16.12.15

Opinião: Faking Normal

Título: Faking Normal
Autor(a): Courtney C. Stevens
Editora: Harper Teen
Formato: Ebook
Da Mesma Autora Li Também: The Lies About Truth
An edgy, realistic, and utterly captivating novel from an exciting new voice in teen fiction.

Alexi Littrell hasn't told anyone what happened to her over the summer. Ashamed and embarrassed, she hides in her closet and compulsively scratches the back of her neck, trying to make the outside hurt more than the inside does.

When Bodee Lennox, the quiet and awkward boy next door, comes to live with the Littrells, Alexi discovers an unlikely friend in "the Kool-Aid Kid," who has secrets of his own. As they lean on each other for support, Alexi gives him the strength to deal with his past, and Bodee helps her find the courage to finally face the truth.

A searing, poignant book, Faking Normal is the extraordinary debut novel from an exciting new author-Courtney C. Stevens.
Nem sei muito bem o que dizer sobre este livro. Depois de ler o The Lies About Truth da mesma autora, fiquei muito curiosa para ler o seu debut, Faking Normal. Já tinha este livro há imenso tempo para ler e a sinopse sempre me interessou, apesar de não gostar muito de ler livros que falem sobre abuso sexual. Não que ache que não são importantes, que o são e  muito, mas simplesmente deixam-me um pouco desconfortável. Normalmente leio livros para me divertir e ler sobre este tema deixa-me bastante incomodada. No entanto, como tinha gostado da escrita da autora no outro livro decidi arriscar neste.

Talvez o problema foi mesmo esse. Como ler sobre este tema não me deixa nada confortável, acabo por não gostar assim muito da experiência de leitura. Mesmo assim, sinto que não foi só isso. Assim que comecei o livro e reconheci a forma como a autora escreve, fiquei super entusiasmada e cheia de expectativas que este livro tivesse o mesmo espírito, por assim dizer, que o livro anterior que li dela. No entanto, isso não aconteceu. Não sei dizer o que foi e sinto que esta opinião vai acabar por ser mais uma forma de tentar expressar os meus sentimentos sobre este livro do que realmente uma opinião a sério. Sinceramente, acho que o meu problema foi a personagem principal, por muito que eu não queira admitir.

Neste livro seguimos a história da Alexi, uma rapariga de 16 anos que foi violada no verão mas que não disse a ninguém. Em consequência disso, a única coisa que a ajuda minimamente é fechar-se no seu closet e auto-mutilar-se, arranhando a parte de trás do pescoço. Nisto entra Bodee, um rapaz que todos acham um freak e que também sofreu muito, que se muda para casa de Alexi durante o ano escolar.

Bem, pela sinopse vemos que este não é um livro nada fácil de digerir. É uma leitura bastante pesada, para ser sincera. Entre abuso sexual e auto-mutilação, acabamos por sentir o peso do sofrimento das personagens. Talvez não estivesse pronta para ler um livro assim ou então não esperava que fosse um livro tão pesado.

A Alexi não é uma personagem simples. Tem muitas camadas, tal como seria de esperar. Apesar de respeitar e muito aquilo porque está a passar, nunca me consegui ligar bem a ela. Não tenho nada a dizer sobre a forma como lida com o que aconteceu ou a forma como age em determinadas ocasiões porque sinto que isso era o que qualquer pessoa faria se estivesse na sua situação. Neste aspecto, acho que a autora conseguiu criar uma personagem real, com atitudes reais. No entanto, houve coisas sobre a Alexi que me incomodaram e nem sei bem explicar porquê. Sinceramente, não gostei muito da forma como ela era com as amigas. Por vezes pareceu-me que ela não achava que as amigas mereciam melhor do que um ex-namorado que as traía. Não sei bem explicar, houve qualquer coisa nela que me fez impressão e me impediu de me aproximar dela.

O Bodee é um pouco aquela personagem que salva a protagonista. Gostei muito dele, da forma como ajudou a Alexi e do respeito que tinha por ela. Contudo, também não me consegui aproximar dele a 100%. Acho que esperava que ele tivesse outro papel ou o mesmo papel de forma diferente, não sei. Isto não ajuda nada, eu sei, mas o que sinto agora que escrevo esta opinião e a forma como me senti a ler este livro é igual: um conflito de sentimentos.

Uma das coisas que me afectou mais foi a forma como as relações não me pareceram nada saudáveis. Tanto as amorosas como as relações de amizade pareceram-me todas péssimas. Eu não sei se esse era o objectivo da autora, mas eu não gostei de nenhuma das relações que existiram neste livro. No que toca às relações amorosas, a autora deu a entender que naquela idade não há nenhuma relação boa. Todas as amigas andavam com rapazes um bocado estúpidos, à falta de melhor palavra, e parecia que nenhuma delas gostava realmente de alguém. A forma como falavam dos namorados ou como falavam de perder a virgindade com eles deu a impressão que não podem existir pessoas que gostam realmente uma das outras naquela idade.
A amizade entre a Alexis, a Heather e a Liz foi talvez das piores que já li. Não gostei nada da forma como as três interagiam umas com as outras. Era uma relação um pouco superficial ou um bocado por necessidade da autora de criar um grupo de amigas. Não sei se foi por ler na perspectiva de uma personagem tão complexa como a Alexis mas, sinceramente, aquele grupo de amigas nunca me convenceu.

