.

Adorei a escrita da Courtney C. Stevens! Ela escreve personagens de uma forma incrível e consegue passar para o papel todas as emoções. Apesar de a autora utilizar algumas expressões ou palavras às quais não estava muito habituada (talvez por serem expressões mais americanas), foi uma leitura excelente.

Concluindo, se procuram um livro mais focado no desenvolvimento das personagens e querem uma leitura muito emotiva mas com uma mensagem linda, recomendo imenso este livro!

Sem comentários:

Enviar um comentário