O sexo é uma parte muito importante deste livro. Aliás, é quase o tema principal do livro. Aprecio o esforço da autora em abordar o tema de várias perspectivas: consentimento, abuso sexual, perder a virgindade, sexo sem sentimento, traição, etc. Achei que a mensagem que a autora quis passar, em como a culpa NUNCA é da vitima e como o consentimento é importante numa relação a dois, foi bem transmitida para o leitor. Mas quando o assunto era perder a virgindade ou mesmo o sexo, com consentimento claro, era sempre abordado de forma tão negativa. Como se não existissem boas relações e todas as raparigas odiassem sexo. Não sei, isto incomodou-me um pouco.

Seria de esperar que, ao menos, tivesse gostado da relação. Pois, gostei e não gostei. Gostei imenso da relação de amizade entre os dois e de como se ajudam mutuamente, especialmente quando impedem o outro de agir de forma autodestrutiva. Gostei da relação de amizade entre os dois (aliás, a única amizade que achei bem feita e sincera) mas não achei grande piada a relação entre os dois. Gostei do romance mas não gostei assim tanto e houve coisas ali que podiam ter sido menos previsíveis ou até mais reais.

Há um twist muito grande no final do livro. Twist esse que eu já tinha um pouco adivinhado e que sempre tive um pouco a impressão que ia acontecer. Não gostei muito do mistério que a autora criou. No início tudo bem, mas depois começou a chatear-me um pouco, tenho de admitir.

Sinto que estou um pouco a culpar-me porque não quero dizer que este é um mau livro. Não é! É um livro bom sobre o tema, mas simplesmente não é um livro para mim. Também gostava que não fosse tão longo e que o mistério não se tivesse alongado por tanto tempo. Senti também que a forma como o livro foi dividido não é a melhor. Até alguma coisa acontecer e ser revelada são umas 200 e tal páginas. Quando é, parece que as coisas acontecem demasiado rápido.

Gostei da escrita mas nota-se um pouco que este é o seu primeiro livro. O seu segundo livro tem relações óptimas e bem desenvolvidas, personagens reais e bem construídas e a escrita é maravilhosa. Outras das razões por eu não ter gostado tanto deste livro também pode ter sido isso, comparar demasiado os dois trabalhos da autora e ler algo melhor antes deste.

Há algumas cenas que, apesar de não serem explícitas, me deixaram com a imagem na cabeça e compreendi o porquê de não gostar nada de ler livros que abordem este tema. Às vezes a imaginação é pior do que ver qualquer filme. Se não se sentirem muito confortáveis com este tema, talvez não recomende muito este livro. Não é explícito mas a autora conta-nos o que acontece à Alexi de uma forma clara.

Concluindo, recomendo este livro a quem se sentir confortável com o tema e queira um livro que retrata de forma bastante crua uma realidade horrível. Recomendo acima de tudo os livros desta autora porque é mesmo uma das melhores dentro do género, na minha opinião.

4 comentários:

  1. Oii Catarina

    Compartilho a sua opinião, leio para me divertir e para rlaxar e temas que nos deixam desconfortáveis é complicado mesmo de ler, por melhor que seja livro ou autor. Quando a gente tem um blog, na maioria das vezes a gente sente mais essa vontade de se arriscar, de ler coisas que talvez não escolheriamos para trazer mais variedade de leituras, mas, no meu caso, na grande maioria das vezes quando eu saí da minha zona de conforto, foram leituras que me deixaram desconfortáveis e que não repitiria.
    O livro parece ser interessante, para quem gosta de temáticas fortes, eu por enquanto deixo passar já que me apetece leituras mais leves e divertidas no momento

    Beijokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, só recomendo mesmo se tiveres vontade de ler algo mais pesado.
      Mesmo assim, aconselho muito o segundo livro da autora porque gostei muito mais e, apesar de não ser um livro leve, não tem assuntos tão pesados como este.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Normalmente gosto de livros que nos transportam para um mundo real. Mas pela tua descrição este parece demasiado real e talvez seja por isso que não é um livro fácil. Apesar de tudo, houve partes de que falaste que penso que me fariam "gostar" do livro. No entanto não me imagino a lê-lo.
    Vou pensar em ler, talvez, o outro livro da autora, porque pelas tuas palavras deve ser muito bom ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O outro da autora é muito giro!
      Eu também gosto de livros contemporâneos que tratem de assuntos reais mas este é demasiado para mim.

      Eliminar